A NOIVA DE CRISTO

A NOIVA DE CRISTO


Deus chamou um homem dá mesopotâmia para ser um pai de multidões, seu nome Abrão que mais a frente tem seu nome mudado para Abraão por causa da promessa de ser pai de multidões.

Todo aquele que se achega a cristo tem seu nome mudado, de derrotados para vencedores seus significados mudam, outrora olhavam para você e diziam lá vai um sofredor mas isso muda quando aceitamos a Cristo, pois ele muda nossos significados na vida, agora olham para você e dizem lá vai um corajoso servo de Deus, um mais novo vencedor!

A historia de Abraão é rica de mais, muito podemos ser edificados com a historia de fé deste grande homem de Deus "o pai da Fé" e uma está em Gênesis 24.1-4 que quero dividir com você a partir de agora.

Abraão já estava velho e cheio de dias mas algo em seu coração tirava seu sossego, mas o que seria?

Vemos no vs 1, que em tudo Deus o havia abençoado, meu amigo vale apena servir a Deus ele nos honra e nos abençoa grandemente em nossas vidas.

Se em tudo Deus o abençoou é certo que algo ele fez para alcançá-la em sua vida e assim permitiu que Deus o abençoasse, mas o que ele deveria ter feito?

Bom só tem uma maneira, obedecer!

Obedecer a palavra de Deus é a maneira do servo de Deus receber as bênçãos prometidas, em Gênesis Deus fala com Abraão e o diz para ir para uma terra a ser lhe mostrada, sem saber para a onde ir, pela fé este homem obedece, quer dizer; Deus deu uma palavra especifica para ele e ele a cumpriu em resposta a obediência Deus o honrou em muitas coisas em sua vida, o segredo é obedecer a palavra.

Nos vs. 2-4 Abraão chama seu servo Eliezer e lhe dá uma missão, algo estava lhe incomodando, seu filho Isaque precisava de uma esposa mas ele estava velho para ver este negocio então dá a incumbência a seu mais fiel servo para ir a sua parentela em busca de uma noiva para seu filho.

Como Abraão o nosso Deus desejou dar uma "esposa" para seu filho mas no sentido espiritual não me entenda mal!

Jesus veio a terra não para trazer uma religião nova mas para conquistar uma noiva, nos revelou seu reino e agora se prepara para as bodas (Mt 25.1).

Mas a pergunta é que seria está noiva?

Mais a frente veremos, voltemos para a historia de Abraão e Isaque.

No vs.12 Eliezer ora a Deus e poe a questão nas mão do todo poderoso Deus, quando temos uma questão difícil ou qualquer coisa que não temos certeza ou ainda quando desejamos alcançar algo então devemos fazer como este servo fiel, orar e pedir a direção de Deus, e o Senhor nos dará a confirmação, uma palavra nos orientando o que fazer, agora não aja por impulso e nem querendo fazer o que lhe vem a cabeça isso é perigoso e não lhe sairá bem, mas quando você segue a direção de Deus tudo vai bem pode ter certeza disso.

No vs 15 diz que antes que acabace de falar Deus respondeu! Que maravilha!

Mas nem sempre é assim, as vezes demora um pouco, dias, semanas, meses, anos, tudo está no controle de Deus seja paciente, na hora certa ele entregará na sua mão o que queres (Sl 40.1,2).

Então nos vs seguintes Deus poe a moça que desejava dar a Isaque como esposa em sua frente, ela possui algumas características muito parecida com a noiva de Cristo.

Mas quem é a noiva de Cristo (Ef 5.25)?

E a igreja!

Nós que somos a igreja também somos a noiva do cordeiro de Deus, mas para isso devemos desenvolver algumas características para sermos escolhidos como Rebeca foi, veremos então quais são elas.

 1° Nascida em Betuel

Isso era importante pois mostrava que era provavelmente da mesma família que Isaque parentes de seu pai.

Para sermos a noiva de Cristo temos que nascer de um nascimento especifico também, mas não em Betuel mas nascer de novo (Jo 3.5), quer dizer que devemos nos tornar novas criaturas em Cristo pela palavra e pelo Espírito, a velha criatura pecaminosa e amante de si mesmo tem que 'morrer" temos que adotar uma nova natureza não mais a do pecado mas a que vem de Deus,  se não deixarmos a natureza do pecado e adotarmos a natureza de Deus que é santidade e obediência nunca seremos parte da noiva de Cristo.

2° Saia com seu cântaro em seu ombro

Isso mostra que mesmo sendo filha herdeira de seu pai ela era serva antes de tudo, ajudava sua mãe nos afazeres domésticos do dia a dia, sabia ser serva e seguir ordens e era disciplinada pois na determinada hora ele estava lá no poço não se atrasou.

# Ser servo - Meu amigo antes de dizermos sou isso ou sou aquilo temos que ser servos de Deus, você está aqui nesta terra para fazer a vontade Dele não a sua, se você não aprender a servir não poderá ser sua noiva, antes de pedir sirva a Cristo o siga com convicção de todo seu coração (Jr 29.13).

# Seguia ordens - Saiba e aprenda a obedecer a palavra de Deus, é fácil dizer eu amo a Jesus, mas que o ama de fato é quem segue sua palavra.

# Ser disciplinado - E não dar "sopa" para o azar, vigiar, cumprir cada palavra a risca, não fazer as coisas relaxadamente de qualquer maneira, chegar na hora, fazer e respeitar seu mestre.

Quer ser a noiva de Cristo desperte cada característica dessas em você!

3° Era virgem

Virgindade é sinônimo de pureza, isso quer dizer que nosso coração tem que estar puro para receber a Cristo (Mt 25.1), ódio, mentira,prostituição,avareza e tudo mais que é contra a palavra não pode estar dentro do nosso coração, sua vestes tem que ser limpas, nada de impureza pode dominar você.

4° Formosa a vista

Não seja belo só por fora e sim por dentro também e principalmente, não sirva a Deus só por vista lembra-te que os olhos do Senhor estão em todo lugar, manifeste em você a beleza de Cristo, não seja belo para o mundo ou na frente do espelho ou em cima da balança mas seja cheio do Espírito Santo!

5° A qual varão algum havia conhecido

Seja só de Cristo, de mais ninguém, não sirva a outros Deuses Ele não dividirá sua esposa com mais ninguém (Sl 115, Is 40), não podemos servir a dois Deuses ou bem servimos um ou o outro, sirva só a Cristo!

6° Aprenda a descer a fonte

Quem é nossa fonte? Deus.

Quando estiver cansado, triste, amargurado, cheio de lutas e aflições vá a fonte que é Deus, aprenda a orar falar com Deus como pode alguém servi-lo se não conversa com Ele, a noiva sempre gosta de dormir nos braços do noivo.

7° Encheu seu cântaro e subiu.

A igreja tem que aprender a fazer a sua parte, a dar água para os sedentos, o que você faz para Jesus em prol de sua obra, dizima? Oferta? Evangeliza? Aprenda a levar água para os sedentos.


Assim o servo de Abraão descobriu a noiva para seu senhor Isaque, e Jesus deseja que tenhamos também essas característica segundo sua palavra para servos a sua noiva, para que quando ele vir pela segunda vez possa nos levar para seu reino.

Deus lhe abençoe.


Pr. Vagner Cardoso