A ARVORE E SEUS FRUTOS

A ARVORE E SEUS FRUTOS

Bem está mensagem foi concebida no dia dezessete de agosto deste ano durante o culto ministrada pelo Pr.Geziel D. Diogo na igreja batista brasa de Capão da Canoa.

Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Mateus 12:33

Jesus mais uma vez após ser atacado por fariseus ele se defende maravilhosamente com verdade e sabedoria sem sair do equilíbrio tanto emocional e espiritual.

Ele aqui mostra através de figuras de arvores e seus frutos se referindo a homens que quando são maus só podem dar frutos maus, não se pode esperar frutos suculentos de arvores más e arvores boas dão frutos de acordo com sua natureza boa, não dariam maus frutos.

Depois de proferir tais palavras ele diz que é do coração que tiramos boas e más coisas, quer dizer que o coração é como se fosse uma fonte de águas se ela estiver contaminada só poderá ser amarga e doente, mas se sadia boa para beber será.

Arvores possuem uma estrutura fantástica e sobrevivem por meio mais fantástico ainda, a forma como se alimentam, conduzem seus nutrientes por toda sua estrutura e se mantem por décadas ali paradinhas, Jesus em outra leitura se refere aos lírios do campo pela sua beleza e vida, pois muitos homens se preocupam e adoecem por causa de coisas matérias e transitórias, mas o pai sustenta arvores e lírios, mas muito mais se confiarmos Nele Ele cuidara de nós, arvores ficam ali e crescem dão frutos e embelezam ruas e campos e fazem lindas paisagens ao longo desta terra graças ao pai, e não precisam se agitarem de um lado ao outro, mas há muitos de nós que assim fazem.

Veja as arvores e lírios tem raízes que se responsabilizam em retirar água e nutrientes do solo e assim o processo de sustento começa e o espetáculo final agente vê nos vales e campos.

Raízes, alimentam, curam, firmam, determinam tudo o resto.

Quais suas raízes espirituais? Quais suas raízes emocionais e pisciquicas?

Elas determinam como serão seus frutos, saborosos ou ruins ao se provar, seu coração é onde estas estão, ele é responsável em dar bom ou mal tesouro, saiba cuida-lo, o que você tem guardado nele, e onde ele está firmado, em Deus ou em coisas que sujam e turvam suas águas?

Se firmarmos nosso coração em Deus poderemos ser boas arvores, estrondosas e poderemos ser uteis, dar sombra, alimentar, abrigar e chegar mais alto, 'quase tocar o céu'.

Frutos são na verdade traduzidas por Cristo como obras, feitos dos homens, tanto em sociedade e sozinhos e perto de Deus, mas isso é ligado ao que somos em nosso interior.

Se formos praticantes da palavra de Deus os frutos serão bons com certeza, pois a palavra transforma a fonte amarga e estéril em sadia e só uma arvore sadia e boa de natureza dá bons frutos, assim precisamos nascer em Deus de novo em espirito e verdade.

O que você faz mostra o que você pensa e que carácter tem, revelam muito sobre você, sua emoção e espiritualidade.

Mas lembre o que disse, tem que nascer de novo, porque a salvação só é alcançada em Cristo e não só com bondade e boas atitudes.

Ser cristão é ser parecido com Cristo ou seja um rebento de uma boa árvore, então nossa natureza será boa e bons frutos devem aparecer, serem dados.

Te pergunto como damos esses frutos, melhor dizendo, como oferecemos aos que nos rodeiam?

Pela maneira que nos comportamos como disse em sociedade e sozinho e diante do Pai, na maneira de falar, sentir, ouvir, as pessoas saberão se somos de Deus ou não por nossos frutos, realizações que mostrarmos a eles debaixo da supervisão de Deus.

O que são então?

Amor, fé, fidelidade, responsabilidade, paz, paciência, honestidade, tudo que vem do carácter de Deus será absorvido pela raiz e se tornará em frutos em nós.

Mas todos esses frutos devem ser baseados em um carácter Cristão.

Quando eu era criança pude frequentar a roça, colher laranja direto de sua arvore e muitas outras frutas também de igual modo, as vezes diferente dependendo da arvore, deixa te explanar algo que é onde quero chegar.

Podemos colher um fruto com pedras? SIM OU NÃO?

SIM.

Mas quando ser dado não é bom que ele fique magoado entendeu?

Mostramos nossos frutos quando recebemos pedras, o mundo nos dá muitas pedradas, as pessoas que amamos, amigos, colegas e até irmãos.

Mas não podemos nos dar ao luxo de ficarmos feridos, magoados, Jesus foi apedrejado, pregado em uma cruz ele nesses momentos mostrou e deu frutos em meio a muitas pedradas.

Colhemos ainda chacoalhando a arvore, as tribulações da vida farão seus frutos cair, como você se mostra em meio uma crise?

Terremotos chegam sem avisar em muitos lugares por exemplo o Japão, mas lá eles aprenderam a lição, aprenda com o evangelho também, ele é um ótimo livro de lições a serem tomadas, com tantos terremotos e desastres e mortes o Japão se organizou, as 'ARVORES' casas desde a raiz é preparada para tal acontecimento, assim aguentam e se reconstroem com facilidade e ferem menos.

Se firme no evangelho viva-o todos os dias como se teu amanhã seria seu encontro com Jesus, pois o mundo nos chacoalha e só preparados em Jesus venceremos e daremos bons frutos.

Podemos subir na arvore e colher com as proprias mãos para isso deve-se conhecer bem que tipo de arvore subimos.

Esta arvore poderá ter espinhos, galhos fracos, e copa alta e fechada, assim só os nossos familiares poderão profundamente explorar nossa vida como um moleque sobe em uma mangueira para colher mangas.

Devemos primeiro dar esses frutos livre-mente aos nossos entes queridos, seja crente primeiro em casa e depois na igreja, sua esposa lhe conhece antes de você por seu terno pois dorme e acorda do seu lado e sobe esta arvore como um moleque faminto e acostumado a comer mangas, assim também seus filhos e demais familiares.

Comece por Jerusalém e não por Samaria.

Com ferramentas forjadas também se pode colher, existem inúmeras por ai, saiba que o diabo forjará muitas situações para você dar seus frutos suas intenções é que você seja destruído consumido no dia do juízo, mas mesmo que essa ferramenta seja um deserto seja forte, se for uma viagem ao pináculo de um templo, seja forte, se for a mentira, seja cristão em todas elas e você no final de sua vida sera uma arvore que não será cortada pelo machado do Senhor.

E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. Mateus 3:10

E agora você viu que grande desafio temos todos os dias, abrigar, dar sombra, alimentar, crescer até chegar mais perto do céu



PR. VAGNER CARDOSO.