ANOREXIA ESPIRITUAL UM MAL QUE CRESCE DENTRO DA IGREJA EM NOSSO TEMPO

ANOREXIA ESPIRITUAL UM MAL QUE CRESCE DENTRO DA IGREJA EM NOSSO TEMPO

Amigos hoje eu quero trazer um recado de Deus para seu coração, porém desta vez será como posso dizer; um pouco apimentado, com um pouco mais de sal se assim sou claro e se você pode me entender.

Hoje Deus abriu meu entendimento para um mal que cresce dentro de nossas igrejas em nosso tempo.

Um mal lento e silencioso.

Porém assim como um pai percebe quando seu filho esta triste ou adoentado assim também somos nós os pastores que apascentamos as ovelhas do pasto de nosso Senhor, percebemos quando nossos ovelhas assim também ficam "adoentadas" diferentes de como eram, o certo é que algo não esta bem, mas muitos de nós pastores não entendemos que mal e este!

Mas deixa lhe disser algo, assim como os pais levam seus filhos ao medico e eles descobrem partir dos sintomas que mal existe naquele corpo, Deus nos mostra o que acontece dentro do corpo de Cristo.

As vezes não entendemos, pois pregamos a palavra nos santificamos nos consagramos a Deus para sermos usados mas nada muda, a aqueles que continuam em seu regresso espiritual, os demónios manifestam os amarramos e os expelimos porém o mal continua dentro de alguns corações, ficamos tristes pois não entendemos o que acontece, se pregamos, nos consagramos, santificamos e expelimos os demónios então porque que há pessoas em regresso dentro de nossas igrejas?

Primeiro se este mal esta dentro de sua igreja pode ter certeza de que a culpa não é de Deus, os pastores se consagram pois são homens de Deus, a denominação não é a culpada nem a liderança, o problema está dentro da mente e coração de alguns infectados!

Mas que mal é este? sinto em lhe disser isso mas a anorexia deixou de ser fisiológica e orgânica para também ser espiritual, esta aí o problema de muitos em nosso tempo deixaram este mal fazer parte de suas vidas.

Em Hb 10. 25, a bíblia nos recomenda a não deixarem a congregação mas sermos parte da igreja sempre operantes no corpo de Cristo, quando temos parte na igreja estamos sempre bem alimentados, fortes sabemos o que o pastor pregou no domingo pois estávamos ali presente, também sabemos o que foi pregado nos demais cultos não por quê alguém disse mas por que estávamos presente na igreja, isso quer disser que nossa mente e coração estão ligados com a palavra de Deus, e isso impede que qualquer mal possa nos tocar e fazer parte em nossas emoções.

Não devemos ser só frequentadores mas digo devemos ser filhos de Deus, pessoas que se entregaram a sua vida a Jesus e praticam a sua palavra, que nela meditam (Sl 1.2), assim fazendo parte na igreja a qual Deus lhe colocou.

A anorexia começa quando deixamos esta paixão pela palavra se esfriar dentro de nós, o nosso amor pelo nosso Senhor começa a se esfriar e se tornar leviano, o entenrece de estar na igreja diminui, assim também nossa imunidade contra este mal, pois ele cresce quando não mais nos alimentamos, então por mais que o pastor se consagre ore expulse demónios isso parece não retroceder, é que algo esta mudando em seu coração.

Quando deixamos a palavra de Deus para nos envolver mais com as coisas ao nosso redor, isso vai tirando o nosso interesse pelas coisas de Deus, não mais queremos orar ir a igreja, mas estamos sempre enfrente a TV assistindo a novela o filme aquela programação que só diverte mas não alimenta, o que vai alimentar realmente e trazer forças para vencer é a palavra de Deus.

Quando uma pessoas esta mais ligada com as coisas mundanas ela começa de forma subliminar a se acostumar com ideias, conceitos e comportamentos, pois ela vai aos poucos  como com um conta gotas bebendo este vinho do inferno, e lentamente vai adoecendo e se afastando mais de Deus e assim por diante enfraquecendo.

Veja no mundo das top models isso se tornou um verdadeiro perigo, muitas modelos no desejo de ficar no "padrão" da moda deixam de se alimentar sempre se vêem feias e gordas ficam querendo ser como aquela ou aquele e assim morrem de anorexia nervosa quando chegam no estremo dá doença, sua auto imagem foi destruída seu interesse por uma vida saudável foi trocada por um esteriotipo de beleza padrão e fama.

Em (Jz 6.11-23) a bíblia começa a narrar uma das historias mais bonitas e vibrantes que há em toda a bíblia a meu ver, a historia de Gideão.

Veja como a anorexia se desenvolve na vida de um homem ou mulher de Deus.

Nos versículos 14 e 15 Gideão recebe de Deus uma palavra porém ele demonstra uma auto imagem distorcida daquela que Deus tinha dele.

Quer disser ele se via como um derrotado um pobre homem mas Deus não nos vê assim, que apregoa esta mensagem que somos um fracasso é o diabo, devemos nos ver como Deus nos vê, assim como ele declara em sua palavra.

Entenda quando a anorexia entra na vida espiritual de uma pessoa que é de Deus a primeira coisa que mudará é sua visão.

Ela se ligou observou e absorveu tanto as coisas do mundo e do pecado que sua visão como filho de Deus vai morrendo, sua visão espiritual é anulada, ela se comporta como a modelo que quer ser tão magra, estar no padrão do mundo da moda que para de ver a si mesmo e sim deixar si ver com os olhos da midia, e vai parando de se alimentar por causa de uma visão míope de si mesma, crentes de hoje que estão longe de Deus por aceitarem a visão errada, que estão se comportando também como Gideão por quê simplesmente deixaram a palavra de Deus e se ver como Deus lhe vê, para viverem um padrão errado e uma visão mundana.

E assim a sua vida começa a decair!

Em (Pv 23.7 e 8) diz algo interessante que é preciso prestarmos a atenção, quando a anorexia espiritual se instala na vida de um homem de Deus lhe deixa tão fraco seu espírito está tão longe de Deus que quando ouve novamente a palavra de Deus fala é como se aquela palavra fizesse mal, e ele a vomita seu coração não o aceita pois já se acostumou com aquilo que é fraco que de uma outra natureza contraria a de Deus.

A anorexia pode despertar um outro mal a bulimia, ou seja aquele que se alimenta mas após numa espécie de remorso por ter comido algo e aquilo no seu pensamento podendo lhe fazer sair dos padrões, fazendo como que o engorde tal pessoa provoca um suposto mal estar um vomito e põe para fora neste gesto o que acabara de se alimentar.

Tem aqueles que se afastaram tanto de Deus que se você lhe dizer que ele esta errado ele vai lhe rejeitar, não aceita aquela palavra que cura mas aquela que vai massagear seu ego, como falar para alguém que esta errado que ele esta certo, se pregamos a verdade?

Então muitos após ouvir a palavra saem e cospem fora aquilo que ouviram pois sempre acham "eu é que estou certo" mas não vivemos pelo que achamos vivemos pela palavra de Deus é ela que nos guia e nos sustenta por isso somos chamados de crentes.

Conheça alguns sintomas!

1º Perda de força

O que nos dá força para vencer é Deus com sua palavra, Jesus fala com nosco e alimenta nossa fé quando guardamos sua palavra, sem ela estamos perdidos, caímos perdemos o rumo de nossas vidas.

È triste você ver que quem trouxe você para Cristo não mais esta firme na fé, mas entenda a falta de alimentação deixa o anorexico fraco, ninguém resiste tribulações se não estiver firme na fé.

2º Recusa se alimentar

O anorexico tem o medo de engordar ficar fora dos padrões, então por mais que você diga alimenta se ele sempre diz já comi!

Ou no caso já conheço a palavra! Estou lendo a bíblia em casa, ate estou lendo um livro espiritual!

Mas o que ele não consegue é cair na realidade e encarar sua condição, outros dão desculpa há o problema é o irmão fulano...é sabe chego tarde sempre estou cansado...não gosto daquele pastor ou pastora, daquele obreiro, mas seu alvo tem que ser Cristo não o homem, mas a verdade ele tem medo de perder a amante ou o amante, sabe que vai ter que deixar a bebida, não vai mais poder ir para o bailão, pois é quando ouve a palavra Deus sempre fala! não é?!

3º Tristeza ( depressão )

A alegria do Senhor é a nossa força!

Mas este mal nunca deixa a pessoa esta alegre pois sempre esta de mal com sua auto-imagem, então a alegria jogue de seu coração é deixa lugar para a depressão.

Um homem que conhece Jesus de verdade nunca terá a tristeza lhe dominando, sua alegria será sempre estar na casa de Deus, mas para quem esta com este mal em sua vida não mais terá esta alegria em sua vida, alegria para vir para o culto, parece que há mais alegria para fazer qualquer coisa menos para orar buscar a Deus, isso realmente é terrível para quem já disse "a alegria do Senhor é a minha força"

4º Perde a fertilidade

Imagina uma pessoa totalmente fora de peso ao estremo, ela perderá o apetite sexual e assim terá também problemas de fertilidade.

Você pode ser aquele obreiro que mais ganha pessoas para Jesus, que evangeliza faz tudo com um grande empenho e prazer, mas quando a "anorexia espiritual" te pega você começa a ser relaxado com as coisas de Deus, não evangeliza mais não faz as coisas com o mesmo empenho tudo tem um outro sabor para você,

Não mais será aquela pessoa frutífera para o reino de Deus, é como aquela figueira que Jesus procurou frutos e não achou pois deixou o deserto lhe dominar e cercar.

Meu amigo espero que você tenha entendido esta palavra, pois tenho certeza que veio do coração de Deus, talvés você que esta lendo agora esta desviado dos caminhos de Deus minha oração é que você volte e seja novamente uma bênção nas mãos do Senhor.

Deus o abençoe!