VOLTEMOS AO PROPOSITO INICIAL PARA NOSSAS VIDAS

VOLTEMOS AO PROPOSITO INICIAL PARA NOSSAS VIDAS


Em Rm 12.2 O apostolo Paulo fala em renovarmos a nossa mente para que possamos desfrutar da perfeita vontade de Deus, se não renovarmos a nossa mente com a palavra não conseguiremos chegar na plenitude da benção de Deus para nós. Mas aqui quero explorar mais esta palavra "renovar", a palavra renovar quer dizer na sua essência voltar ao começo, ou seja, ao inicio de tudo quando algo foi projetado ou feito. O homem quando aceita a Cristo precisa passar por esta etapa de renovar-se, quando nascemos de novo em Cristo isso acontece, o nosso espirito é recreado sai à natureza do pecado e entra a natureza de Deus.

Mas falando mais deste assunto renovar-se, tenho algo que quero dividir com você aqui nesta mensagem, se renovar é voltar ao inicio, e voltar vamos dizer assim as configurações originais, tenho uma ideia que acredito que tem muito haver com renovação e transformação de nossas vidas.

Quando Deus pede para nos renovar "voltar o inicio e refizer a caminhada de volta" pergunto onde está o inicio do homem? Claro na gênese, Adão foi o primeiro homem a ser criado, posso dizer que todo projeto de Deus para o homem estava expresso nele, Deus fez Adão ou o homem com um ideal ou ainda com um projeto que sabemos que com a entrada do pecado essa vida que Deus tinha para o homem foi estragada e mudada pela desobediência.

Se Deus quer que voltemos as "configurações originais" devemos olhar para Adão e como era sua vida antes de pecar, e assim saberemos como Deus projetou o homem para viver e levar a vida conforme a sua boa e agradável e perfeita vontade. O homem ao decorrer dos séculos se distanciou muito do seu proposito original a qual Deus sempre sonhou para nós, então é hora de entender este proposito e voltar a viver como agrada a Deus.

Em Gn 1.26 vemos que Deus criou o homem com uma imagem, essa imagem era em semelhança com a Dele, não podemos perder esta imagem, mas muitos a perderam com o pecado! Veja, quando você caminha pela rua no centro de sua cidade você poderá entender melhor isso, quando você olha, por exemplo, para um mendigo e vê aquela imagem de um homem na quele estado lhe pergunto essa é a imagem de Deus?

Deus nos deus sua imagem, nossa imagem reflete a vida que vivemos se vivermos para Deus ele é uma se vivermos para o pecado é outra, mas quando vemos um homem esfarrapado catando comida no lixo entendemos que essa não é a imagem de Deus e nem que estamos sendo sua semelhança, não me entenda mal, Deus nos deu repito sua imagem, que não é de um miserável e nem de um ninguém, mas de alguém que tem uma vida agradável para ser desfrutada, fomos feitos para refletir a gloria de Deus e catando comida no lixo não faremos isso, sentados na sarjeta bêbados ou drogados também não, nem vivendo uma vida de promiscuidade também. Então qual tem sido a imagem que adotamos a de Deus ou do pecado?

Deus é vitorioso, reflete paz e alegria, bondade e amor se viveram uma vida desonesta e mentirosa não estará com a imagem certa, devemos nos renovar e buscar nossa identidade do inicio aquela expressa em Gn 1.26. Em Gn 3.8, vemos que Adão vivia na presença de Deus até pecar, para isso o homem foi criado, se devemos voltar ao inicio então quer dizer que precisamos hoje viver na presença de Deus!

Viva de tal forma que saiba em todas as áreas da sua vida que você está embasado na palavra de Deus, não viva na presença dos escarnecedores (Sl 1) mas na de Deus, aprenda a desfrutar de uma comunhão verdadeira com o Pai, em oração e louvor e santidade, que seu pensamento esteja em sintonia com os Dele e o amor do senhor trasborde seu coração, aprenda a ser assíduo na sua igreja local e participar das reuniões e assim cada vez mais podo em pratica estas coisas você viverá mais intensamente na presença de Deus.

Em Gn 1.28 tem algo a mais aqui para aprendermos, Deus deu uma vocação para o homem dominar, ou seja, expressar seu poder na terra, desenvolver o talento que ele mesmo nos deu. Qual é sua vocação? Você está ocupando o lugar que o Senhor lhe deu? Está multiplicando os talentos que ele te deu?

O homem do inicio fez isso, Deus projetou o homem para dar frutos, se nós não estamos é hora de começar a dar esses frutos, devemos tomar nossa posição em Cristo e subjugar as trevas e espalhar o evangelho na terra, a impactar pessoas com o poder dado a nós por Deus, a igreja não pode ficar parada é hora de assumir seu lugar de honra e vocação. Vamos voltar ao inicio?

No inicio Deus projetou o homem para guardar o que recebeu, mas hoje muitos entregaram ao mal, deixaram as trevas saquear suas vidas, com doenças, misérias e pecados, nunca vimos o homem perdendo tanto do que recebeu de Deus como hoje, chegou a hora de tomarmos nosso jardim de novo, de rodearmos os muros de Jericó e dissermos bem alto que somos os verdadeiros herdeiros desta terra e botar o diabo no seu devido lugar, ou seja, em baixo de nossos pés!

No capitulo dois e versos dezessete vemos que lá no inicio o homem sabia guardar os mandamentos, isso deve ser retomado, nunca vimos tantos crentes se conformando com esse século como no tempo atual, aderindo a coisas mundanas e trazendo para a igreja, hoje usam o termo gospel é isso gospel, aquilo gospel e por ai vai, parece que isso se tornou uma desculpa, por exemplo já existe sexy shop gospel, motel gospel, só falta a cerveja gospel, a mentira gospel e por ai vai, misericórdia!

Temos que guardar a palavra pratica-la no nosso dia a dia e nos esforçarmos para fazer tudo como está escrito (Js 1) vamos olhar para nosso inicio, para as "nossas configurações de fabrica" e voltar a viver de modo a agradar a Deus.