FASES ATÉ O AMADURECIMENTO

FASES ATÉ O AMADURECIMENTO



Cada vez que encontramos um crente maduro podemos presenciar nele o poder do evangelho, seus frutos são aparentes, sua constância no reino de Deus é fascinante e motiva cada um de nós a perseverar na fé, pois podemos ver os frutos ali estampados na vida deste crente e logo pensamos que estes frutos também estarão surgindo em nós rapidamente e assim nos animamos.

Só que para qualquer cristão praticante da palavra de Deus crescer a tal ponto é necessário passar por alguns estágios, não é tão difícil como pode parecer, mas vai exigir de cada um de nós diligencia em permanecer na palavra de Deus.

Vejamos aqui algumas fases que todos nós crentes maduros já passamos e aquelas que outros precisam passar até chegar ao crescimento pleno.

Convido você agora meditar comigo na parábola do semeador, vamos analisar a resposta que Jesus deu aos seus discípulos a dar a explicação da parábola para eles.



 Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. Mateus 13:19



Aqui está à primeira fase, todos os crentes passam por ela, quando estamos ainda à beira do caminho, ou seja, estamos começando a nos interessar pelo evangelho.

Nesta fase estamos nos aproximando de Jesus, começamos a ir aos cultos ou ainda estamos sendo evangelizados por algum irmão.

Não compreendemos ainda com clareza a palavra de Deus questionamentos referentes a doutrinas bíblicas ainda rodeiam nosso coração e mente, e assim fica fácil para o diabo roubar a palavra ministrada no culto ou aquela que recebemos quando discipulados.

Então só passamos de fase quando a luz do evangelho começa a iluminar o nosso coração e o entendimento da palavra começa a chegar, então começamos a nos posicionar e o Diabo não consegue mais nos atrasar.

Então damos inicio a nossa caminhada com Jesus, confessamos nossos pecados e o aceitamos como nosso Senhor e salvador.

Passamos também a frequentar a uma boa igreja onde o evangelho pleno é pregado, o diabo não mais consegue rebatar a palavra do nosso coração, os primeiros frutos já começam a aparecer e quem está ao nosso redor pode perceber claramente.

O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mateus 13:20

A alegria de estar sendo parte da igreja inunda nosso viver, a cada nova descoberta dentro da palavra gera muita alegria dentro de nós, onde passamos sentimos necessidade de testemunhar nossa fé.

Mas logo vem outra fase, a fase que chamo de confrontação, aonde chegam as primeiras angustias e perseguição por causa da palavra Mt 13.21.
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada à angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofendem; Mateus 13:21

Muitos desistem nesta fase, pois são maus ensinados e acham que a vida cristã é um mar de rosas e não entendem que lutas se levantam até mesmo para um bom e piedoso crente, e vindo tais lutas desistem de andar com Cristo.

Se você está hoje vivendo alguma luta não se escandalize tome posse do que Jesus já lhe providenciou e enfrente com fé essa batalha, não desista sua fé lhe levará a vitória.

E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; Mateus 13:22

Outra fase é a que gosto de chamar de lembranças de um passado recente.

Nesta fase começam a vir lembranças e coisas do passado onde cometíamos pecados e muitos começam a ter saudade destes, vêm também às tentações, isso faz pensar em voltar para trás e retroceder e desistir da vida com Cristo.

Muitos nesta fase se deixam levar por seduções do passado e volta para o pecado, o Diabo se encarrega de trazê-las e como ainda não estão plenamente maduros se deixam levar e se desviam da palavra.

E é muito necessário sempre de lembrar o que Jesus falou em vigiar e orar, pois as tentações sempre virão e teremos que resisti-las na palavra e vence-las.

Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. Mateus 13:23



 Então quando aprendemos a ouvir e compreender o poder do evangelho e a enfrentar perseguições e aflições por causa de Jesus e ainda a vencer tentações e enfrentamentos do maligno, o processo de amadurecimento se inicia, este é um ciclo conforme perseveramos dia após dia o amadurecimento vai se consolidando.

 Todo aquele que é de Jesus deve buscar chegar neste estagio o de ser uma boa terra, mas hoje muitos estão mais preocupados com prosperidade e doutrinas do que aprender mais com a palavra de Deus e crescer no reino de Deus, muitos destes crentes não passam de bebes espirituais de facil manipulação, ainda engatinham por isso se vê tantos se desviando do caminho de Deus.


Deus abençoe

Deixe seu recado
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
Mateus 13:19
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
Mateus 13:19