A BATALHA DE GIDEÃO

A BATALHA DE GIDEÃO


Há na bíblia exemplos de muitos homens de Deus, de onde podemos aprender muitas coisas atráves de suas vidas dos seu acertos e também de seus erros.

Quero aqui falar de um deles um homem aparentemente simples de mais para Deus o usar, talvés olhando para ele nunca diríamos que seria capaz de fazer o que fez, mas quando estamos ligados em Deus tudo é possível, Deus havia advertido o profeta Samuel a não olhar para a aparência do homem, assim podemos olhar e julgar pela aparência mas Deus olha para o coração, para a nossa fé nele, e este homem a qual vou contar como foi uma de suas batalhas é concerteza um homem de fé.

Tudo começa em um período critico para o povo de Israel, onde os inimigos os dominavam pois o povo havia se afastado de Deus seguindo o seu próprio coração.

Os inimigos lutavam e venciam não havia mais esperança tudo parecia acabado, muitos homens e mulheres estavam entregues a apostasia acreditando no seu próprio fim, mas ainda havia um homem que não aceitava aquela situação que ainda guardava as promessas de Deus em seu coração.

Um dos grandes inimigos de Israel neste tempo era os midianitas, um povo acostumado a guerras, conflitos com outros povos, homens que matavam não se importando se eram homens, mulheres ou até crianças.

Quando eles viam contra Israel no tempo da colheita eles roubavam, matavam e destruíam, o povo a qual trabalhou ao longo de meses para colher o que plantou acabavam sem nada para dar para seus filhos.

Parecia não mais adiantar plantar pois eles destruíam as lavouras, levavam o que havia ali, mas é nestes momentos que o nosso Deus procura pessoas com fé na sua palavra para derrotar o inimigo, e Deus encontrou alguém incomum no meio deste drama.

O nome deste homem é Gideão, por quê incomum? Porquê quando o comum era fugir e aceitar a derrota eminente este homem se levantou acreditou que poderia mudar esta historia com a força de Deus.

Em (Jz 6.11) Deus manda um anjo falar com ele quando o anjo lhe encontra ele esta dentro de um lagar trilhando o trigo, lagar é lugar de beneficiar uvas não de trilhar trigo! Pois é este homem estava determinado a não entregar seu trigo aos inimigos e assim decidiu ali mesmo naquele lugar se arriscar a ficar com o seu trigo.

O anjo lhe dirige a palavra dissendo o "Senhor é contigo homem valoroso" Gideão então lhe atropela com truculência, pois como Deus seria com ele se estava passando por um momento de calamidade, ele não entendia que "feliz é a nação cujo Deus é o Senhor" diz o Salmo de Davi, Israel havia se afastado de Deus e quando isso ocorre o inimigo se agiganta, mas agora Deus havia lhe encontrado por que ele Gideão haveria de comandar um exercito para derrotar os midianitas a mando do Senhor.

Como falei Gideão era um homem simples de mais para que imaginássemos que poderia fazer e cumprir o mandado de Deus, mas isso aos nossos olhos Deus sabia o que esta fazendo, mas o por que afinal Deus o escolheu?

Veja o anjo que lhe apareceu em (Jz 6.11) o chama de homem valente, isso quer disser que no seu coração ele não aceitava aquela situação ele entendia que sendo Israel a nação da promessa eles não poderiam viver aquela vida de desgraça.

Meu amigo eis aqui um grande factor para Deus lhe abençoar como fez com Gideão!

Se você é daqueles que quando vem a luta começa a fugir e se desesperar e aceitar a derrota então nunca verá a vitoria, pois vivemos pela fé e não por vista, Jesus disse que o que nos faz vencer o mundo é a nossa fé, e aceitar a derrota não é conceito de fé, Paulo nos diz para resistir ao diabo e suas investidas não podemos assistir o Diabo fazer o que quer devemos nos levantar e determinar como Jesus ensinou em (Mc 11.23) e crer na vitoria em nome de Jesus.

Não cruze os braços faça como Gideão se levante contra o seu inimigo o Diabo e não aceite a derrota você cerve a um Deus muito maior que ele.

Quem aceita a derrota não vê o poder de Deus agir!

Deus não procura homens covardes, medroso ele procura homens valentes decididos a vencer, tem crentes tão medroso que tem medo de macumba, quando passa na encruzilhada é vê lá o despacho passa longe é faz até o sinal da cruz! vê se pode é...tem crentes a sim só no nome mesmo, deveriam ser valentes e enfrentar o inimigo mas se acovarda diante da doença, derrota, desemprego,separação, chegou a hora de sermos corajosos intrépidos na palavra e dar um basta nas obras do diabo com o poder de Deus.

Após o anjo lhe falar Gideão faz uma prova com Deus a chamada prova da lã leia (Jz 6.37).

Veja naquela época não havia a palavra ou a bilbia para ele ouvir a Deus então ele encontrou uma maneira de tentar ouvir a Deus ou ter uma resposta, mas hoje temos a palavra e o Espírito de Deus nos dirigem não é mais nescessario fazer provas de lã.

Gideão então levanta um exercito é vai ao encontro do inimigo, mas antes de encontrar o inimigo Deus o adverte pois diz que há muitos soldados, então deveria dispensar alguns, primeiros os covardes ( já falei sobre ser covarde), então não bastando Deus o manda levar o restante de soldados a tomar agua, então Deus manda separar em dois grupos aqueles que tomaram agua que nem cachorro e os que tomaram agua cheios das "nove horas" com uma certa etiqueta, para a surpresa de Gideão sobraram para ele 300 homens justo os que tomaram agua que nem cachorro.

Mas por que Deus escolheu logo estes trezentos, entenda:

O que significa tomar agua que nem cachorro?

Espiritualmente falando estes homens não tinha fineza eram brutos seus cuidados e paixão estavam ali no campo de batalha, eles não estavam preocupados se iriam se molhar quando iriam tomar agua nem se iam se sujar o que queriam era beber agua!

Tem aqueles que quando vão para a batalha pensam em mil coisas e esquecem de Deus se deixam levar pelas circustancias, perdem o alvo e Deus não quer isso, ele não procura "playboys" da fé mais homens e mulheres apaixonados pela sua obra que estão determinados a fazer sua obra! Se Deus lhe mandar pregar na África você iria? Não! Há pastor lá tem muita fome, perciguisão e tal...mas tem almas também e precisam de que pregue para eles! E se Deus lhe pedir para pregar na França hein, Paris! Há pastor lá é legal né...é por isso que Deus levou os trezentos ele não estavam preocupados com nada se não vencer!

Em Juízes sete e verso desesseis Deus dá a Gideão uma ordem.

Meu amigo quando Deus lhe der uma palavra creia nela, siga a palavra ela é sua bussolá, Deus nos dá de suas estratégias devemos segui las e então seremos bem sucedidos, se você seguir suas próprias diresões irá se perder!

Deus manda Gideão pegar três coisas aqui eu chego no ponto que queria chegar o ponto crucial da minha mensagem.

1° Cântaro

O que é um cântaro uma espécie de vaso para colocar agua certo? Isso te faz pensar o quê?

Veja, (Jr 18.2) Deus nos chama de barro nas mãos do oleiro; Oleiro é aquele que confecciona vasos quem faz o cântaro, ele Deus nos fez e sabe tudo de nos não esqueça disso!

Quando você se acha auto-suficiente por que tem dinheiro, saúde, pai e mãe e acha que não precisa de Deus você esquece que é barro, uma simples espécie de vaso e vaso se cair ele se quebra!

Quantos já caíram e se quebraram achavam que eram fortes e tal mas sem Deus meu amigo não somos nada só um caco de vaso, não confie em seu braço nem na sua força confie em Deus para vencer os midianitas Gideão não precisava mais do que isso só de Deus! Pra você vencer não nada mais nescessario do que Jesus no seu barco deixa ele ser a capitão siga sua palavra seja fiel e obediente como Gideão seja um cântaro! nada mais...por quê quando estamos nas mãos de Deus podemos ser frágeis ma é aí que somos fortes!

2° Fogo

Meu amigo podemos ser um simples vaso, sim, mas quando estamos cheios de Deus não há inimigos que irá lhe resistir, há muitos crentes hoje vazios, vazios de poder, fracos na fé, não falta pregadores para pregar a palavra pois a fé vem por ouvir a palavra, um exemplo que lhe dou é, no inicio de Janeiro estive na ilha de Santa Catarina em Florianapolis e fiquei surpreso com a quantia de igrejas que há lá nos dias de hoje são muitas isso só é um reflexo do que esta acontecendo no Brasil, grandes cidades como o Rio, São Paulo, Porto Alegre em cada cidades destas como também em cidades pequenas, há uma grande quantia de igrejas é lógico devemos nos certificar a onde a palavra esta sendo pregada, hoje não desculpa para sermos vazios de fé! Há muitos a pregar o evangelho ousa e seja cheio de fogo!

Eu tenho contanto com o evangelho desde meus cinco anos de idade praticamente fui criado dentro da igreja ouvindo  a palavra de Deus e sei bem disso, nos anos que se passaram a palavra tem deixado de ser somente mensagens sobre doutrina, para então ser mensagens de fogo, de fé para então termos entendimento (Os 4.6) para vencer, meu amigo tenha autoridade Jesus colocou seu nome em suas mãos para ser usado como um cheque assinado use-o e diga ao diabo saia do meu caminho! Seja um tição acesso uma verdadeira tocha a iluminar na escuridão não aceite a derrota enfrente seus inimigos cara a cara em nome de jesus!

3° Trombeta

Jesus quando estava no deserto e o diabo veio lhe tentar o venceu somente com um toque de trombeta!

O evangelho é a trombeta, e o som que sai da boca de Deus, a boa musica suave que incendeia os corações de fé para vencer o mal, sem esta trombeta (palavra de Deus, bíblia) não chegaremos a vitoria, antigamente quando nações se enfrentavam antes da batalham soavam as trombetas de cada lado avisando os soldados  que era chagada a hora da decisão, chegou sua hora de tocar a trombeta; vai...

Determine sua cura em nome de Jesus, mande este mal que esta em sua vida de volta para as mãos do diabo, determine sua bênção!

Toque a trombeta pois quando assim você fizer Deus vai confundir seus inimigos e ainda que você esteja na desvantagem ele vai mostrar que ele é maior, os inimigos irão se amedrontar e bater em retirada, pois você é mais que vencedor em Cristo Jesus!

Gideão seguiu as instruções de Deus é venceu e pode perceber que com Deus e Jesus podemos todas as coisas!

Meu amigo não há batalha perdida para quem esta em Cristo e vivendo sua palavra!