AS DEZ VIRGENS PARTE DOIS

AS DEZ VIRGENS PARTE DOIS

Falamos anteriormente na mensagem que originou esta que falaríamos mais sobre a parábola porém agora na segunda nos dirigimos aos maiores detalhes.

Acerca do numero dez não se está falando de um grupo ou parte da igreja mas sim de toda ela, e o que acontece no final é exatamente o que acontecerá realmente.

O que significa as virgens é o cristão em sí, pois a virgem simboliza a pureza, concluímos que as dez simbolizavam crentes ou ainda a igreja final (Ap 14.4-5)

A lampada na parábola simboliza a própria palavra de Cristo que é o que nos limpa e capacita para andarmos com Jesus. E no caso o que nos faz caminhar a noite e a ficar há espera de Cristo em sua volta, pois é através dela que conhecemos a Jesus e nos entregar a ele em uma forma de nupsias e entender o sentido da cruz e sua volta.

Sabemos que eram dez um grupo fechado, unido, mas ao decorrer da parábola viemos a entender que existiam aquelas que eram prudentes e as que eram tolas.

Apesar das dez carregar uma lampada brilhante em suas mãos e a esperar o noivo, cinco traziam mais azeite de reserva para caso o noivo se atrasa-se.

A lampada brilhante que devemos carregar é o evangelho devemos ser cartas vivas de Cristo, o azeite é claro está na cara fala do significado do Espirito Santo, buscamos a palavra mas devemos recebe-la pelo Epirito de Deus, que nos é revelada e confirmada pela unção que vem do Espirito Santo.

Deus tem em seu querer e isso é claro que todo crente seja cheio do E. Santo, não só com a nova natureza mas que isso se transforme em um rio, o batismo no Espirito é figurado assim, um pós acontecimento depois de nascermos de novo, é um preenchimento maior de Deus para o crente, trazendo dons e aperfeiçoando nossos talentos, dando poder vindo do Pai.

Jesus só começou seu ministério depois de ser batizado no Espirito Santo é essencial para quem quer entrar no ministério ter o batismo no E. Santo, pois é um revestimento maior para que viemos atravessar desertos e vales, depois de ser batizado e receber o Espirito Santo Jesus foi para o deserto isso serve de alerta.

No caso das virgens todas elas tinham azeite pois as lampadas brilhavam antes de apagar, isso representa o novo nascimento temos a natureza de Deus dentro de nós, no caso o Espirito em uma medida, porém havia aquelas que tinham em reserva o azeite, isso pode simbolizar os crentes batizados com o espirito santo.

Gosto de pregar atos 8 porque deixa muito claro esta questão de novo nascimento uma porção por assim dizendo, e o após preenchimento do espirito.

Em atos 8 do vs 1 ao13, vamos ver que filipe pregou e muitos se converteram se batizando nas aguas, nasceram de novo, mas vemos mais afrente que ainda era preciso algo ainda, apos a saida de Filipe veio Pedro e João, que vendo que nenhum havia recebido o batismo no espirito, então os ensinaram sobre tal e impondo as mãos eles eram batizados.

Como sabemos que alguém é cheio de espirito santo, quando ele tem o dom de linguas, no vs 18 Simão oferece dinheiro para receber aquilo que ele via os outros receber, como ele sabia?Pois algo percebia externamente comprovando o falar em linguás estranhas, veja como muitos receberam e ele não? Temos que crer que o batismo já nos foi concedido, pedro e joão não mandou ninguém esperar, só impunham as mãos, o batismo já nos pertence temos é que recebe-lo pela fé, em oração sincera a Deus.

Houve um determinado sono entre as noivas pois o tempo passou e o noivo não chegou, após ele recebe as prudentes, veja, Jesus está nos dizendo que muitos vão dormir antes que ele volte quer dizer que muitos morreriam Nele, outros estarão vivos acordados quando ele voltar, mas há outro significado o de vigiar para estar sempre pronto para que nesse dia não ficamos e formos para o inferno.

Ainda podemos falar da igreja primitiva que após de muitos anos de espera muitos foram dormindo, perdendo a esperança na volta de Jesus, ou da idade media onde ouve um esquecimento e falta de entendimento acerca da volta do mestre.

O noivo chegou a meia noite? Ou foi avisado sua vinda a meia noite?

Vamos sugerir que foi só um aviso de quando ele de fato viria o que aprendemos mais?

1- Primeiro periodo, as noivas preparam as lampadas, significando a igreja primitiva que antegonizava a volta de Cristo, estava preparada e fervorosa no Esprito para tal.

2- Segundo período seria a demora que vem com o sono, um amorno na igreja, pela demora do noivo, quase um esquecimento da segunda vinda.

3- Terceiro período ou vigília meia noite! Eis um grito, o grito acorda as virgens e elas preparam suas lampadas, representa nosso período, nunca foi tanto falado da volta do mestre, de CRISTO JESUS.

4- Quarto período o período mais próximo da vinda a chegado então do noivo. Pode ser um período muito próximo do que vivemos hoje ao meu ver.

Mas tudo indica que o foco seja mesmo na segunda vinda, onde temos que estar preparados pois não sabemos nem o dia nem a hora.

A parte onde as néscias percebem a falta de azeite fala de aqueles crentes que esperam a volta de Cristo mas se acham preparados para ir com ele, mas na hora saberão que não estão na verdade prontos e ficarão, isso acontecerá, muitos hoje dizem, minha igreja é que vai subir, a minha esta certa, cuidado quem muito se acha preparado pode acabar ficando.

Quando viram que suas lampadas estavam faltando azeite pediram ajuda as prudentes, não havendo azeite de sobra aconselharam ir comprar o azeite que simboliza o Espirito, veja as coisas de Deus não se vendem e nem se compram, a fé é inegociável, não use as coisas de Deus para ganhar dinheiro e enriquecer, isso fará você ir ao mercado e na volta Jesus já ter ido e você ficar.

Outra coisa, só obtemos as coisas de Deus com fé, com perseverança e sendo fieis a ele, nem sempre será fácil, por isso o termo comprar.

Então concluímos que muitos que estão na igreja e se dizem Cristão poderão ir comprar o azeite e encontrar a porta selada, ou seja uma parte da igreja pode não subir por falta de vigiar.

As prudentes representam as que sobem com Jesus, estas não tutuviaram, ao certo sofreram pela espera, não desistiram, sabiam do verdadeiro valor daquele encontro e casamento, pensaram e fizeram tudo que era preciso para se encontrar com o noivo, então fica o recado, vigiemos!