A JORNADA DE JACÓ

A JORNADA DE JACÓ

Em Gn 28.10 a bíblia sagrada começa a narrar uma das mais importantes jornadas que Jacó filho de Isaque e neto de Abraão já teve. Começa em Berseba ou na cidade de "poço de juramento" até Harã "lugar de montanhas/montanhês".

Esta jornada de Jacó especialmente o inicio dela quando ele tem um sonho nos trás revelações tremendas.

Assim como ele aqui deu iniciou a sua jornada nos poços de juramento (Berseba), nós também começamos a nossa caminhada com Deus quando juramos nossa fidelidade a ele e decidimos viver de acordo com sua palavra.

Jacó esta se dirigindo para a cidade onde se encontra a família de sua mãe, por ter enganado seu irmão Esaul onde ficou com seu direito a bênção de Deus, pois o mesmo a trocou por uma refeição, mas depois ficando furioso deseja matar o irmão mais novo. Jacó então aceita os conselhos da mãe e vai rumo a sua família casa de seu tio Labão onde esperaria o ódio do irmão passar e também aproveitaria para encontrar uma noiva.

Você consegue ver como esta jornada de Jacó e rica em ensinamentos. Primeiro ele parte de Berseba um lugar que tem no nome juramento e se encaminha para Harã lugar de montanhas, nossa caminhada com Jesus é semelhante a esta de Jacó.

Primeiro aceitamos Jesus por que estamos cheios do ódio e do furor de Satanás por quê assim como Esaul deseja nós destruir, também como Jacó queremos chegar ao lugar de montanhas ou seja as bênçãos.

Jesus após cada homem entregar a ele sua vida e coração começa a nos levar as montanhas mais altas onde as mãos do inimigo não nos alcança isso é tremendo! Com Jesus estamos seguros do ódio de "Esaul", não fique sofrendo aí com tantas lutas entregue rapidamente sua vida ao mestre ele vai aliviar sua jornada desta vida.

Entenda assim como a jornada de Jacó tinha um caminho assim a do cristão também, é Cristo. Podemos observar que a viagem de Jacó não é fácil e também ele tinha um bom trecho de viagem pela frente.

Interessante é que muitos desejam a bênção de Deus mas não estão dispostos a pagar nenhum preço por ela. Se algo não tem preço é por quê não tem valor algum, certo? Se tem algo para você que tem valor pode ter a certeza que existe um preço e estaremos dispostos a pagar, então por que será que muitos não estão entrando nesta mesma jornada por Cristo.

Jacó estava pagando um preço alto, é lógico que em parte por causa do que fez com o irmão, mas ele queria chegar a Harã começar uma nova etapa em sua vida se casar dar inicio a uma família, então tratou de enfrentar o que viesse pela frente com fé e coragem.

Da derrota até a bênção existe uma distancia assim como de Berseba a Harã. Agora se você quer chegar lá trate de caminhar e veja que será nescessario seu esforço e fé.

No meio do caminho em um certo lugar Jacó para e então decide descansar ali e passar a noite. Noite?! Sim! Noite. Não esqueça que ele estava em um lugar de perigo e ainda a mais a noite, por ali concerteza passavam muitos viajantes todos sempre tomavam cuidado para não fazerem viagens assim sozinhos, vai que você encontra uma caravana de mercadores desonestos ou mesmo alguém de mal, sem falar do frio do deserto tempestades de área e tantos outros perigos que haviam.

Em nossa jornada com Cristo poderemos ter que passar a noite por algum lugar assim, ou seja poderia vir lutas e perigos de todos os lados devemos estar preparados. Mas tudo indica que Jacó não estava nenhum pouco amedrontado pois dormiu e sonhou.

Vamos seguir seu exemplo por que se amedrontar com problemas e adversidades se temos jesus maior é o que esta connosco do aquele que esta no mundo Satanás. Com Cristo ao seu lado não tem sentido perder o sono da noite pensando em problemas e lutas ele é maior do que elas todas, você esta seguro ao lado de Cristo vivendo o evangelho o mal não poderá te tocar.
Nesta noite Jacó toma uma pedra e faz dela um travesseiro, e se deita e como diz o salmo quatro aquele que confia no Senhor deita e dorme!
Temos que fazer o mesmo tomar uma pedra ou seja a palavra e nela descansar, no meio das lutas de uma noite descanse na palavra e deixe com que o medo se vá, medite na palavra e Deus lhe dará o caminho a seguir vai tirar suas duvidas sua fé vai aumentar.
Jacó então tem um sonho. Aquele que inclina sua mente e ouvidos para a palavra sempre sonhará!A medida que você presta a atenção na palavra Deus vai lhe dar os "sonhos" revelações ao seu coração de acordo com suas orações.
Ele sonha com uma escada, como assim uma escada pastor? Deixa lhe disser algo.
Escada serve para subir certo? Por que Deus lhe mostraria uma escada? Eu vejo do seguinte prisma.
Jacó estava literalmente no "fundo do poço" havia brigado com o irmão, aborrecido seu velho pai, entendo como estava seu coração aquele momento de sua jornada não era das melhores.
Quando estamos para baixo assim como Jacó longe da família se encaminhando para um lugar estranho desconhecido, solitário, Deus sempre nos mostrará uma escada! Como quem diz vem sai para fora deixa este buraco pois aí não é seu lugar, como fez com Daniel.
Então se hoje você se esta se sentindo no fundo de um buraco como José, lembre-se Jesus é escada para você sair deste lugar de sofrimento!
No sonho Deus fala a Jacó dando e relembrando as promessas feitas a seu a avô Abraão, por mais que nossa jornada seja longa e encontrarmos noites e escuridão de um poço de dor Deus nos levara as suas promessas, detalhe! O dia mal antecedi a Bênção, foi assim no caso de Eva, ela pecou seu marido a segui e então quando Deus vai falar com eles Adão diz mais a mulher que tu me destes! Olha só coitada de Eva. Mas veio a bênção Deus então diz que o que nasceria da mulher pisaria na cabeça do Diabo, maravilha! adecepição a desgraça e depois a BÊNÇÃO!!!
Assim foi com tantos na bíblia.
Veja hoje a escuridão mas amanhã a promessa se concretiza, não se esqueça do exemplo da jornada de Jacó e então siga sua carreira (Hb 12.1) e vença em nome de Jesus!