CARRO VELHO, CARRO NOVO, IGREJA VELHA E IGREJA NOVA

CARRO VELHO, CARRO NOVO, IGREJA VELHA E IGREJA NOVA

 

Quero fazer-lhe uma pergunta:

Você gosta de tecnologia você  é daqueles que sempre estão buscando alguma novidade?

Eu particularmente sempre que vou trocar algo velho por um novo eu procuro o mais actualizado, ou seja algo mais moderno.

Por exemplo algo que é indispensável para um pastor é um belo sapato, cada vez que vou comprar um novo par de sapatos quero um modelo mais recente, parece que se eu colocar um modelo mais desactualizado estarei voltando para trás, isso acontece com você?

Quando trocamos qualquer coisa velha por outra nova, sempre buscamos coisas diferentes não é?

Seja lá um botaozinho a mais, uma luizinha que pisca, que tenha um apetrecho  diferente para que não pareça que a coisa é velha, tem que ter uma coisinha a além do velho!

Pois bem mas se trazermos este comportamento para dentro da igreja como que ficaria?

Será que as coisas espirituais envelhecem?

E a igreja ela envelhece?

Será que as coisas espirituais e a igreja assim como os mandamentos de Cristo ficam ultrapassados?

Mas tem pessoas que hoje em dia troca de igreja como troca de carro ou de TV!



                                                                       * * *


Davi toma uma importante decisão no verso três (1Cr 13.3), ele decide buscar a arca de Deus ou seja a arca da aliança.

O versículo a firma que o rei Saul não se importou em buscar a arca da aliança que havia sido roubada, aqui vemos uma grande diferença  entre um verdadeiro servo de Deus segundo o coração do Senhor e aquele que se afasta de sua graça e presença.

Saul não se importou em buscar a arca da aliança, sendo que a arca da aliança representava a presença de Deus em Israel, e ainda simbolizava a aliança de Deus com seu povo.

Mesmo sabendo de tudo isto o rei Saul não deu importância e não se determinou a resgatar a arca de Deus.

O caso de Saul mostra o descaso com a presença de Deus, hoje muitos estão sendo derrotados e perdendo sua posição em Cristo de mais que vencedor, por não se empenhar a buscar a face de Deus.

Existe pessoas e por quê não falar igrejas que não há mais a presença de Deus, pelo simples fato de não mais darem importância em buscar a face do Senhor, orar e se consagrar a Deus.

Davi mostra como é o coração de um servo de Deus.

Este homem não aceitava não ter a presença de Deus, ele queria e buscou a arca de Deus.

Quer força?

Quer a bênção de Deus?

Comece hoje como Davi a buscar a face de Deus, se envolva com a palavra do Senhor, não seja como Saul, valorize a presença de Deus, um servo do Senhor não consegue ficar sem sua presença pois quando se afasta Dele a força se vai, é Deus que nos faz vencer e suportar as lutas e aflições, quem sabe você ficou como Saul sem a presença de Deus em sua vida, e hoje por concequencia você perdeu a alegria e a felicidade, não seja como Saul mas siga o exemplo de Davi busque a Deus e seja uma bênção.

No versículo sete a bíblia diz como Davi trouxe a arca de volta, sobre um carro novo.

Carro novo.

A igreja ela é como um carro, vamos lembrar do caso de Elias, quando ele foi levado aos ceús em um carro de fogo, a igreja é semelhante a este carro pois somente quem estiver nele irá para o ceú.

A igreja tem o compromisso de levar a palavra de Deus aos perdidos, esta autoridade foi dada a ela!

A onde mais ouvimos palavras de vida eterna se não na igreja de Cristo?

E tem mais a onde buscaremos as bênçãos de Deus se não em sua igreja.

Não perca tempo entre nesta carruagem!

Só que no caso da arca da aliança trouxeram  ela em um carro novo, se este carro aqui simboliza a igreja que carrega a presença de Deus, o que representa o "novo" existe uma segunda igreja de Cristo?

Vivemos um momento novo na igreja hoje, muitas portas tem se aberto para que a palavra de Deus possa ser pregada, temos nos livrado de doutrinas de homens, a igreja tem avançado no terreno do inimigo, onde a palavra nunca tinha sido pregada hoje esta sendo ministrada, podemos então disser é um momento novo!

A igreja de Cristo tem recuperado seu espaço roubado pelo pensamento pequenino que havia em nossas mentes, que dizia "isso é do diabo, aquilo é do Diabo", por exemplo muitos diziam que o rock era do Diabo, porém hoje tem bandas que pregam usando este estilo musical, são pensamentos como estes que nos impediam de avançar e tirar multidões das garras do Diabo.

A modernidade chegou em nossas casas e também na igreja, vemos isso na TV de sua casa, na Internet, no computador pessoal que hoje muitos já possuem incluindo pastores, sites de igrejas, blogs que apresentam a palavra de Deus, as musicas evangélicas estão muito mais cheias de arranjos e modernas, de fato vivemos um momento novo, quem não tem um twiter ou face book, orkut, pois é mas no meio de tudo isso temos que ter cautela.

Podemos estar rodeados de tecnologia num mundo cheio de novidades, buscamos inovar nossos meios de evangelizar de levar a palavra de Deus, mas tem algumas coisas que não podem mudar.

A igreja esta vivendo o tempo do  "carro novo", quando se fala em orar muitos dizem "não sou fanático" a igreja só chegou aqui pois aprendemos a orar e buscar a presença de Deus, jejum sempre esteve presente em nossas vidas, hoje muitos que vivem o tempo do "carro novo" não jejum mais  dissem isso é coisa de "crentão!!!"

Hoje as pessoas não dissem mais sou "crente" ou sou de "Jesus" dissem sou "gospel", tem coisas que não envelhecem e uma delas e as coisas espirituais, oração e consagração fazem parte de nossa vida com Deus.

Meu amigo não deixe as coisas te dominar mas as domine, tem pais que não conversam mais com os filhos pois o tempo disponível os pais estão na TV e os filhos na  Internet.

Tem lugares tão bonitos revestidos de mármores e vitrais nas janelas com aquela frase "Jesus Cristo é o Senhor", muitos dizem a casa do Senhor tem que ser bonita né! Concordo mas não pode ser só isso, vivemos um tempo de templos tão gigantescos, bonitos, mas as pessoas não aguentam ficar alí uma hora e meia e estão loucos para sair, que o culto termine, tem corais, bandas que cantam mas sem unção, queremos o tempo do "carro novo", e perdemos tantas coisas importantes em nossas vidas com Deus por que chamamos de "coisas velhas".

Temos que resgatar ainda muitas coisas que se perderam em meio ao "carro velho" e trazer de volta com a arca de Deus!

A igreja pode se modernizar mas não se mundanizar deve estar atento a palavra de Deus, não podemos deixar de orar, se consagrar e evangelizar, podemos estar tão preocupados com "quando vou ter a casa na praia, o carro zero isso...e aquilo..." e esquecer das coisas principais de nossa vida com Deus.

Tem já aqueles que dizem "eu não levo a bíblia na igreja, não precisa" é...temos que vigiar!


                                                                             * * *