Vagner Cardoso

'


Cada vez que encontramos um crente maduro podemos presenciar nele o poder do evangelho, seus frutos são aparentes, sua constância no reino de Deus é fascinante e motiva cada um de nós a perseverar na fé, pois podemos ver os frutos ali estampados na vida deste crente e logo pensamos que estes frutos também estarão surgindo em nós rapidamente e assim nos animamos.

Só que para qualquer cristão praticante da palavra de Deus crescer a tal ponto é necessário passar por alguns estágios, não é tão difícil como pode parecer, mas vai exigir de cada um de nós diligencia em permanecer na palavra de Deus.

Vejamos aqui algumas fases que todos nós crentes maduros já passamos e aquelas que outros precisam passar até chegar ao crescimento pleno.

Convido você agora meditar comigo na parábola do semeador, vamos analisar a resposta que Jesus deu aos seus discípulos a dar a explicação da parábola para eles.



 Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. Mateus 13:19



Aqui está à primeira fase, todos os crentes passam por ela, quando estamos ainda à beira do caminho, ou seja, estamos começando a nos interessar pelo evangelho.

Nesta fase estamos nos aproximando de Jesus, começamos a ir aos cultos ou ainda estamos sendo evangelizados por algum irmão.

Não compreendemos ainda com clareza a palavra de Deus questionamentos referentes a doutrinas bíblicas ainda rodeiam nosso coração e mente, e assim fica fácil para o diabo roubar a palavra ministrada no culto ou aquela que recebemos quando discipulados.

Então só passamos de fase quando a luz do evangelho começa a iluminar o nosso coração e o entendimento da palavra começa a chegar, então começamos a nos posicionar e o Diabo não consegue mais nos atrasar.

Então damos inicio a nossa caminhada com Jesus, confessamos nossos pecados e o aceitamos como nosso Senhor e salvador.

Passamos também a frequentar a uma boa igreja onde o evangelho pleno é pregado, o diabo não mais consegue rebatar a palavra do nosso coração, os primeiros frutos já começam a aparecer e quem está ao nosso redor pode perceber claramente.

O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mateus 13:20

A alegria de estar sendo parte da igreja inunda nosso viver, a cada nova descoberta dentro da palavra gera muita alegria dentro de nós, onde passamos sentimos necessidade de testemunhar nossa fé.

Mas logo vem outra fase, a fase que chamo de confrontação, aonde chegam as primeiras angustias e perseguição por causa da palavra Mt 13.21.
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada à angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofendem; Mateus 13:21

Muitos desistem nesta fase, pois são maus ensinados e acham que a vida cristã é um mar de rosas e não entendem que lutas se levantam até mesmo para um bom e piedoso crente, e vindo tais lutas desistem de andar com Cristo.

Se você está hoje vivendo alguma luta não se escandalize tome posse do que Jesus já lhe providenciou e enfrente com fé essa batalha, não desista sua fé lhe levará a vitória.

E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; Mateus 13:22

Outra fase é a que gosto de chamar de lembranças de um passado recente.

Nesta fase começam a vir lembranças e coisas do passado onde cometíamos pecados e muitos começam a ter saudade destes, vêm também às tentações, isso faz pensar em voltar para trás e retroceder e desistir da vida com Cristo.

Muitos nesta fase se deixam levar por seduções do passado e volta para o pecado, o Diabo se encarrega de trazê-las e como ainda não estão plenamente maduros se deixam levar e se desviam da palavra.

E é muito necessário sempre de lembrar o que Jesus falou em vigiar e orar, pois as tentações sempre virão e teremos que resisti-las na palavra e vence-las.

Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. Mateus 13:23



 Então quando aprendemos a ouvir e compreender o poder do evangelho e a enfrentar perseguições e aflições por causa de Jesus e ainda a vencer tentações e enfrentamentos do maligno, o processo de amadurecimento se inicia, este é um ciclo conforme perseveramos dia após dia o amadurecimento vai se consolidando.

 Todo aquele que é de Jesus deve buscar chegar neste estagio o de ser uma boa terra, mas hoje muitos estão mais preocupados com prosperidade e doutrinas do que aprender mais com a palavra de Deus e crescer no reino de Deus, muitos destes crentes não passam de bebes espirituais de facil manipulação, ainda engatinham por isso se vê tantos se desviando do caminho de Deus.


Deus abençoe

Deixe seu recado
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
Mateus 13:19
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
Mateus 13:19



Quando ligamos a tevê ou abrimos e lemos as paginas de um jornal recebemos tanta informação negativas que nos parece que a felicidade é utopia.

Mas acredite não no que teus olhos veem agora, mas naquilo que Deus tem falado ao seu coração, o mundo quando gira em torno do pecado só vê destruição, mas nós os que creem em Jesus temos que prestar atenção em sua palavra, o que você vê nos jornais e na TV são o resultado de um mundo que ainda não reconheceu seu pecado, então não podemos achar que o fim destes será o nosso mesmo fim, pois quem anda com Cristo tem a salvação e pode desfrutar de dias de paz e felizes.

A vida com Cristo nos trás muitas coisas boas veja:

Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. 1 Timóteo 4:8

Que coisa maravilhosa!

A piedade ou viver de acordo com a palavra é proveitosa para tudo na nossa vida, diz o texto que ainda nesta vida se você viver para Deus isso trará coisas boas para você e ainda desfrutará da vida com Deus no seu reino (céu).

Pois se o texto de (1 Timóteo 4:8) diz que podemos em tão podemos! É a palavra que declara.

Mas que princípios devemos seguir na palavra para termos dias feliz?

Você quer ter dias felizes?

Então não deixe de ler está mensagem até o fim!

Vamos meditar na primeira carta de Pedro a igreja aqui há princípios que se cada um de nós seguirmos poderá ter a benevolência de Deus sobre cada dia que nos resta.

Em 1 Pe 3.8,9, Pedro nos mostra como devemos tratar uns aos outros e como viver em comunhão, mas no vs 10 ele não trás coisas importante pra termos dias felizes sobre a terra, vamos meditar nesses princípios.

1° Refreie sua língua e não fale dolosamente

O Rev. Kenneth E. Hagin em seus mais de 60 anos de ministério sempre pregou que se não termos cuidado no que falamos e começarmos a falar tudo que vier a cabeça teremos problemas em nossa vida, e poderemos perder muitas bênçãos de Deus.

Existe verdade em tudo que este grande pregador falava, em provérbios aprendemos sobre estes princípios.

A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. Provérbios 18:7

Cuide o que sai de sua boca suas palavras o podem destruir, tem aqueles que se destroem por confessar derrotas e fracassos, vivem doentes simplesmente por causa de suas palavras, são infelizes por que nunca falam de modo que concorde com a palavra de Deus, falam o que o Diabo quer ouvir e não aquilo que Deus manda falar.

Em Mc 11.23, 24 Jesus deixa claro que podemos ter aquilo a qual falamos!
Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz tudo o que disser lhe será feito. Marcos 11:23

Portanto cuide o que você fala!

Não seja tolo!

A boca do tolo é a sua própria destruição... Provérbios 18:7

O tolo não pensa antes de falar sai falando igual uma metralhadora quando está pronta para atirar, vomita maledicência e fala mal de todos, mas o crente cuida em falar até de seus inimigos, pois isso pode enredar seus pês.

E te deixaste enredar pelas próprias palavras; e te prendeste nas palavras da tua boca; Provérbios 6:2.

Quer ter dias felizes cuide bem de sua língua, não saia pela as redes sociais falando mal de todos que não goste ou criticando a todos tenha muito cuidado.

2° Aparte-se do mal

Meu amigo quem é de Deus não se contamina com coisas do pecado, mas se distancia destas foge como exemplo de José quando foi assediado pela esposa do patrão.

Não fique brincando com as tentações foge delas!

Nada que seja pecado será construtivo para o crente, se Deus diz que não é não, não existe pecadinho e pecadão, corra do que é mal, se aparte até mesmo das rodas de escarnecedores (Sl 1), vigie e pratique a palavra de Deus.

3° Pratique o que é bom

Toda palavra de Deus é boa e será viva e eficaz em sua vida, então deve ser isso o que deve ser praticados pra termos dias bons, Deus não deixaria direções erradas para nós nos darmos mal na vida.

Vou te dar alguns exemplos de coisas boas que a palavra manda que devemos fazer.

- ser honesto

- amar uns aos outros

- ser solidário

- ser fiel ao cônjuge

- honrar pai e mãe

São alguns exemplos que a bíblia traz, mas há muitas outras que devem ser seguidas e praticadas dia a dia.

Há aqueles que suas obras são puramente más, tudo o que pensam e fazem prejudicam o próximo, e não se dão conta que também isso está fazendo mal a sí mesmos, só fazem o que querem e aquilo que favorecem a sí mesmos, deveria meditar em 1Co 13.

4° Busque a paz e empenhe-se a busca-la

A paz vem quando a achamos, como podemos acha-la se não buscarmos?

Então quer paz a busque, seja o primeiro a trazê-la para seu casamento e para dentro de sua casa, não deixe que a guerra comece por você, antes faça com que a guerra termine por sua causa, ou seja, quando tiver oportunidade de apaziguar faça-o, não alimente uma confusão, mas lute para ela se acabar.

Muitas vezes sua carne vai querer fazer guerra, mas seu espirito nascido de Deus e recreado tem a paz de Deus, decida fazer o que está dentro do seu espirito e não o que sua carne quer, agindo sempre assim você verá a paz em seu torno.

Nem sempre será fácil, mas aplique-se em ter a paz!

Siga o que Pedro inspirado por Deus recomendou e você então terá dias felizes.

E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.

1 Pedro 3:8-9
E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.

1 Pedro 3:8-9
E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.

1 Pedro 3:8-9
E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.

1 Pedro 3:8-9
E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.

1 Pedro 3:8-9
E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.

1 Pedro 3:8-9
E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.

1 Pedro 3:8-9