Vagner Cardoso

'
Em Gn 28.10 a bíblia sagrada começa a narrar uma das mais importantes jornadas que Jacó filho de Isaque e neto de Abraão já teve. Começa em Berseba ou na cidade de "poço de juramento" até Harã "lugar de montanhas/montanhês".

Esta jornada de Jacó especialmente o inicio dela quando ele tem um sonho nos trás revelações tremendas.

Assim como ele aqui deu iniciou a sua jornada nos poços de juramento (Berseba), nós também começamos a nossa caminhada com Deus quando juramos nossa fidelidade a ele e decidimos viver de acordo com sua palavra.

Jacó esta se dirigindo para a cidade onde se encontra a família de sua mãe, por ter enganado seu irmão Esaul onde ficou com seu direito a bênção de Deus, pois o mesmo a trocou por uma refeição, mas depois ficando furioso deseja matar o irmão mais novo. Jacó então aceita os conselhos da mãe e vai rumo a sua família casa de seu tio Labão onde esperaria o ódio do irmão passar e também aproveitaria para encontrar uma noiva.

Você consegue ver como esta jornada de Jacó e rica em ensinamentos. Primeiro ele parte de Berseba um lugar que tem no nome juramento e se encaminha para Harã lugar de montanhas, nossa caminhada com Jesus é semelhante a esta de Jacó.

Primeiro aceitamos Jesus por que estamos cheios do ódio e do furor de Satanás por quê assim como Esaul deseja nós destruir, também como Jacó queremos chegar ao lugar de montanhas ou seja as bênçãos.

Jesus após cada homem entregar a ele sua vida e coração começa a nos levar as montanhas mais altas onde as mãos do inimigo não nos alcança isso é tremendo! Com Jesus estamos seguros do ódio de "Esaul", não fique sofrendo aí com tantas lutas entregue rapidamente sua vida ao mestre ele vai aliviar sua jornada desta vida.

Entenda assim como a jornada de Jacó tinha um caminho assim a do cristão também, é Cristo. Podemos observar que a viagem de Jacó não é fácil e também ele tinha um bom trecho de viagem pela frente.

Interessante é que muitos desejam a bênção de Deus mas não estão dispostos a pagar nenhum preço por ela. Se algo não tem preço é por quê não tem valor algum, certo? Se tem algo para você que tem valor pode ter a certeza que existe um preço e estaremos dispostos a pagar, então por que será que muitos não estão entrando nesta mesma jornada por Cristo.

Jacó estava pagando um preço alto, é lógico que em parte por causa do que fez com o irmão, mas ele queria chegar a Harã começar uma nova etapa em sua vida se casar dar inicio a uma família, então tratou de enfrentar o que viesse pela frente com fé e coragem.

Da derrota até a bênção existe uma distancia assim como de Berseba a Harã. Agora se você quer chegar lá trate de caminhar e veja que será nescessario seu esforço e fé.

No meio do caminho em um certo lugar Jacó para e então decide descansar ali e passar a noite. Noite?! Sim! Noite. Não esqueça que ele estava em um lugar de perigo e ainda a mais a noite, por ali concerteza passavam muitos viajantes todos sempre tomavam cuidado para não fazerem viagens assim sozinhos, vai que você encontra uma caravana de mercadores desonestos ou mesmo alguém de mal, sem falar do frio do deserto tempestades de área e tantos outros perigos que haviam.

Em nossa jornada com Cristo poderemos ter que passar a noite por algum lugar assim, ou seja poderia vir lutas e perigos de todos os lados devemos estar preparados. Mas tudo indica que Jacó não estava nenhum pouco amedrontado pois dormiu e sonhou.

Vamos seguir seu exemplo por que se amedrontar com problemas e adversidades se temos jesus maior é o que esta connosco do aquele que esta no mundo Satanás. Com Cristo ao seu lado não tem sentido perder o sono da noite pensando em problemas e lutas ele é maior do que elas todas, você esta seguro ao lado de Cristo vivendo o evangelho o mal não poderá te tocar.
Nesta noite Jacó toma uma pedra e faz dela um travesseiro, e se deita e como diz o salmo quatro aquele que confia no Senhor deita e dorme!
Temos que fazer o mesmo tomar uma pedra ou seja a palavra e nela descansar, no meio das lutas de uma noite descanse na palavra e deixe com que o medo se vá, medite na palavra e Deus lhe dará o caminho a seguir vai tirar suas duvidas sua fé vai aumentar.
Jacó então tem um sonho. Aquele que inclina sua mente e ouvidos para a palavra sempre sonhará!A medida que você presta a atenção na palavra Deus vai lhe dar os "sonhos" revelações ao seu coração de acordo com suas orações.
Ele sonha com uma escada, como assim uma escada pastor? Deixa lhe disser algo.
Escada serve para subir certo? Por que Deus lhe mostraria uma escada? Eu vejo do seguinte prisma.
Jacó estava literalmente no "fundo do poço" havia brigado com o irmão, aborrecido seu velho pai, entendo como estava seu coração aquele momento de sua jornada não era das melhores.
Quando estamos para baixo assim como Jacó longe da família se encaminhando para um lugar estranho desconhecido, solitário, Deus sempre nos mostrará uma escada! Como quem diz vem sai para fora deixa este buraco pois aí não é seu lugar, como fez com Daniel.
Então se hoje você se esta se sentindo no fundo de um buraco como José, lembre-se Jesus é escada para você sair deste lugar de sofrimento!
No sonho Deus fala a Jacó dando e relembrando as promessas feitas a seu a avô Abraão, por mais que nossa jornada seja longa e encontrarmos noites e escuridão de um poço de dor Deus nos levara as suas promessas, detalhe! O dia mal antecedi a Bênção, foi assim no caso de Eva, ela pecou seu marido a segui e então quando Deus vai falar com eles Adão diz mais a mulher que tu me destes! Olha só coitada de Eva. Mas veio a bênção Deus então diz que o que nasceria da mulher pisaria na cabeça do Diabo, maravilha! adecepição a desgraça e depois a BÊNÇÃO!!!
Assim foi com tantos na bíblia.
Veja hoje a escuridão mas amanhã a promessa se concretiza, não se esqueça do exemplo da jornada de Jacó e então siga sua carreira (Hb 12.1) e vença em nome de Jesus!

Quem não quer vencer na vida? Ser uma pessoa vencedora em tudo que faz.

Se você me disser que não; mesmo assim eu duvidaria de você! Por quê o ser humano sempre procura isso, parece que esta programado dentro de nós não aceitamos derrotas, fracassos queremos a bênção de qualquer maneira para isso oramos,choramos,lutamos corremos contra o tempo, se for nescessario iremos atropelar o diabo e seus demónios o ser humano esta em busca de poder ou seja de vitoria.

A bíblia diz em Ec. 5.19 que a prosperidade é um dom, e dom sabemos que Deus dá. Porém é nescessario buscar o dom a qual você quer.

Jesus veio trazer vida e vida em abundância, disser que Deus não quer que seus filhos sejam vencedores é ignorar a obra de Cristo na cruz! Pois em colocensses Paulo fala claramente que Jesus derrotou o diabo e o expôs ao ridículo por causa de cada homem que caminha sobre esta terra. Para que você acha que Jesus vai dar esta vitoria conquistada lá na cruz para o diabo e seus aceclas, lógico que não! para você e a mim que o servimos como filhos e coerdeiros.

Jesus nos garante vitoria! quantos dizem isso e até cantam este hino é maravilhoso saber disso.Porém existe uma parte importante a ser colocada em meio a tudo isso, Jesus já nós deu a vitoria, mas cada um de nós deve crer nisso determinar esta vitoria sobre sua vida, temos um papel importante a desempenhar para que esta vitoria não seja roubada pelo diabo, ele veio para roubar,matar e destruir não se esqueça disso.

Sabendo que temos um papel importante pois é pela nossa fé que conquistamos o que Cristo tem para nós, quais as qualidades em nós que Deus quer ver ou seja, na bíblia quais as grandes virtudes daqueles que venceram pelo poder de Deus, que puderam sentir a unção de Deus lhe usando para vencer, como puderam serem usados assim.

O que é que os heróis da fé tinham em comum, para alcançar a vitoria? O que eles proporcionavam a Deus para serem usados?

Deixa eu lhe mostrar algumas caracteristicas comuns naqueles que são vencedores.

Primeiro:

Todo vencedor vence suas limitações lembre-se de Moisés era gago tinha problema na hora de falar em publico na frente de autoridades, porém teve que vencer tudo isso! Pois quem quer vencer não pode ser barrado, impedido pelas suas próprias limitações, lute vença a gagueira!

Quem sabe você não esta aí dizendo: eu não sei isso...aquilo... não presto para isso mesmo...
Mas o vencedor não se entrega nunca; limitações todos temos mas não quer disser que não possamos vence-las.Olha o ex. de Jeremias sofreu por ser jovem de mais e Timóteo também, mais para o vencedor limitações só servem como ponte para atravessarmos para o lado de lá, como um verdadeiro trampolim entendeu!

Então não veja suas limitações como impedimentos mas como oportunidades de você melhorar e avançar, não deixe suas limitações humanas lhe derrotar.

Segundo:

Você parou para observar a vida de Abraão como ele era positivo ele olhava a frente, todo vencedor tem este pensamento, é positivo. Se você ficar pensando só em coisas negativas vai ficar tão cheio de pessimismo que não vai nem sair do chão, mas você pode decolar se começar a pensar com a mente de Cristo a palavra! Diga eu posso em nome de Jesus determine tome posse do que é seu em nome de Jesus, não deixe o diabo lhe chamar de derrotado você em Cristo é mais que vencedor!

Segundo o que você imaginar no seu coração assim vai ser, imagine se uma águia ficar pensando que é uma galinha em vez de voar vai ficar ciscando por aí, agora se ele disser eu posso voar olha minhas asas o quanto são poderosas... meu Deus! quantas pessoas estão chorando por que não conseguem ser uma galinha enquanto poderiam voar como uma águia hein,hein,hein...

Cristo fez de você uma águia não uma galinha poedeira, Jesus fez de você um conquistador dos ares um predador para atemorizar Satanás não um coitadinho como muitos se dizem ser! Maior é o que esta em você do que o que esta no mundo!!!

Terceiro não tenha o vicio da aprovação

Tem aqueles que vivem correndo atrás do favor do homem mais esquecem de tocar na ponta do altar de Deus! e buscar o favor do altíssimo. Se decepcionam quando alguém diz: você não presta pra isso e pra quilo e tal, mas o que importa mesmo é o que Deus diz se ele disse esta falado e pronto, não fique se preocupando com o que os outros falam de você depois ele vão ter que se curvar como os inimigos de José e ver o escravo se tornar governador!

Se Deus disse sim vai em frente acredite no seu sonho, faça como José não ligue para os derrotados que não sonham mais e por que vejam alguém sonhando agora não querem que ninguém vença mais...sonhe,sonhe os sonhos de Deus!

Quarto saiba lidar com as criticas

Sempre haverá alguém para lhe criticar, dar um pi taco entende, então se prepare sempre tem alguém que acha que sabe tudo e que até é mais que Deus para prever o que vai acontecer com você vê se pode???

Então cuide bem, há criticas construtivas que nos ajudam a melhorar e crescer, também existem aquelas que só ajudam a destruir e destas se afaste não preste atenção! O diabo é astuto e pode usar tantas para lhe desanimar então abra seus olhos e cuide com o que você esta ouvindo, a mulher de Davi o criticou quando ele dançou por causa da volta da arca da aliança que haviam roubado, ele estava tão feliz que dançou mesmo celebrando e jubilando em Deus! Ele não se importou com ela! e você vai ficar para baixo só por quê alguém disse que você isso...ou aquilo...

A maior critica que devemos ouvir é a de Deus a sua palavra! Pois esse é fiel e nunca mentirá ele quer ver sua vitoria então seja um vencedor em nome de Jesus!!!