AS JUMENTAS ESTRAVIADAS

AS JUMENTAS ESTRAVIADAS


Em primeira Samuel capitulo nove a bíblia começa a narrar como foi a escolha do primeiro rei de Israel, o nome dele já sabemos bem, mas se você ainda não o conhece quero lhe apresentar, este que foi o primeiro rei de Israel.

O nome dele é Saul, por muitos anos ele fez a vontade de nosso rei mas nos últimos anos de sua vida ele se desviou completamente da vontade de nosso Deus, até chegar o ponto que Deus se arrepende de te-lo escolhido para ser rei.

Saul foi um grande cabeça em seu lar porém como rei não foi um grande sucesso.

Mais uma vez quero dividir com você amado leitor uma bela historia, esta conta um pouco da vida de um homem que recebeu a unção de Deus mas como Sansão soube também o que é perder a confiança de Deus.

A historia de Saul na bíblia começa em (1Sm 9.1,), quando duas jumentas se extraviam da fazenda de seu pai que se chamava Quis.

Quando estes dois animais que eram usados no dia a dia para transporte e outros tipos de trabalhos pesados comparados com seu peso e tamanho se perdem, curiosamente Quis fica chateado, triste por estes animais terem fugidos, isto mostra que este homem rico e poderoso em sua terra tinha uma espécie de carinho com estes animais em especifico, não era um apego material relacionados a bens ,mas de sentimentos.

O porquê que ele tinha um apego a esses animais não sabemos a bíblia não nos fala.

Mas quando estes animais fogem ele escolhe alguém para ir buscar, resgatar suas jumentinhas, mas aí que esta a maior surpresa ele manda seu  próprio filho, aquele que se tornaria o herdeiro de toda sua riqueza, mas não é estranho com tantos servos a sua disposição por quê mandar Saul?

Ele era um homem rico um grande fazendeiro nos sugere a bíblia teria a seu serviço muitos homens, muito mais qualificados de que seu filho era um serviço simples por que mandar seu filho?

Veja Saul já estava na idade de ter e tomar algumas atitudes de resposabiblidades, porém nada mostrava para seu pai, em contra partida Quis ficava preocupado por seu filho estar crescendo e ser um verdadeiro filho de papai.

Entenda Quis era rico e abastado um pai que podia dar tudo que seu filho pedisse ou desejasse porém seu filho estava se criando sem responsabilidades e valores exenciais para desenvolver sua vida com perfeição.

Imagine um jovem que recebe tudo que quer em suas mãos, que levanta todos os dias ao meio dia, que ao exemplo de hoje só quer saber de Internet, orkut, face book, msn e vídeo games, é já dá para você conseguir entender como mais ou menos naquela época Saul respondia a sua vida e interagia com as responsabilidades, era um verdadeiro boa vida.

Mas seu pai estava determinado a acabar com isso.

È bom lembrar que a bíblia coloca a responsabilidade de educação e aprendizado ao pais, quer disser os pais devem ensinar seus filhos na palavra de Deus e nas coisas da vida.

Sabemos que muitos pais transferem esta responsabilidade para os avós e até mesmo para a escola, mas estas crianças e jovens precisam é começar a receber esta educação já em sua própria casa vindo de seus pais, não transfira um responsabilidade que é sua para outros pois seria um grande erro.

Então em em meio a tudo isso, Quis toma a decisão de mandar seu filho a buscar as jumentinhas, era o inicio de Saul começar a criar responsabilidade e pela primeira vez fazer algo de valor por si mesmo.

Eu fico a imaginar o momento que Quis foi dar a noticia para seu filho, deve ter levantado sedo como era seu costume sendo ele o senhor de tudo que tinha, indo até o quarto de Saul e o chamar, e Saul responder "que horas são? é muito sedo deixa eu dormir!" mas Quis o tira da cama e dá a tarefa para o rapaz e diz para ele ir e voltar com as jumentinhas, Saul parece que pela primeira vez leva a serio o que seu pai fala.

Saul diz a bíblia que era um jovem muito belo e alto forte, porém beleza não põe a mesa agora era a hora de Saul crescer, muitos jovens hoje estão como Saul, não querem estudar se preparar para o futuro, mas adoram namorar e computador, muitos são mal educados com seus pais não querem os ouvir porém adoram pedir isso ou aquilo e tem que ser de marca pois se não ser de marca eu não quero, sempre estão reclamando de tudo parecem sempre estarem com a razão, criam problemas para seus pais na escola na vizinhança se tornam uma vergonha para seus progenitores e família.

Mas o maior erro dos pais é achar que a escola vai educar, não entendem que as pobres professoras já tem que educar seus próprios filhos que também tem família, ganham muitas vezes mal para fazer seu trabalho as crianças já chegam desestruturas de sua própria casa com manias e um génio difícil de lidar, o que quero disser que a grande responsabilidade de Educar e ensinar e dos pais, primeiro em casa depois na escola, sem deixar de falar que muitos pais deixam de ensinar seus filhos nas coisas de Deus,.

Saul sai em busca das jumentinhas acompanhado de um servo de sua casa, eles passam por muitos lugares mas não acham depois de muito andar e procurar Saul decide voltar, porém o servo tem uma grande ideia.

O servo lembra que estavam perto de onde morava o profeta Samuel e ele poderia disser a onde se encontravam as jumentinhas, então convida Saul ir a encontro de Samuel, mas parece que Saul estava mais preocupado com o pão que havia acabado e também não tinha algo para presentear o profeta.

Mas aquele servo era prudente e havia levado com sigo prata e esta prata serviria de presente ao profeta o que era de costume naquela época ir ao profeta e lhe dar um presente.

Eles vão ao encontro de Samuel e chegando a cidade o encontram Deus já havia dito ao profeta que enviaria um homem para Samuel ungir a rei, quando ele avista Saul ele tem a certeza que é Saul, então lhe declara que as jumentas já tinham sido achadas, e diz mais que ele receberia algo da parte de Deus, Saul fica intrigado porém acompanha o profeta para um banquete.

Saul passa a noite na casa do profeta, no outro dia Samuel diz a Saul que ele tinha sido escolhido por Deus para ser rei em Israel, também diz que Saul no caminho de volta encontrará alguns outros profetas e no meio deles profetizará e o Espírito de Deus o ungirá para o serviço de rei e ele se transformará em um outro homem.

De fato o Espírito Santo muda uma pessoa o Ap. Pedro era um covarde antes de ser batizado no espírito santo, mas quando foi cheio do Espírito Santo se tornou um líder entre seus irmãos apostulos e o pastor em Jerusalém, talvés você queira uma mudança em sua vida meu amigo então tome a decisão hoje de servir a Jesus e ele mudar a sua vida como fez com Saul e Pedro.

As vezes Deus permite que alguma jumentinha se desprenda de nossa vida para nós podermos ir ao seu encontro e fazer sua vontade, podemos não entender o agir de Deus mas foi com uma jumentinha que Deus fez Saul sair de seu comodismo e se tornar um rei!

È bonita a historia de como se tornou rei Saul, mas tem uma outra historia de um outro rei que é muito parecida com a de Saul.

Quando me lembro desta palavra que acabei de narrar para você, também sou forçado a lembrar do rei dos reis, como assim?

Veja Deus tomou uma atitude parecida com a  do pai de Saul, nosso Deus também tinha umas jumentinhas de estimação quer disser eu e você!

Nascemos para servir a Deus mas o diabo roubou tudo de Adão inclusive nossa liberdade, passamos a viver longe de Deus e de sua vontade, mas Deus não planejou isso foi o pecado de Adão que causou tudo isso.

O pecado nos separa de Deus, não é Deus que nos deixa mas é nosso pecado que afasta Deus de nós, para que poderemos voltar para presença de Deus o senhor sabia que era preciso uma atitude muito grande de amor para nos resgatar das mãos do diabo.

Ele então toma esta atitude enviando seu próprio filho para nos salvar e nos libertar do pecado e do Diabo, Jesus como Saul vem em busca das jumentinhas de seu pai, no caso o homem.

Na verdade o maior defeito de um jumento é a teimosia e cá para nós quantas vezes já fomos teimosos diante de Deus!

Não dávamos ouvidos a Ele e por causa disso perecíamos, éramos desobedientes rebeldes a sua vontade e palavra Deus falava mas não dávamos atenção, por estarmos perdidos no mundo e no pecado Jesus veio para nós salvar e redimir de todo mal em nossas vidas.

Jesus decidiu vir nós buscar e nós salvar para voltarmos a casa do pai, Saul não foi sozinho um servo foi com ele, assim Jesus não faz a obra em nossas vidas sozinho é através de sua palavra de  seu espírito que nascemos para uma nova vida com Deus, deixamos de ser jumentinhas para ser ovelhas do pasto do nosso Senhor.

Então não esqueça do que Jesus fez por você naquela cruz, tudo isso é para que você não esteja mais longe de Deus mas venha para perto pois sem Jesus estamos perdidos nossa vida perde o rumo, mas sua vontade é que você se torne sua ovelha de seu rebanho.

Então com todo o respeito não seja mais uma jumentinha, mas uma ovelha do pasto do Senhor!