O JOVEM SAMUEL

O JOVEM SAMUEL


Um dos profetas mais importantes na bíblia sem duvida é Samuel, sua vida e historia nos trazem muitos ensinamentos sem sombra de duvida, pois Deus o usou muito para diversas tarefas foi ele a mando do Senhor que ungiu os primeiros réis de Israel.

Olhando para o ministério de Samuel o que podemos aprender, o que a palavra de Deus tem a nos ensinar através do modo que Deus o usou.

Viaje comigo pela historia de Samuel em um dos momentos cruciais de sua vida, venha comigo e seja abençoado!

Tudo começa com sua mãe, esta mulher chamada Ana (graça) que por muitos anos amargou em seu coração e ventre uma grande dor, ela não podia gerar filhos e como naquela época as mulher eram condicionadas a cuidar de seus maridos e lhe dar filhos e principalmente homens, se nascessem meninas ela ficava muitos dias "impura" se nascessem meninos era chamada de ditosa e ficava menos dias impura, tudo isso por quê quem passava a semente do pai são os homens, mas ela nem uma menina gerará.

Por não ter dado filhos a seu marido e ele estando ameaçado de não ter descendencia ele se casa com outra mulher a sua segunda esposa ( lembrando isto ocorre em outra dispensação) chamada Penina (coral).

Penina ao contrario de Ana deu muitos filhos a seu marido Elcana (Deus possui) e por causa disso importunava a Ana que ao contrario sofria por causa de não gerar filhos e por ter ciumes do marido.

Diz a palavra que Ana se dirigia ao templo para orar a Deus para que o Senhor lhe concedesse um filho, num destes momentos ela promete a Deus colocar este filho em suas mãos para servi-lo como o agradasse.

Então em meios de tanta dor e sofrimento Deus ouvi Ana e lhe dá Samuel (Deus ouve).

Samuel cresce e Ana o entrega ao serviço do Senhor para servir no templo, o sacerdote do templo era Eli (altura).

No capitulo três de primeira Samuel acontece algo com o jovem aprendiz de sacerdote que é muito revelador para nós e também rico em ensinamentos.

No versículo primeiro diz que Samuel servia ao Senhor perante Elí, que dizer o jovem era subordinado de Elí fazia a obra de Deus sob os cuidados de Elí, mas tem algo em especial aqui, veja; a bíblia diz que ele servia ao Senhor perante...

Tudo o que você fizer faça ao Senhor e não a homens, como assim?

Se você esta no trabalho ou em qualquer lugar o diabo vai estar ali para lhe tentar e muitas vezes fazer com que pessoas se tornem inimigos seus, mas quando você faz tudo como faz ao Senhor você não se sentirá magoado e nem deixará que a ira tome conta de seu coração e diante de uma injustiça você não sairá do amor de Deus ficando afligido por isso.

Quando você servir no trabalho ou em casa na igreja a homens mas como se fosse a Deus você sempre vencerá.

Este era o primeiro grande segredo de Samuel ele encarava o seu serviço assim e Deus o honrou muitíssimo, entenda não olhe para as injustiças nem para humilhações para aquilo que o Diabo faz mas creia deixe perante o Senhor e ele será a tua justiça.

Diz ainda no versículo primeiro que a palavra do Senhor era muito rara, quer dizer Deus não falava com os homens como hoje lembre vivemos hoje não na lei mas na graça, naquele tempo Deus não se comunicava com qualquer um, mas com profetas e sacerdotes e com quem  Ele desejava.

Então todos eram sedentos pela palavra; quem não queria ouvir a Deus falar? O povo era sedento pela palavra.

Sei que hoje existem muitas pessoas dispostas a aprender e buscar a Deus para lhe ouvir, porém diante de tanta facilidade de ouvir a palavra vivemos em um mundo que a maioria dos países permite a pregação do evangelho, e ainda com tantos meios de comunica-lo existe grande numero de homens e mulheres, jovens que desperdiçam a palavra.

Temos que ama-la, Samuel amava a palavra do Senhor ele queria sempre ouvir Deus, saber o que Ele pensava e queria dele, assim temos que fazer, seu sucesso esta condicionado a isso se você é uma pessoa que ama a palavra terá grandes vitorias, tu serás prudente e sábio como Salomão, agora se desprezar a palavra Satanás gostará muito, por que é daí que virá tuas derrotas, ninguém que despreze a bilblia consiguira ter susseço diante de Deus.

As visões não eram frequentes, uma outra tradução diz que não havia visão!

Hoje faltam homens com visão de Deus Miles Monroe diz "muitas pessoas possuem olhos mas poucas tem visão", para vencer devemos pedir para Deus visão!

Isso diz respeito a enxergar as coisas com lentes espirituais, seja um problema comum pode ainda ser causado não por incopetencia de alguém mas por influencia de demónios e só que tem visão de Deus consegue ver estas brechas e tapa-las.

Então pesa visão para Deus não procure enxergar com seus olhos mas com os de Deus.

GLORIA A DEUS!

No versículo três diz que os olhos de Elí estavam escuros, ou seja ele tinha catarata má visão.

Sabe tem muitos hoje que sua visão é escura, você sabia que cada um de nós enxergamos por causa da luz, seus olhos precisam de luz para enxergar claro é óbvio! os olhos trabalham como um jogo de espelhos se assim posso descrever, se agente ficar muito tempo no escuro perdemos a visão.

Ilumine seus olhos!

Meus olhos são verdes bonitos sim, mas não é isso que me faz a diferença, olhos bonitos não é nada na verdade diante de Deus isso não faz deles bons, olhos bons trazem luz para o corpo diz a palavra (Lc 11.34) mas os maus trazem trevas.

O bom olho olha e observa a palavra mas os maus se divertem com pornografia, filmes e novelas picantes coisas banais e desnecessárias, isso fará você não enxergar a vida da maneira de Deus, olhos maus só trazem escuridão.

Quer vencer ilumine seus olhos, quer visão medite na palavra de Deus é isso que lhe dará uma visão espiritual para vencer obstáculos.

Este é o grande motivo que muitos não tem visão não vivem a luz da palavra de Deus.

Samuel deitava-se no templo, é esquisito alguém querer Deus e não gostar de vir a igreja, alguém poderia dizer sou cristão sem ter comunhão com a igreja de Cristo? Não.

Se você é e ama a Deus terá prazer de ir a sua casa, a igreja onde ouvira a palavra receberá oração do pastor local e assim Deus ministrará sua vida, aprenda a amar a casa de Deus.

Outros dizem que amam a Deus e sua casa, mas não provam isso, não são ofertantes e muito menos dizimistas do Senhor, e em Ml 3.8-10 Deus fala que é para a casa do tesouro a igreja, quer prosperar então espoulse este devorador (demónio) de sua vida proficional, e para isso só existe uma maneira entregue seus dízimos e ofertas.

"antes que a lâmpada se apagasse"

A lâmpada aqui é referencia a um castiçal de ouro, mas Deus chama sua palavra também de lâmpada (Sl 119.103), quer ouvir a Deus? Sim ou Não.

Tem quem pesa para Deus mandar anjo e trovão e tudo mais para lhe mostrar algo mas Deus sempre fala é através da palavra, outros ficam correndo a trás de profetadas e tudo o mais, se porem pararem para ouvir a palavra saberiam o que Deus quer.

Sempre antes da lâmpada se apagar Deus irá falar com você!

O problema é que não ficam tempo suficiente diante de Deus para lhe ouvir, Moisés ficou sete dias na presença de Deus e só no sétimo Deus falo com ele, fique tempo suficiente me ditando na palavra para Deus falar com você, saiba dar tempo para Deus, tem muitos que em dez minutos querem ouvir Deus e não é assim, Moisés perdeu sete dias, sempre antes da lâmpada apagar Deus vai falar!

Deus chamou Samuel mas ele não entendeu, sempre presissamos ter um bom relacionamento com o Pai para entender o que ele quer, saber quando ela chama, Samuel não entendeu que era Deus que o chamava e correu para Elí achou que era Elí que tinha falado seu nome.

Já vi muitos correr a homens ao invés de dizer a Deus amém, aqui estou eu.

Deus fala e alguém acha que é o pastor que conhece sua vida mas esta errado, Ele esta falando com você Deus usa o pregador conforme a nescissidade da igreja, não vá buscar a homens, pedir palpites a eles ousa Deus falar.

O quê vale mais um conselho de um homem comum ou um embasado na palavra? Não corra a Elí ousa Deus te chamar!

Até Ellí demorou para entender que era Deus que estava chamando o menino, isto me faz entender que tempo de igreja não salva ninguém, tenha uma comunhão verdadeira com Deus, Ellí era um sacerdote experiente e assim mesmo demorou para entender, que era Deus que chamava o menino.

Fala que teu servo ouvi.

Deus não procura homens com diploma e anel de doutor ele procura pessoas que querem ouvi-lo e serem usadas, por que é ele que capacita os escolhidos, você pode estar tão envolvido com as coisas naturais que pode não ouvir Deus, faça como Samuel diga o mesmo que o jovenzinho disse.

Fala que teu servo ouve.

Quando Deus fala os ouvidos tem que "tinir" tem que querer ouvir, nem sempre Deus vai falar o que você quer ouvir mais ele fala o que você prescissa ouvir, agora deixe o coração tremer e os ouvidos tinir!

Deus abençoe! 

P.S. continua