Vagner Cardoso

'















Hoje pela manhã meditando na palavra de Deus o Senhor me deu uma palavra e quero dividir com você meu amigo leitor, sei que o Senhor tem algo muito profundo para nos falar, está preparado?

Vamos a palavra do nosso Deus! Aleluia!

O Senhor Jesus se preparava para em breve ser traído e crucificado, o preparo era muito mais espiritual e emocional do que físico, e neste preparo incluía uma ceia de páscoa (Mt 26.17, Mt 26.20).

O que representava a páscoa?

Representava a saída do povo do Egito por Moises, a libertação da escravidão do Egito, para nós hoje a libertação de todo o pecado, antes de se entregar o mestre deixa um ensinamento para nós.

Antes de se entregar a morte ele passa primeiro pela mesa da páscoa, antes de ressuscitar ele participa da ceia, meu amigo isso serve para nós hoje como um forte ensino, ninguém pode passar para uma nova vida se não sentar na presença de Deus e comer do pão e do vinho (que no caso o suco de uva), que simbolizam o corpo e sangue de Cristo derramados por nós, só ele Jesus pode nos dar uma nova vida, para isso tenho que sentar a sua mesa ou seja ouvir sua palavra me alimentar de seu ensino e então estarei de fato me preparando para uma nova vida, não deixe de ouvi-lo só Ele pode liberta-lo isso a própria palavra confessa "conhecereis a verdade e ele vos libertará".

Antes de qualquer desafio se prepare com a palavra de Deus!

Muitos caem porque querem encarar os desafios da vida sem se fortificarem em Deus e isso só é possível com sua palavra em nosso espírito.

Antes de Jesus cear com seus discípulo era necessário ter um lugar (Mc 14.12), Jesus então dá uma palavra (vs 13).

Se você quer chegar a algum lugar saiba que só  ele sabe de fato cada detalhe do caminho e assim quem é melhor para nos guiar como o nosso maravilhoso Jesus Cristo!

Você muitas vezes pode pensar: "como vou chegar lá?"

Mas clame a Ele e Ele te responderá e te revelará coisas grandes!

Pois seus caminhos são mais altos do que os nossos!

Só ele sabe de tudo, confie na direção de Deus para sua vida.

Então Jesus diz que eles encontrariam um homem com um cântaro e eles deviam o seguir para então descobrirem o lugar escolhido por Deus para a ceia.

UM HOMEM COM UM CANTARO

Isso era muito difícil de achar, pois quem buscava água nos poços eram as moças e mulheres casadas e não era tarefa de um homem naquela cultura, mas interessante que o mestre sabia que ele estaria lá e fazia aquele trajeto, meu amigo o quê Jesus não sabe diga-me, confie nele seu caminho e obedeça a sua palavra, e Ele não lhe porá em uma enrascada não, pois ele sabe de tudo que acontecerá a sua frente e você lhe obedecendo Ele te desviará de tudo que lhe prejudicará e te levará as vitorias em sua vida.

Esse homem representa cada um de nós que serve a Jesus, mas por que Deus escolhe justo um homem se era o costume as mulhres buscar água?

Deixa eu te explicar.

1° A pessoa de Deus tem que se diferenciar das demais (um homem buscando água foi um diiferencial)

2° Não viver como as demais que se entregam ao pecado (todos dependiam da água trazida pelas suas mulheres)

3° Não vive um costume e dogmas religiosos mas é praticante da palavra de Deus (o costume era as mulheres buscar água não os homens)

4° Se sacrifica por outras pessoas para o bem do reino de Deus ( sua esposa poderia estar doente ou com qualquer outro problema)

5° Não sobrecarrega a igreja, o pastor, mas ajuda na construção do reino de Deus em sua comunidade (ele estava fazendo sua parte na necessidade)

Devemos seguir essas metas em nossas vidas para nos destacar como homens de Deus.

Esse homem carregava um cântaro com água sabemos que a água representa a palavra de Deus, seus discípulos queriam um lugar para cear, era este individuo que lhes entregaria o lugar.

Só as pessoas que carregam a palavra em seus ombros que amam a Deus podem conduzir outros ao reino de Deus.

Quer ver sua família se converter, quer ser um exemplo de cristão, quer ser um vencedor que sabe onde encontrar a benção de Deus siga o exemplo deste homem.

O LUGAR DA CEIA

Este é o lugar da comunhão plena com Jesus, onde não podemos faltar nunca sempre devemos conhecer este lugar, descobrir seu caminho e o que lá existe, devo aprender com este lugar lá é onde se revelam os mistérios de Deus (Mc 14.18), e lá que me alegro e a tristeza sai do meu viver (vs 19), é lugar de perdão (vs 20,21), é lugar de benção (vs 22), onde a Graça de Deus me alcança (vs 23), onde sou lavado e purificado (vs 24), é o portal do céu na terra (vs 25), lugar de adoração (vs 26).

Este lugar é a igreja!

Você tem frequentado uma?

Ou tem "pulado de igreja em igreja"?

Frequenta com boa frequência ou de vez enquanto?

Você mantém este lugar com suas ofertas e dízimos ou quando chega a hora da oferta vai embora?

Faz alguma coisa por ela ou só reclama dela?

Você respeita seu pastor e liderança ou só murmura deles achando defeitos?

Saiba que é aqui que Deus se encontra a maioria das vezes para te abençoar todos os dias.


UM GRANDE CENACULO MOBILADO

Esta é a representação do reino de Deus, só Jesus pode nos levar a ele, hoje ele está totalmente mobilhado para nos receber pois com o sacrifício na cruz Jesus o preparou para receber seus filhos, saiba que no reino de Deus a lugar para todos mas é necessário nascer de novo e descobrir este lugar (Jo 3.5) pois não são todos que o acham ou lhe procuram "muitos são os chamados mas poucos os escolhidos".

Jesus foi ao pai nos preparar um lugar para vivermos eternamente, meu amigo onde você vai viver a sua eternidade?

Pense nisso, no céu ou no inferno?

È aqui que devemos ficar e por toda a eternidade sentada a mesa com o Cordeiro de Deus então não perca tempo e venha fazer parte deste povo que vive a vontade de Deus.

E ACHARAM O LUGAR

Tudo que Jesus nos diz em nosso coração se cumpre, Ele nunca nos engana ou mente para nós, se você tem duvidado de sua palavra deve começar a crer pois ele sempre faz se cumprir o que diz, "passarão céus e terra mas minhas palavras não passarão".

Agora se prepare (Mc 14.16), você pode me perguntar: Como?

Com a palavra de Deus, Jesus já fez tudo por nós agora ele espera que tomemos posse da vida eterna, e fazemos a obra de Deus como ele nos ensinou "cabe agora vós fazerem a obra de meu pai", não fique mais de braços cruzados esperando algo mudar tome posse hoje de sua posição em Cristo na palavra e comece uma nova historia pois este ano será o ano da alegria completa.





Deus abençoe!

Pr. Vagner Cardoso


Deus chamou um homem dá mesopotâmia para ser um pai de multidões, seu nome Abrão que mais a frente tem seu nome mudado para Abraão por causa da promessa de ser pai de multidões.

Todo aquele que se achega a cristo tem seu nome mudado, de derrotados para vencedores seus significados mudam, outrora olhavam para você e diziam lá vai um sofredor mas isso muda quando aceitamos a Cristo, pois ele muda nossos significados na vida, agora olham para você e dizem lá vai um corajoso servo de Deus, um mais novo vencedor!

A historia de Abraão é rica de mais, muito podemos ser edificados com a historia de fé deste grande homem de Deus "o pai da Fé" e uma está em Gênesis 24.1-4 que quero dividir com você a partir de agora.

Abraão já estava velho e cheio de dias mas algo em seu coração tirava seu sossego, mas o que seria?

Vemos no vs 1, que em tudo Deus o havia abençoado, meu amigo vale apena servir a Deus ele nos honra e nos abençoa grandemente em nossas vidas.

Se em tudo Deus o abençoou é certo que algo ele fez para alcançá-la em sua vida e assim permitiu que Deus o abençoasse, mas o que ele deveria ter feito?

Bom só tem uma maneira, obedecer!

Obedecer a palavra de Deus é a maneira do servo de Deus receber as bênçãos prometidas, em Gênesis Deus fala com Abraão e o diz para ir para uma terra a ser lhe mostrada, sem saber para a onde ir, pela fé este homem obedece, quer dizer; Deus deu uma palavra especifica para ele e ele a cumpriu em resposta a obediência Deus o honrou em muitas coisas em sua vida, o segredo é obedecer a palavra.

Nos vs. 2-4 Abraão chama seu servo Eliezer e lhe dá uma missão, algo estava lhe incomodando, seu filho Isaque precisava de uma esposa mas ele estava velho para ver este negocio então dá a incumbência a seu mais fiel servo para ir a sua parentela em busca de uma noiva para seu filho.

Como Abraão o nosso Deus desejou dar uma "esposa" para seu filho mas no sentido espiritual não me entenda mal!

Jesus veio a terra não para trazer uma religião nova mas para conquistar uma noiva, nos revelou seu reino e agora se prepara para as bodas (Mt 25.1).

Mas a pergunta é que seria está noiva?

Mais a frente veremos, voltemos para a historia de Abraão e Isaque.

No vs.12 Eliezer ora a Deus e poe a questão nas mão do todo poderoso Deus, quando temos uma questão difícil ou qualquer coisa que não temos certeza ou ainda quando desejamos alcançar algo então devemos fazer como este servo fiel, orar e pedir a direção de Deus, e o Senhor nos dará a confirmação, uma palavra nos orientando o que fazer, agora não aja por impulso e nem querendo fazer o que lhe vem a cabeça isso é perigoso e não lhe sairá bem, mas quando você segue a direção de Deus tudo vai bem pode ter certeza disso.

No vs 15 diz que antes que acabace de falar Deus respondeu! Que maravilha!

Mas nem sempre é assim, as vezes demora um pouco, dias, semanas, meses, anos, tudo está no controle de Deus seja paciente, na hora certa ele entregará na sua mão o que queres (Sl 40.1,2).

Então nos vs seguintes Deus poe a moça que desejava dar a Isaque como esposa em sua frente, ela possui algumas características muito parecida com a noiva de Cristo.

Mas quem é a noiva de Cristo (Ef 5.25)?

E a igreja!

Nós que somos a igreja também somos a noiva do cordeiro de Deus, mas para isso devemos desenvolver algumas características para sermos escolhidos como Rebeca foi, veremos então quais são elas.

 1° Nascida em Betuel

Isso era importante pois mostrava que era provavelmente da mesma família que Isaque parentes de seu pai.

Para sermos a noiva de Cristo temos que nascer de um nascimento especifico também, mas não em Betuel mas nascer de novo (Jo 3.5), quer dizer que devemos nos tornar novas criaturas em Cristo pela palavra e pelo Espírito, a velha criatura pecaminosa e amante de si mesmo tem que 'morrer" temos que adotar uma nova natureza não mais a do pecado mas a que vem de Deus,  se não deixarmos a natureza do pecado e adotarmos a natureza de Deus que é santidade e obediência nunca seremos parte da noiva de Cristo.

2° Saia com seu cântaro em seu ombro

Isso mostra que mesmo sendo filha herdeira de seu pai ela era serva antes de tudo, ajudava sua mãe nos afazeres domésticos do dia a dia, sabia ser serva e seguir ordens e era disciplinada pois na determinada hora ele estava lá no poço não se atrasou.

# Ser servo - Meu amigo antes de dizermos sou isso ou sou aquilo temos que ser servos de Deus, você está aqui nesta terra para fazer a vontade Dele não a sua, se você não aprender a servir não poderá ser sua noiva, antes de pedir sirva a Cristo o siga com convicção de todo seu coração (Jr 29.13).

# Seguia ordens - Saiba e aprenda a obedecer a palavra de Deus, é fácil dizer eu amo a Jesus, mas que o ama de fato é quem segue sua palavra.

# Ser disciplinado - E não dar "sopa" para o azar, vigiar, cumprir cada palavra a risca, não fazer as coisas relaxadamente de qualquer maneira, chegar na hora, fazer e respeitar seu mestre.

Quer ser a noiva de Cristo desperte cada característica dessas em você!

3° Era virgem

Virgindade é sinônimo de pureza, isso quer dizer que nosso coração tem que estar puro para receber a Cristo (Mt 25.1), ódio, mentira,prostituição,avareza e tudo mais que é contra a palavra não pode estar dentro do nosso coração, sua vestes tem que ser limpas, nada de impureza pode dominar você.

4° Formosa a vista

Não seja belo só por fora e sim por dentro também e principalmente, não sirva a Deus só por vista lembra-te que os olhos do Senhor estão em todo lugar, manifeste em você a beleza de Cristo, não seja belo para o mundo ou na frente do espelho ou em cima da balança mas seja cheio do Espírito Santo!

5° A qual varão algum havia conhecido

Seja só de Cristo, de mais ninguém, não sirva a outros Deuses Ele não dividirá sua esposa com mais ninguém (Sl 115, Is 40), não podemos servir a dois Deuses ou bem servimos um ou o outro, sirva só a Cristo!

6° Aprenda a descer a fonte

Quem é nossa fonte? Deus.

Quando estiver cansado, triste, amargurado, cheio de lutas e aflições vá a fonte que é Deus, aprenda a orar falar com Deus como pode alguém servi-lo se não conversa com Ele, a noiva sempre gosta de dormir nos braços do noivo.

7° Encheu seu cântaro e subiu.

A igreja tem que aprender a fazer a sua parte, a dar água para os sedentos, o que você faz para Jesus em prol de sua obra, dizima? Oferta? Evangeliza? Aprenda a levar água para os sedentos.


Assim o servo de Abraão descobriu a noiva para seu senhor Isaque, e Jesus deseja que tenhamos também essas característica segundo sua palavra para servos a sua noiva, para que quando ele vir pela segunda vez possa nos levar para seu reino.

Deus lhe abençoe.


Pr. Vagner Cardoso