ESTRADA E CAMINHO

ESTRADA E CAMINHO

E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

Lucas 10:30


Entendo que esta vida é como uma estrada e nela podemos encontrar muitos desafios, ao caminhar por ela encontramos pessoas de todos os tipos, aqueles que pela sarjeta se entregam a ilusão de não conseguir chegar ao ponto de terminar sua carreira, há ainda os maus que vivem de ferirem e oprimirem os mais fracos que por ela passam, algum se acham donos desta estrada, mas uma estrada não é um caminho feito por conveniência mas por alguém e esse alguém lhe deu inicio e fim, assim e o mundo e nossa vida.

As vezes quando cruzamos esta estrada nada nos acontece, mas devemos sempre estar alertas pois alguém como Satanas tenta montar um verdadeiro pedágio nesta estrada, (Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41), assim então devemos sempre estar atentos.

Não podemos ter medo de caminharmos por ela pois se assim fizermos não mais viveremos mas sim para nossos medos e neuroses e sem contar pela religiosidade.

Caminhe por esta estrada que se chama "vida" e tenha certeza que aquele que a construiu ainda zela por aqueles que passam por ela, fora aqueles que transgridem a lei de como trafegar por ela, mas como justo juiz ele sempre sabe perdoar e amar, basta um arrependimento para tudo mudar.

Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações.Provérbios 21:2

Aqui Jesus nos conta  uma parábola pois não é só para aqueles que viveram em seu tempo mas para todos que ouvem ela.

Este homem da parábola caminha por esta estrada mas como falei, na estrada da vida encontramos bons e maus, e algo lhe acontece de mau, é assaltado, espancado e deixado como morto ali, será o senhor do pedágio o responsável?

O Senhor da estrada sabe e conhece o nosso coração o que fazemos nesta estrada se andamos enquanto a luz ou trevas, qual o nosso destino e intenção em passar por ela.

E o justo sabe que tem um pastor que zela por sua vida (Sl 23.1-5) responsável em cuidar dos seus ao cruzar esta estrada pois ali também é passagem de lobos.

Onde a ovelhas há lobos!

Este homem da parábola fica a beira da morte mas o Senhor da estrada é justo e bom, eis que sempre poe pessoas boas para nos ajudar, como se fosse ele próprio em pessoa a nos ajudar.

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Mateus 25:35

Mas nem sempre quem achamos bom, bom é, e mau, mau é!

E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.  Lucas 10:31

Parece que  o homem vai cair em boas mãos, lá vem um pastor, ops, sacerdote! Mas passa longe dele não se importa com aquele homem caído e ferido.

Mas depois  do sacerdote vem um levita, "há como o Senhor da estrada é bom!" mas o servo da moral e dos dogmas não o ajuda.

Será que o Senhor da estrada o abandonou alí para morrer?

... mas o Senhor sonda os corações.Provérbios 21:2

Parece que tudo vai dar errado mas é ai que o senhor da estrada nos mostra que uma pedra no caminho pode nos servir de travesseiro e até nos dar água é mel.

Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comer os frutos do campo, e o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira. Deuteronômio 32:13

Vem um samaritano que para os judeus eram seus rivais e maiores inimigos, e o homem que está a morrer na estrada tudo indica que é  e se trata de um judeu.

Se os dois povos não se dão bem, parece que nosso "desamparado" está condenado, pois os mais justos e santos o deixaram ali, e agora vem um inimigo como um inimigo o ajudaria e teria piedade dele?

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Mateus 5:44
O inacreditável acontece, o Senhor da estrada sempre sabe quem usar e pode exatamente usar quem não gostamos para nos estender amão, pois ele sondo os corações.

Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;  Lucas 10:33
Como pode isso?

Os bons não eram bons e o mal era bom?!

Quem sonda os corações e conhece o caminho do homem?

Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar. Jó 28:23

Veja o que o Samaritano fez com o homem ferido.

E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Lucas 10:34-35

O que fez os seus "bons" fugiram dele mas porquê?

Quero lhe fazer entender uma coisa que eu mesmo demorei a entender, estrada é uma coisa e caminho é outra coisa bem diferente, e espiritualmente se torna muito mais distante uma da outra.

A vida e esse mundo é uma estrada com inicio e fim, nascemos e morremos, a beira dela podemos edificar muitas coisas e criar bens e riquezas, fama e gloria, mas Deus olha para o caminho que tomamos, como assim?

Estamos nesta vida e mundo mas dentro de nós podemos traçar um caminho de bem ou de morte, escolher o evangelho ou simplesmente completar o percurso da estrada.

Infelizmente muitos preferem só completar sua vida aqui, se preocupam só com sua existência em uma estrada feita de pedra e salteadores e traças.

O sacerdote e o levita como todos desta historia estavam a caminhar na mesma estrada, o que acontece a um pode não acontecer a outro, o bem e mal vem sem que esperamos, não dá para adivinhar quando o dia mal vem.

Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;

Mas o caminho dentro dos seus corações eram diferentes, as vezes apanhamos e nos ferimos nesta estrada por causa que escolhemos fazer o bem e não o mal, muitos que pregam o evangelho ainda sofrerão por causa dele.


Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus, 2 Timóteo 1:8

Muitos outros andam por esta estrada mas o caminho do seu coração é outro, de fazer o mal, do egoismo da religiosidade e vaidade, e quando encontram alguém ferido pela estrada o caminho do seu coração o faz desviar do que até mesmo Deus o requer fazer.

O caminho do sacerdote é um, o do levita era parecido com o anterior, mas o caminho do "mau" do samaritano é o do evangelho, que é amar!

E amar até mesmo quem te odeia, e fazer o bem, é isso que difere cada um de nós nesta vida, não a estrada ou como a levamos a diante mas o caminho que sigamos dentro de nós, se seguirmos o que Cristo propôs como o caminho reto e estreito, digo com toda certeza você estará mais próximo do Senhor da estrada e aquele que cobra pedágios ficará mais longe de você.

Qual é o seu caminho, horizontal ou vertical?

A estrada pode ser no horizontal mas o caminho é na vertical.

O caminho que escolhemos em nossos corações definem quem somos e para onde vamos após a morte, escolha o caminho de Cristo, pratique o evangelho sem religiosidade, siga seus ensinamentos e você caminhará por esta estrada livre, onde sua consciência e alma e espirito e ainda o corpo sentirá a verdadeira paz que só vem de Deus.


Siga o caminho da Graça, não se importe se alguém lhe veja como um samaritano o que importa não é a estrada mas o caminho do seu coração.





Paz de Cristo!



MENSAGEM INSPIRADA EM UM COMENTÁRIO DO REV. CAIO FABIO