RENOVE SUA MENTE

RENOVE SUA MENTE

O filósofo francês Jean-Paul Sartre defendeu sua tese ou seja uma proposição para debate, reflexão que somos condenados a ser livres, pode parecer um pouco estranho mas espiritualmente concordo totalmente com sua tese, Jesus nos libertou no calvário.

Mas o que Sartre queria propor com essa tese onde ele queria chegar, pois ouvindo assim parece agradável, romântico ou não é?
O que ele queria dizer que dentro de nós somos sempre livres, por exemplo alguém pode estar preso em uma cadeia como José ou em uma cova com leões como aconteceu com Daniel, seu corpo pode estar amarrado a uma pilastra como Sansão mas seu pensamento é livre, você continua a pensar, racionalizar, fazer planos de fuga ou imaginar como tudo vai acabar e isso ninguém além de Deus sabe o que sua mente livre em pensamentos projeta.

Deus quando nos criou nos deu o livre arbítrio para fazermos escolhas até a que Deus servir.

Mas quero fazer você entender o porquê que me lembrei da tese de Sartre, no evangelho de Lucas onde ele escreve sobre a crucificação de Cristo, há um fato muito importante que me trouxe isso a memoria, vejamos então.

E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.
Lucas 23:33-34

... perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem , isso tem muito haver com o que
Sartre propôs para que pensemos, mas olhando pela palavra o que Sartre defendeu é muito questionável e romântico demais.

Porque digo isso?

Pois mesmo que você seja livre no pensar e ninguém além de Deus saber o que se passa nesse "campo de batalha" ainda assim você pode não estar totalmente livre.

Seu corpo pode estar preso mas seus pensamentos continuarão, mas com o tempo, você pode criar sequelas, esse tempo que passou livre pensando pode no seu amago ser tocado, e assim ser algemado com pensamentos mal construídos e bases destrutivas concebidas como verdade.

A construção dos pensamentos são ainda mal entendidos por muitos estudiosos e cientistas e eu também não sou a pessoa mais indicada para explicar algo tão complexo que pode encher de livros centenas de bibliotecas falando sobre o assunto.

Quando Jesus diz que eles não sabiam o que faziam ao que ele se referia, pois se fazemos algo primeiro pensamos, em milésimos de segundo nossa mente faz cálculos e produz pensamentos complexos, ao que ele se referia?

Construímos pensamentos de acordo com o que está arquivado em nossa memoria, você e eu não percebemos isso, pois é tão rápido e imperceptível que o que percebemos já é o que se formou, então o pensamento.

Nossa memoria é um produto de genética e de tudo que você vive, experimenta e crê também, e tem como correto e certo, tudo isso trazemos e criamos desde que chegamos a esse mundo de pecados.

Os soldados sabiam o que faziam contra Jesus seguiam as normas de pilatos e de seu serviço que deviam prestar ao governo romano.

Para Jesus dizer tal frase é porque parte do que eles estavam fazendo era de livre vontade de cada um e outra por acreditar na lei de roma ou naquilo que os ensinaram como justiça e amor ao proximo e como deveriam tratar um condenado a cruz.

Concluindo o pensamento de Jesus, podemos pensar que estamos certos ainda estando errados, devido as informações contidas e armazenadas em nossa memoria que recebemos e que fomos ensinados.

Eles pensavam que pilatos estava certo que Jesus era um débil ou farsante e que devia mesmo sofrer tal coisa, mas as informações que construíram esses pensamentos transformando em verdade estava incorretos, Jesus era inocente e sem pecado algum morreu por amor pelos nossos pecados, para então nos justificar de acordo com o que cremos nele diante do nosso Deus.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:1-2

Esse mundo onde vivemos foi invadido ou subtraído por forças inimagináveis por muitos de nós, quando Adão pecou e essa semente vem sendo passada a cada ser humano que nasce e tais forças que agem no mundo invizivel ou espiritual vem trazendo informações e "bancos de dados" errados, contrários ao original que Deus fez para nós para pensarmos de acordo com a vontade do Senhor e fazer o que é reto e verdade.

Paulo nessa passagem de romanos diz que devemos renovar nossa mente pois essa semente de informações de pecado e maligna impregnada em nossas mentes, fazem como que viemos a pecar contra Deus, agindo de maneira espiritualmente e socialmente errados.

Entendeu?

Hum?

Confundiu?

Espero que não, mas entenda tudo que você toma como concreto pode pela visão de Deus não estar certo, como no caso dos soldados onde Cristo se referiu onde está registrado no Ev. de Lucas.

"E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes."
Lucas 23:33-34

O que pilatos lhe disse que é certo pode não ser, por mais que ele use capítulos e versículos da bíblia, por isso está escrito:

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 Pedro 2:1

Devemos renovar nossa mente mas com o quê?

Com a palavra de Deus, tomando o que é certo como Cristo nos passou que é o evangelho, tudo que for contrario ao que Cristo ensinou devemos reformular em nossa mente com a palavra o que é vontade de Deus.

Por isso devemos estudar a palavra e examinar muito bem para que estejamos certos que praticamos o que agrada o Senhor.

O mundo de pecados e malevolência e com sua paixões carnais tem padronizado sociedades, mas se aprendermos que Jesus é o nosso mediador com o Criador e que seu evangelho nos ensina a viver em amor e em concordância com Deus, o que aprendemos com o mundo começa a se tornar em algo obsoleto, enganoso e vil para nossa existência e conduta como seres humanos.

O que você fala é e vem do que está no seu coração e processado em sua mente, mas se você pensar errado sobre algo da palavra ou da vida, você no final vai crer errado, e como Jesus ensinou que recebemos suas bençãos pela fé em Graça por ele dada ao morrer na Cruz, como pensando errado e crendo errado você vai usar sua fé de modo correto?

Não tem como, aprenda com Jesus leia a bíblia, busque a sabedoria de Deus e não seja sábio aos seus próprios olhos, renove sua mente com a palavra de Deus, substituem o que o pecado lhe ensinou pelo o que Cristo a pregou a mais de 2000 anos atrás e que até hoje tem sido eficaz de era em era, pois é o que saiu da boca de Deus.

Sua vida vai mudar de qualidade quando você aprender a renovar sua mente com a palavra de Deus, experimente, comece hoje a ler a bíblia, participe de um grupo de estudo bíblico serio, procure uma igreja e ousa o que o pastor tem a falar e ensinar sobre a palavra de Deus.