Vagner Cardoso

'

Quando Deus em Genesis proibiu a Adão de comer um fruto de certa arvore para mim isso tem um grande significado.

A arvore nasce do chão da terra produz fruto ou não, não tem natureza espiritual e realmente pertencente a essa terra, se a arrancarmos morre, seca-se, acaba sua vida, representa as coisas deste mundo.

Quando Deus proíbe de Adão comer daquela arvore entendo algumas coisas no reino espiritual.

1° Vivemos em um mundo muito belo criado por Deus, mas hoje com o pecado do homem e influencia das trevas há muitas coisas neste mundo que não cabe a nós desfrutar pois sua contaminação pelo pecado nos destruiria.

No tempo de Adão era uma só arvore proibida, mas com o seu pecado elas se multiplicaram com sua semente e hoje em dia a muitas coisas que não cabe ser praticada por um cristão.

2° Devemos viver em obediência a Deus seguir sua lei a palavra, e como nosso livre arbítrio escolher a benção ou a maldição, as coisas de Deus ou os frutos do pecado (Gl 5.19-21).

Jesus nos informou outra coisa em Jo 17.14 que nós vivemos no mundo mas não somos do mundo, isso soa um pouco estranho talvez para você, só o que Jesus quer dizer é; vivemos no planeta terra mas pertencemos ao reino de Deus e praticamos sua constituição para vivermos aqui e não a lei da morte que é o pecado.

Na verdade é como se fossemos estrangeiros aqui neste mundo de fato isso é verdade no reino espiritual.

Agora como vencer em uma terra estrangeira?

Não ser derrotado e vencido como Adão foi?

Se você deseja ser um príncipe neste mundo servindo ao rei dos reis você precisa aprender algumas coisas!

Vamos aprender com quem se tornou um príncipe em terra estrangeira em um tempo muito mais difícil aparentemente do que o nosso.




CONTINUA...

Quer ser um príncipe nesta vida?

Então siga alguns exemplos de Daniel e seja tudo aquilo que Deus tem para você, ser uma benção!

1° Não desista de suas convicções (Dn 1.8)

Meu amigo quando Deus fala a nosso coração sobre algo que nos pertence em Cristo, e isto se torna um alvo para você, seja algo em sua vida familiar, financeira ou sentimental, não desista siga sempre em frente custe o que custar Ele te ajudará nos momentos mais difíceis se você for fiel a sua palavra e vontade.

Quando nós temos certeza de algo que Deus quer realizar em nossas vidas não podemos desistir.

Se você pratica a palavra de Deus não se venda, não troque os princípios bíblicos santos de Deus pela mentira do diabo e nem se deixe levar pelos manjares da babilônia, pratique a palavra de Deus.

2° Daniel não se contaminava (Dn 1.8)

Quando guardamos a palavra e a praticamos seremos levados a vitoria por Deus pela nossa obediência e fé Nele.

Mas o Diabo tentará nos desviar deste caminho, com suas astutas siladas, mas cabe a cada um de nós nos guardarmos dos maus caminhos, das impurezas deste mundo fique distante, guarde seu coração seus pensamentos e viva de modo a agradar a Deus, longe de todo pecado e contaminações deste mundo que a cada dia fica mais parecido com a babilônia dos tempos de Daniel.

3° Buscava fazer a vontade de Deus (Dn 6.16)

Você quer ser uma benção então aprenda a fazer a vontade de Deus e não as suas.

Tem aqueles que simplismente querem que Deus faça todas as suas vontades, mas não procuram perguntar a Ele qual é a vontade dele para sua própria existência.

Não viva para você mesmo viva de tal forma que tudo que você fizer esteja de acordo com o coração de Deus.

4° Tinha um relacionamento profundo com Deus (Dn 6.10)

Como é seu relacionamento com Deus? Religioso ou espiritual?

Devemos manter este relacionamento com Deus de modo que estejamos misturados com o reino espiritual, o reino de Deus deve habitar em nós.

Daniel mantinha uma vida de oração, e Deus se comunicava com ele de forma sobrenatural, isso revela o relacionamento espiritual dele com Deus.

Ele não tinha um relacionamento religioso ele não orava por obrigação e nem por força de habito, mas com conciencia e verdade, para ele o reino de Deus era imensurável ele buscava conhecer a Deus e viver sua fé em Deus, não fazia nada disso por coviniencia ou por tradição era um modo de vida para ele.






Você com certeza já ouviu falar do profeta Elizeu, aquele que se tornou o auxiliar de outro profeta muito conhecido de nome Elias.

Se você ainda não conhece a historia dos dois profetas leia os livros de primeiras e segundas Reis na bíblia e verá o quão foram usados por Deus.

Não tenho aqui como objetivo conta-las para você, mas só quero dividir uma palavra que Deus colocou em meu coração ao me lembrar do chamado de Elizeu  e ler a passagem que está em 1REIS 19.19-21.

Aqui através desta palavra que conta como aconteceu o chamado deste profeta, vejo que também posso aprender como Deus trata com aqueles que ele chama para serem seus filhos.

Quero dividir oito pontos importantes sobre o chamado de Elizeu que nos revelam coisas importantes sobre nossa vocação em Cristo.

1° Deus está disposto a mudar minha historia (1RE 19.19)

Elizeu foi chamado por Deus quando ainda arava a terra, preparando-a para uma semeadura, um plantio.

Tudo indica que Elizeu trabalhava no campo na terra, lavrando e semeando e colhendo.

Mas Deus resolveu mudar tudo isso, lhe deu outra direção, mudou sua historia por completo fez algo que talvez Elizeu nunca houvesse pensado fazer.

Quando Deus enviou Elias a ele esse era seu objetivo mudar a historia de Elizeu, no novo testamento muitos chamava Jesus do Elias que voltara mas na verdade ele é o filho do Deus altíssimo e não o Elias ressuscitado.

Mas Jesus fez conosco o mesmo que Elias fez com Elizeu!

Estávamos acostumados de tratar da carne, semear em pecado e colher espinhos e cardos nesta terra que se chama de vida.

Jesus quando veio a nós como homem se despojando de sua gloria, teve como objetivo nos salvar mudar nossa historia, para isso acontecer só temos que o seguir como Elizeu fez com Elias e nossa vida será de profetas, ou seja uma vida sujeita a vontade e ao cuidado total de Deus.

O fracasso, derrotas e doenças ele trocou na cruz por vitoria e saúde, aprenda a desfrutar da nova vida que Jesus tem para você a traves de sua palavra.

2° O evangelho é nossa chamada, nossa capa! (VS 19)

Sabe onde está sua chamada no evangelho (Jo 1.12), Jesus o chamou para ser filho de Deus e não mais ser um escravo do pecado.

Elias para chamar a atenção de Elizeu jogou sua capa sobre ele, a capa era a representação de seu ministério de profeta, além de lhe proteger do frio e da chuva, de mostrar sua autoridade e identificá-lo.

Jesus nos jogou uma capa também mas não aquela de Elias e nem aquela que os cegos e paralíticos usavam dadas por prefeitos para poderem entrar dentro das cidades para pedir esmola, mas nos jogou a capa do evangelho que nos chama para uma nova vida, que nos dá autoridade contra todos os males e poderes das trevas, que nos aquece quando nos sentimos frios espiritualmente e nos livra das tempestades da vida.

Você já vestiu esta capa?

Ou melhor já ouviu?

O que está esperando para seguir este chamado, pratique a palavra de Deus e seja uma benção!

3° Ousa (VS 20)

Meus amigos na vida ouvimos tantas pessoas pelo seu falar e gestos e assimilamos suas ideias e atitudes, mas se de fato queremos ter sucesso na vida só há um meio ouvindo a Deus, para isso temos que dar ouvido para seu maior gesto de amor Jesus!

Jesus foi dado pelo Pai para nos salvar e nos abençoar mas se não o obedecemos não conseguiremos alcançar o que tanto queremos, então não adianta somente falarmos que temos Deus no coração, na verdade quem tem Deus no coração lhe dá ouvido como Elizeu deu a Elias e o seguiu, quem dá ouvido a Deus é quem leva a serio a sua palavra e a pratica, não seja um ouvinte negligente.

4° Tome uma atitude (VS 20)

Não fique parado tome uma atitude e siga Elias!

Foi o que fez Elizeu, se você ficar em cima do muro nada vai mudar decida hoje e largue tudo que lhe prende a seguir Jesus, largue o pecado os erros da vida, não seja só um visitante na igreja seja um verdadeiro servo do Senhor.

5° Aprenda a por Deus em primeiro lugar

Muitos colocam tantas coisas a frente de Deus, Elizeu pediu para se despedir de seus pais, outros deixam de servir a Deus por causa deles!

Se seus amigos lhe criticam por ser de Deus ou sua família não dê ouvidos a eles mas aprenda com Jesus que não teve honra em sua própria casa.

Não deixe nada nem ninguém lhe separar de Deus, o busque de todo o seu coração o ame acima de tudo (Mt 6.33) e ele te acrescentará tudo mais que você necessitar.

6° Esqueça o passado de pecado (VS 21)

Elizeu queimou o arado e comeu os bois que lhe serviam no trabalho diario no campo, isso nos mostra algo importante, quando aceitamos a Cristo somos feitos novas criaturas nosso passado de pecado é perdoado e Deus apaga nossas iniquidades, mas precisamos esquecer e não ficar apegados a um passado que Jesus perdoou e apagou de nossa historia, pecado perdoado por ele é pecado apagado, agora por que ficar se martirizando por erros que Ele mesmo perdoou.

Aprenda esquecer o passado de derrotas, Jesus tem um futuro de bênçãos para você, mas enquanto você ficar olhando para trás vai esquecer-se de olhar para frente.

7° Aprenda a seguir seu ministério (VS 21)

Quando aceitamos Jesus somos chamados por ele a congregar em um ministério que prega a palavra completamente, se você não está em uma igreja que pregue a palavra a bíblia completamente então busque outro ministério que pregue a palavra corretamente neste caso sugiro a Igreja Internacional da Graça de Deus mais próxima de sua casa.

Quando estamos no ministério devemos segui-lo com fidelidade e alegria, muitos ficam "pulando de igreja em igreja" e acabam nunca se submetendo a uma ou seja vira uma miscelânea de doutrinas e dogmas e contradição, meu amigo se firme em uma igreja que prega a bíblia corretamente como Jesus ensinou e seja fiel a ela, como Elizeu foi a Elias.

8° Sirva em seu ministério (VS 21)

Elizeu serviu a Elias, aprenda a servir em sua igreja, com seu dizimo e ofertas para que haja mantimento na casa do Senhor (Ml 3.10)

Participe dos eventos organizados, honre seu pastor (Gl 6.6), participe do evangelismo, da limpeza da igreja aprenda a servir em sua igreja, seja uma benção dentro e fora dela!

Lembro-me de uma frase do apóstolo da fé assim chamado nos E.U.A, Rev. Kenneth E. Hagin ele dizia muitas vezes em seus sermões e livros: "não tire nada das pessoas como a fé, amor e esperança, mas coloque isso dentro delas pela palavra de Deus"



Isso deve ser desenvolvido dentro de nós.

Quando estamos diante de uma pessoa ou situação e enxergamos um grave erro devemos orientar e para isso é necessário em muitas vezes exortar, a palavra de Deus orienta a isso Jesus exortou muitas vezes seus discípulos e os chamou a atenção, mas ele não fez disso um costume ou uma maneira de livrar-se de seu descontentamento próprio.

Exortar é muito valido e necessário pois a própria palavra de Deus orienta a fazer isso.

Mas tudo tem que ter equilíbrio e isso também vale para a vida espiritual.

Vou dar alguns exemplos para você poder assimilar melhor o que quero que Deus fale a seu coração.

Se um pai ficar só apontando os erros de seus filhos e criticando-os eles crescerão sem autoestima e terão pouca esperança na vida, e esta se tornará amarga para eles.

Se um marido só reclamar de sua esposa e apontar erros e falhas em seu casamento estará afogando o amor em sentimentos negativos e poderá acontecer de sua esposa pensar que seu marido não a ama mais.

Se um empresário só criticar seus liderados fará com que eles percam a vontade de acordar segunda feira é ir para o trabalho, pois quem quer trabalhar em uma empresa que é só criticado e desmotivado.

Jesus foi o maior exemplo para nós, ele sabia cobrar e amar, não tinha vergonha de lavar os pés de seus discípulos e dizer que os amava, quando cobrava era para promover crescimento emocional e espiritual de seus seguidores.

Jesus exortou por exemplo Pedro a ter fé e disse "homem de pequena fé" mas quando ressuscitou disse para Maria Madalena "diga a Pedro e aos outros..."

Jesus era equilibrado nunca roubava a fé e o animo das pessoas ao seu redor e nem de seus ouvintes, ele colocava fé nelas e esperança, descrevia a beleza do céu como também a tortura do inferno.

Não roube a alegria das pessoas somente por critica-las e espanca-las com palavras, saiba elogia-las no momento certo e ama-las também, e quando tiver que exorta-las elas não se apagarão para a vida e nem se desestimularão.



Como anda seus filhos?



Como anda seu casamento?



Como anda seus liderados?



Como pensam seus alunos?


Será que não estão desestimulados por só serem espancados com criticas e exortação valorize as pessoas e não as coisas, empresas por buscarem tanto o capital perdem pessoas, seus próprios funcionários por cobra-los tanto e nunca os estimularem e motiva-los, e isso trás um grande índice de demissão.

Seu casamento pode estar acabando por este mesmo motivo, só reclama de seu marido e o desestimula a crescer, ame-o com palavras e gestos, e quando você tiver que exortar ele não se diminuirá.

Para encerrar pense na frase de Kenneth E. Hagin:

"não tire nada das pessoas como a fé, amor e esperança, mas coloque isso dentro delas pela palavra de Deus"

Estimule seus filhos, anime seus funcionários, conserve sua família com o amor.

Quando aprendemos o equilíbrio em exortar e estimular pessoas a vida fica mais bela e assim os relacionamentos ficam inquebráveis.

Medite: 1tm 5.8




Abraços!




Vagner Cardoso