O QUE APRENDEMOS COM O CHAMADO DE ELIZEU

O QUE APRENDEMOS COM O CHAMADO DE ELIZEU


Você com certeza já ouviu falar do profeta Elizeu, aquele que se tornou o auxiliar de outro profeta muito conhecido de nome Elias.

Se você ainda não conhece a historia dos dois profetas leia os livros de primeiras e segundas Reis na bíblia e verá o quão foram usados por Deus.

Não tenho aqui como objetivo conta-las para você, mas só quero dividir uma palavra que Deus colocou em meu coração ao me lembrar do chamado de Elizeu  e ler a passagem que está em 1REIS 19.19-21.

Aqui através desta palavra que conta como aconteceu o chamado deste profeta, vejo que também posso aprender como Deus trata com aqueles que ele chama para serem seus filhos.

Quero dividir oito pontos importantes sobre o chamado de Elizeu que nos revelam coisas importantes sobre nossa vocação em Cristo.

1° Deus está disposto a mudar minha historia (1RE 19.19)

Elizeu foi chamado por Deus quando ainda arava a terra, preparando-a para uma semeadura, um plantio.

Tudo indica que Elizeu trabalhava no campo na terra, lavrando e semeando e colhendo.

Mas Deus resolveu mudar tudo isso, lhe deu outra direção, mudou sua historia por completo fez algo que talvez Elizeu nunca houvesse pensado fazer.

Quando Deus enviou Elias a ele esse era seu objetivo mudar a historia de Elizeu, no novo testamento muitos chamava Jesus do Elias que voltara mas na verdade ele é o filho do Deus altíssimo e não o Elias ressuscitado.

Mas Jesus fez conosco o mesmo que Elias fez com Elizeu!

Estávamos acostumados de tratar da carne, semear em pecado e colher espinhos e cardos nesta terra que se chama de vida.

Jesus quando veio a nós como homem se despojando de sua gloria, teve como objetivo nos salvar mudar nossa historia, para isso acontecer só temos que o seguir como Elizeu fez com Elias e nossa vida será de profetas, ou seja uma vida sujeita a vontade e ao cuidado total de Deus.

O fracasso, derrotas e doenças ele trocou na cruz por vitoria e saúde, aprenda a desfrutar da nova vida que Jesus tem para você a traves de sua palavra.

2° O evangelho é nossa chamada, nossa capa! (VS 19)

Sabe onde está sua chamada no evangelho (Jo 1.12), Jesus o chamou para ser filho de Deus e não mais ser um escravo do pecado.

Elias para chamar a atenção de Elizeu jogou sua capa sobre ele, a capa era a representação de seu ministério de profeta, além de lhe proteger do frio e da chuva, de mostrar sua autoridade e identificá-lo.

Jesus nos jogou uma capa também mas não aquela de Elias e nem aquela que os cegos e paralíticos usavam dadas por prefeitos para poderem entrar dentro das cidades para pedir esmola, mas nos jogou a capa do evangelho que nos chama para uma nova vida, que nos dá autoridade contra todos os males e poderes das trevas, que nos aquece quando nos sentimos frios espiritualmente e nos livra das tempestades da vida.

Você já vestiu esta capa?

Ou melhor já ouviu?

O que está esperando para seguir este chamado, pratique a palavra de Deus e seja uma benção!

3° Ousa (VS 20)

Meus amigos na vida ouvimos tantas pessoas pelo seu falar e gestos e assimilamos suas ideias e atitudes, mas se de fato queremos ter sucesso na vida só há um meio ouvindo a Deus, para isso temos que dar ouvido para seu maior gesto de amor Jesus!

Jesus foi dado pelo Pai para nos salvar e nos abençoar mas se não o obedecemos não conseguiremos alcançar o que tanto queremos, então não adianta somente falarmos que temos Deus no coração, na verdade quem tem Deus no coração lhe dá ouvido como Elizeu deu a Elias e o seguiu, quem dá ouvido a Deus é quem leva a serio a sua palavra e a pratica, não seja um ouvinte negligente.

4° Tome uma atitude (VS 20)

Não fique parado tome uma atitude e siga Elias!

Foi o que fez Elizeu, se você ficar em cima do muro nada vai mudar decida hoje e largue tudo que lhe prende a seguir Jesus, largue o pecado os erros da vida, não seja só um visitante na igreja seja um verdadeiro servo do Senhor.

5° Aprenda a por Deus em primeiro lugar

Muitos colocam tantas coisas a frente de Deus, Elizeu pediu para se despedir de seus pais, outros deixam de servir a Deus por causa deles!

Se seus amigos lhe criticam por ser de Deus ou sua família não dê ouvidos a eles mas aprenda com Jesus que não teve honra em sua própria casa.

Não deixe nada nem ninguém lhe separar de Deus, o busque de todo o seu coração o ame acima de tudo (Mt 6.33) e ele te acrescentará tudo mais que você necessitar.

6° Esqueça o passado de pecado (VS 21)

Elizeu queimou o arado e comeu os bois que lhe serviam no trabalho diario no campo, isso nos mostra algo importante, quando aceitamos a Cristo somos feitos novas criaturas nosso passado de pecado é perdoado e Deus apaga nossas iniquidades, mas precisamos esquecer e não ficar apegados a um passado que Jesus perdoou e apagou de nossa historia, pecado perdoado por ele é pecado apagado, agora por que ficar se martirizando por erros que Ele mesmo perdoou.

Aprenda esquecer o passado de derrotas, Jesus tem um futuro de bênçãos para você, mas enquanto você ficar olhando para trás vai esquecer-se de olhar para frente.

7° Aprenda a seguir seu ministério (VS 21)

Quando aceitamos Jesus somos chamados por ele a congregar em um ministério que prega a palavra completamente, se você não está em uma igreja que pregue a palavra a bíblia completamente então busque outro ministério que pregue a palavra corretamente neste caso sugiro a Igreja Internacional da Graça de Deus mais próxima de sua casa.

Quando estamos no ministério devemos segui-lo com fidelidade e alegria, muitos ficam "pulando de igreja em igreja" e acabam nunca se submetendo a uma ou seja vira uma miscelânea de doutrinas e dogmas e contradição, meu amigo se firme em uma igreja que prega a bíblia corretamente como Jesus ensinou e seja fiel a ela, como Elizeu foi a Elias.

8° Sirva em seu ministério (VS 21)

Elizeu serviu a Elias, aprenda a servir em sua igreja, com seu dizimo e ofertas para que haja mantimento na casa do Senhor (Ml 3.10)

Participe dos eventos organizados, honre seu pastor (Gl 6.6), participe do evangelismo, da limpeza da igreja aprenda a servir em sua igreja, seja uma benção dentro e fora dela!