A OVELHA PERDIDA

A OVELHA PERDIDA

E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:
Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?
E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso;
E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.


Lucas 15:1-6

Quem nunca leu ou ouviu sobre esta parábola, qual pastor que nunca pregou sobre ela?

Eu por exemplo já preguei em algumas igrejas, mas aqui quero tratar de um modo diferente esta parábola, é claro sem sair do contexto bíblico, mas diferente de todas as vezes que preguei sobre ela, Deus me deu algo novo para dividir com você.

Na verdade podemos através desta parabola pregar muitas coisas com temas sobre ela, aqui quero trazer algo mais simples e puro.

Jesus foi a casa de publicanos e pecadores ou seja pessoas mal vistas pelos religiosos da época, mas Jesus não se preocupava com criticas ou com o que iriam falar dele e mais nem com o que pensavam dele, o que ele queria era salvar pessoas tirar o pecador do pecado, para isso ele devia ir até eles mas não pecar como eles, como você vai salvar alguém que se está se afogando no mar se não entrar também no mar, porém você não pode beber da mesma água então serão dois a morrer.

Mas vemos que o criticaram muito e muito, então ele tras três parabolas para responder aos religiosos sabichões da época, uma delas é das 100 ovelhas, que tem um grande significado para nós e podemos com ela, como eles naquele dia aprender mais.

Jesus primeiro faz uma pergunta:

Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?

Para os fariseus o que contava mais era o numero não a qualidade, crescimento espiritual, mas aqui Jesus começa dando um verdadeiro nó na mente deles, pois para eles era burrice ir atrás de uma só ovelha e deixar noventa e nove para trás, mas para Cristo todas tinham o mesmo valor.

Hoje isso ainda acontece, muitos estão mais crentes por causa de números nas contas bancarias e nas finanças, procuram a benção mas não o que abençoa.

Vão na igreja nos cultos que tem mais pessoas e desprezam os que tem menos, mas pense comigo, uma igreja pode ter 1000 pessoas no culto e 999 incluindo o pastor podem estar indo para o inferno, e na outra igrejinha que tem 50 noventa por cento pode estar indo para o céu incluindo o pastor, números são apenas números para Deus, mas para homens pode ser outra coisa.

Tamanho de igreja não salva ninguém!

Pastor não salva e cura e abençoa ninguém quem faz isso é Deus com seu poder e perdão através de Jesus e pela palavra e usa o pastor como instrumento.

O pastor da parábola contou suas ovelhas e contou de novo e de novo e faltava uma, ele se preocupou, o que pode ter acontecido para aquela ovelha não estar alí, se perdeu das outras, estava longe e escureceu e perdeu o caminho, ou algum animal a matara?

O pastor ficou indagando consigo mesmo.

Outros animais tem senso de direção apurados e boa visão, mas para uma ovelha perdida do rebanho sem um guia e referencial e fácil caminhar em uma direção totalmente distante de seu aprisco.

Esse pastor reconhece isso e toma uma decisão ir atrás daquela que se perdera do rebanho, ele não sabe como vai acha-la mas fará de tudo para tal acontecer.

Então preste atenção o pastor deixa as noventa e nove no aprisco, não! No deserto e vai atrás de uma unica ovelhinha, veja o grande significado que esta ovelha perdida tem para esse pastor, ele não perde tempo deixa as outras onde estão é corre para buscar a perdida.

Até aqui tudo soa muito belo de mais, mas o que Cristo queria falar aos fariseus era mais duro e reto a seus ouvidos, vejamos alguns significados que contem nesta parábola.

Jesus poderia se referir a tantos animais mas a bíblia sempre se refere ao homem em um sentido figurado como ovelha, pois não há um animal tão fácil de se machucar e ferir e que tem pouco senso de direção como a ovelha e ainda parece ser tola e desprotegida e vive a berrar e andar atrás dos outros.

Assim é o ser humano em total desprendimento de Deus, ou seja aquele que vive em pecar e ama as coisas deste mundo mais que as coisas que são de Deus.

Os pecadores não possuem senso de direção, são ávidos por aventura (lembra de Eva e a serpente) se surgir algo novo e atraente mas que leve para longe de Deus lá vão eles, são muitas vezes tolos, preferem se matar com drogas do que ter uma vida sã, são ignorantes.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.

Isaías 53:6

Lembre-se todos nós!

Mas Jesus veio para nos salvar e nos dar sua palavra como uma bussola para nos mostrar a direção do Deus criador de nosso Pai.

Foi o nosso pecado que fez Jesus vir para nos tirar dele e nos dar nova vida com Deus ele é o caminho e a vida, mas aquele que amar mais sua vida do que ele acaba no deserto.

Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.

João 10:26

Na parábola da ovelha perdida o pastor deixa as noventa e nove no deserto o que quer dizer isso, Jesus estava se referindo aos fariseus (Jo 10.26).

Pessoas que amam mais o deserto do que as campinas, que vivem no pecado seja ele qual for o deixa longe dele, isso ele dizia para os fariseus

Muitos pastores se preocupam mais com o numero é ficam com as noventa e nove no deserto, se preocupa mais com números e te pergunto e daí?.

O que tem sua igreja ter 10, 15, 30 pessoas, o que importa é o evangelho prega-lo é ele que mostra o caminho, muitos não querem ouvi-lo pregue para quem Jesus trouxe até você querido, se for uma?

Já fiz muitos cultos para uma pessoa quando comecei meu ministério é verdade e pregava com o mesmo sentimento, fazia o culto completo deixe te dar um exemplo:

Quando fui pastor na cidade de Encantado-RS em fevereiro de 2007, meu primeiro culto lá como pastor foi em uma quarta feira a noite, antes de assumir a igreja o pastor que eu estava substituindo disse-me que a noite é que vinha mais membros, tínhamos cultos as tardes e anoites, me disse que dava umas trinta pessoas, pois bem aguardei.

O horário chegou 19:30 hs e só tinha uma pessoa, ví que não era nada do que ele me falara, mas subi no altar com o mesmo amor de sempre, o que importa é o evangelho ser pregado, se Jesus me trouxe uma vou pregar para ela! E assim foi, cantei, fiz as orações de inicio, preguei, oramos após a palavra, fiz um culto de uma hora e meia para uma só pessoa, não me importei com o numero, a palavra diz que uma pessoa sendo salva são milhares de pecados que são perdoados.

Quando terminei o culto fui falar com aquela senhora, fui comprimenta-la como o pastor novo, e ela me disse que não era de minha igreja que estava alí pela primeira vez e que pertencia a outra igreja, nem membra de minha igreja era mas fiz o culto normal como faria para 10, 100 ou 1000.

Vejo muitos pastores preocupados com numeros mas aquele pastor da parábola simboliza Jesus e ele foi atras de uma e deixou noventa e nove fariseus para trás e foi buscar uma que ganharia o reino dos céus.

E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:

Lucas 18:9


Aqui neste texto Jesus se refere aos fariseus, que se achavam justos (Mt 23.2), mas que eram cheios de religiosidade e dogmas mas esqueciam dom próximo e de amar uns aos outros, e o proprio Cristo rejeitaram assim viviam num deserto não querendo o aprisco de Jesus.

Jesus na parábola diz que ao recuperar a ovelha perdida o pastor leva-a para casa reuni amigos, família, vizinhos e faz uma festa por acha-la, veja por uma ovelha se deu uma festa, quantos pastores fazem isso?

Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Lucas 15:7

Isto se refere aos fariseus que rejeitavam os publicanos e com sua justiça propria achavam que não tinham perdão.

Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

Lucas 13:3

Para Deus em Jesus o salvador nem o mais pecador é abandonado e deixado para trás para Deus ele tem o mesmo valor, ele nos ama de igual modo, ele não ama um mais que o outro, a unica coisa que ele não ama em nós é o pecado então devemos nos purificar em Cristo através de sua palavra ou seja do evangelho.

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Lucas 19:10

Assim como aquela ovelha se perdeu e não teve senso de voltar é o pecador mas Jesus o atrai o chama, se ele ouvir sua voz e abrir seu coração grande obra Ele fará na vida deste pecador, mais no pecado se encontra o homem mais sujo está, mas Cristo tem como limpa-lo, mas muitos morrem em seus delitos por não mais acreditar em salvação, Jesus pode dar isto basta cada um de nós crer nele, ele nos será o caminho de volta ao aprisco do Deus vivo e poderoso que nos criou para sermos seus filhos, porém o pecado faz separação do homem com Deus, então amigo se você está no pecado livre-se dele agora aceitando Jesus como seu caminho para a vida que há nele, seja Ele seu Deus e salvador.



Deus os abençoe!



.