AS DEZ VÍRGENS

AS DEZ VÍRGENS

Bem, novamente como é esperado neste blog estamos trazendo uma outra reflexão sobre os princípios bíblicos e trazendo palavra de fé e amor, ensinando o que Cristo deixou claro nas sagradas escrituras, nosso objetivo aqui é propagar o evangelho, não quero lhe convencer que minha fé em Jesus é a certa ou que alguma teologia é a correta, primeiro quero que você leitor tenha e saiba que o respeito seja lá qual for a sua religião, não quero lhe convencer de nada você é quem escolhe e decide o que é melhor para você, sou só uma voz que ecoa no deserto (lembra-se de João Batista) um porta voz assim bem simples, segundo não defendo uma teologia pois acredito que a mente do homem é muito pequena para estudar o que nunca irá compreender com seus livros e teorias e dogmas, Deus não se estuda Ele é o Grande Eu Sou, nós que devemos ser seus alunos e parar de brincar de professores que sabem tudo de Deus, Paulo disse que a cada diz ele aprendia mais com Deus em fim, quero trazer uma nova mensagem para você pensar e entender o evangelho e que isso possa dentro da sua existência lhe ajudar a se encontrar com Deus e com o caminho certo da vida.

Nesta madrugada como trabalho com informatica gosto do silencio da noite para trabalhar e por isso tenho muitas vezes aproveitado este tempo para escrever, hoje Deus pois algo no meu coração, uma nova parábola que dentro do que Jesus ensinou e de seu significado mais profundo, algo Deus quer que eu divida com você.

¶ Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

Mateus 25:1-13

Esta parabola estudaremos mais profundamente a frente esta mensagem terá duas partes, a segunda parte explanarei cada significado que Jesus usou e o porquê acredito nisso, então ficaremos hoje mais com a revelação que Deus colocou no meu coração.

Nesta parabola, fala como o titulo indica de dez virgens que seriam acompanhantes da noiva prestes a casar, no contexto para nós simboliza a igreja de Cristo a noiva, o noivo fica claro quem representa.

O numero dez representa um numero fechado, exato, inteiro, então essas parábola trás uma mensagem não para um grupo dentro da igreja mas para toda ela.

O termo virgem na bíblia tem um sentido especial vamos falar assim, se trata de alguém separado por sua consciência e escolha decidida a servir a Jesus ou seja a viver o evangelho até que Ele volte para nos buscar.

Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.

2 Coríntios 11:2

Aqui Jesus é no contexto visto como o rei e a pessoa que decide lhe seguir e viver o evangelho como sua noiva.

¶ O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade.
Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
Todas as tuas vestes cheiram a mirra e aloés e cássia, desde os palácios de marfim de onde te alegram.
As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir.
¶ Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa do teu pai.
Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o.
E a filha de Tiro estará ali com presentes; os ricos do povo suplicarão o teu favor.
A filha do rei é toda ilustre lá dentro; o seu vestido é entretecido de ouro.
Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti.
Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei.
Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre toda a terra.

Salmos 45:6-16

Concluindo essa pessoa leva o significado de virgem por decidir não mais se deleitar nas coisas pecaminosas e desejáveis a carne e luxuria humanas, mas servir a Cristo sem se contaminar e se misturar ao pecado do mundo.

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

Tiago 4:4

Cristãos que fornicam e fazem namorico com o pecado não podem aqui ser chamados de virgens

Pois bem nessa introdução deu para entende um dos princípios da parábola de Jesus, mas vamos a mensagem proposta aqui..

O certo é que ao ler esta passagem sabemos que elas se reuniram em um lugar em comum, combinado de ante-mão para todo preparo e acontecimento do casamento, então é certo dizer quê além do azeite que levavam (exploraremos isto na parte dois) deveria ter comida, e tudo mais que é necessário para passar um grande período ali

E é aqui que quero chegar, o ponto da mensagem de Deus para você preste muita atenção.

.¶ Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?

Tiago 2:14

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Filipenses 4:11-13

Tiago fala de fé e obras, ou seja a fé cria atitudes coerentes em quem a tem e a declara, quem segue Jesus deve como o nome Cristão diz querer ser parecido com Ele, não só na fé mas em obras, mas que obras são estas?

Alguém lhe diria que deve ser testemunho de um servo fiel "muito bem!", que com sua fé conquistou tudo aquilo que cabe a um homem de fé e ao que a igreja promete dar, então resumindo ele deve ter prosperidade, um belo de um carro, muito dinheiro, dentes novos de preferencia implantes, usar chapa é coisa de quem não tem fé, e ter tudo de melhor na sua vida, háaaaa.... e nunca passar por perrengue, lutas, problemas no trabalho, casamento e ter toda família convertida, pois se alguém lhe olhar e não ver isso vai pensar "que crente é esse ué, tem fé e não tem obras".

Obras que Tiago falou também se refere a essas áreas materiais, emocionais, e no geral de nossa vida e necessidades, mas o que falei anteriormente é um erro que muitos pastores fazem suas ovelhas acreditarem e pensarem, pense no que Paulo falou em Filipenses 4: 11-13, será que ele tinha fé e obras dignas de um servo fiel?

Resumindo existem os supercrentes que querem parecer o que pregam lá do altar dizendo o que devem mostrar, e quando veem alguém um outro praticante da palavra passando por uma dificuldade diz esse não tem fé.

Que coisa neh!

Coitado do apostulo Paulo!

E a quem não é crente que pensa assim por causa da retorica deste pessoal supercrentes gospel, então eles pensam que todo pastor tem que ter seu Batmovel, todo crente tem que ter seu anel de lanterna verde de ouro e rubi, e todas as irmãs tem que ser mulheres maravilhas viverem caladas e mudas submissas ao coronel que se chama de seu marido, misericórdia!

Entendeu? Vamos a frente sem Marvel e DC comics pois isso já tá virando industria gospel daqui a pouco vais sair até bonequinho de cantor e pastor para colecionar e do irmão mais santo da igreja.

Veja bem não me entenda mal quero que você entenda o equilibrio em tudo isso, a vida de um cristão é marcada de vitorias em todas as areas mas a marca maior que deve aparecer é a de Cristo no coração, no falar, no aperto de mal, no bom dia para o vizinho, em ajudar o necessitado e o irmão que precisa de ajuda, em acolher bem seus "estrangeiros" distribuir amor até para os inimigos, aos olhos do Pai creio, que tais obras valem mais que um Rolls-Royse, e a ultima pipoqueira de ultima geração que apareceu no intervalo da novela das nove.

Ser vírgem para Deus saindo do contexto sexual, é ter fé e boas obras ter um relacionamento com ele de Pai para filho, e isso quer dizer que ele vai cuidar de nós em tudo, mas como qualquer pai quando errarmos ele vai dar aquele puxãozinho sabe neh!

A vida neste mundo trás lutas, batalhas pois o mundo jás no maligno, o pecado trouxe doenças, e muitas libertinagens e dificuldades a esse mundo, então como crentes devemos propagar o evangelho de Cristo mas não nos esquecer que estamos acordando e deitando e vivendo em um mundo caido a espera da vinda de Jesus.

Entendeu o porquê Paulo falou o que escreveu em Fp 4.11-13 é disso que ele está falando, ele soube passar por lutas e vence-las em Cristo, sofreu as dores de quem não nega Jesus e está decidido ir até para a forca se preciso for, como ter de tudo e mais um pouco, temos que cuidar com os rótulos que criamos que geralmente aprendemos em casa, entendeu casa?! Igreja?!, para não sermos heróis fantasiados, tirados de um livro DC Comics gospel.

Com essa ideia o diabo se favorece muito! Porquê pastor Vagner?

Aquelas virgens da parábola deviam ter uma "geladeira cheia", com coca-cola, iogurte grego, filé mignon, camarão, hummmmmm, tah me dando até fome, rsrsrsrsrsr, é elas tinham seus mantimentos para todos aqueles dias.

Entenda temos promessa de Deus para prosperarmos isso é Graça de Deus, favor imerecido dado por amor e misericórdia através da vitoria de Jesus na cruz, isso não se compre e não se vende, é herança.

Temos que tomar posse do que Deus nos deu e prometeu é claro que não podemos e Ele não quer que sejamos um "zé povinho" por ai reunido e andando mendigando, somos seus filhos adotados por Cristo (cf Rm 5) eramos do pecado agora em Jesus somos filhos de Deus e temos direitos a bençãos e saúde em todas as áreas de nossas vidas.

Mas a tal teologia da prosperidade entorpeceu a mente de muitos, que acham agora que devem ser além do que é pra ser ou seja saem do equilíbrio do evangelho, não vá para a beira do caminho, existe dois extremos ter muito e ter nada, ande no meio do caminho com alegria pois tudo podemos em Cristo que nos fortalece, isso lembrou de Paulo neh! Isso!

Equilíbrio noção de andar com Deus sem exagerar em nada, ser virgem mas saber que perderá um dia o hinem, vamos dizer assim, com Deus as vezes acontece coisas na nossa vida que só ele entende, mas de noite choramos para levantar alegres (cf Sl 126), Jesus falou que passaríamos por dificuldades nessa vida, não quis dizer que seriamos miseráveis e doentes e também não falou que seriamos todos milionários, coitado do Bill Gates, matriamos ele na concorrência pois andar com Deus é viver promessas por ele feitas, mas há um equilíbrio

Jó foi menos e mais de Deus pelo que tinha, pelo que perdeu ou pelo dobro que ganhou depois?

A vida é um desafio como na parábola do bom samaritano, existem saqueadores na estrada, eles ferem, roubam e matam, se andarmos com Deus teremos um abrigo, e provisão, e se encontrarmos um homem passar de carruagem por nós não é para nos sentirmos menores ou ter inveja ou dizer "não tenho fé" é para entrar lá dentro parar a carruagem e pregar o evangelho para quem ali viaja nela e que não tem a paz que você tem, e nem a alegria sua e talvés ele daria a carruagem entroca disso, mas você sabe que não pode vender e nem negociar, isso veio de Graça e de graça dai.

Para terminar o diabo levou Jesus a ser tentado se a palavra diz que foi e que foi, e ele disse a Cristo que poderia dar-lhe gloria, e reinos se o adorase, quer dizer que ele pode dar.

E muitos ele tem dado de tudo e mais um pouco, e esses acham que estão salvos e ganhos na vida, mas a meia-noite vem, a hora decisiva chega, e o juiz será Jesus e ninguém o compra.

Satanas prende muitos no truque de dar tudo, eu tenho, ele diz que é de Deus e tem menos, por que vou ser crente?

As virgens tinham de tudo onde estavam mas o que valia no final era sua fidelidade e pureza com Deus, não se queixe de quem tem mais do que você, isso é só matéria e isso ficará, fique no equilíbrio do evangelho viva a vida santa que Deus propôs para nós e se deleite em suas promessas e bençãos.

Agora muitos estão em uma gaiola ganham tudo na hora certa, mas servem só de enfeite e quando o Juízo chegar, não herdarão o reino dos céus, na parábola o que era mais valioso e importante pense nisso, a casa, os mantimentos, as colegas ou dar conta de sí mesmo ao noivo e ter azeite (explanaremos mais sobre isso na segunda mensagem)?

Hey você já pensou que sua bastança e palácio pode ser na verdade uma gaiola?

Prosperidade não é termômetro de fé, fidelidade, ou superioridade espiritual, entenda isso anote para não esquecer.

Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.
Provérbios 4:27

Antes de julgar alguém pela a aparência ou pela carteira tenha cuidado, tando o rico quanto o pobre podem herdar o reino dos céus, mas não se esqueça que o diabo faz da riqueza um motivo e razão e prisão para você não ir a Deus.

Você pode ter o dinheiro mas sertifiqui-se que Jesus é o vigia de sua casan(coração), (cf Sl 127)


Até a segunda parte.



Deus te abençoe!