Vagner Cardoso

'

Todo crente sabe muito bem o que representa um vale talvez você que está lendo esta mensagem não entenda, pois não profere dá mesma fé.

Muitos têm medo e não gostam de ouvir esta palavra "vale", pois é sinônimo de lutas e brigas com a vida, pois às vezes ela quer pregar alguma peça na gente, fazendo com que as coisas vão dando errado.

Mas como já escrevi aqui muitas vezes, é na adversidade que aprendemos muito e crescemos nos tornando outras pessoas.

Não se lamentem pelos dias difíceis eles são seus degraus para chegar ao topo mais alto onde se pode encontrar a paz e segurança.

Quando coisas dão errado em nossas vidas podemos deixar tais acontecimentos marcar e manchar a nossa historia, há aqueles que por causa de um erro no passado não se perdoam a si mesmo, e este fato impedirá que você avance até o lugar que Deus quer te colocar.

Se algo no passado deu errado para você e hoje você é lembrado por tal episodio, esqueça levante a cabeça e marche você precisa atravessar essa "faixa de gaza" resolvendo tudo que esta dentro do seu coração, libere perdão, o que for necessário para que seu espírito fique em paz, e principalmente perdoe a você mesmo.

Podemos até ser relacionado pelos outros ou com ironia tocarem no tal assunto para nos provocar e fazer com que ficamos tristes, mas deixe eu te levar por uma historia que pode ter muito haver com a sua.



E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.
E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú.
E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.

Gênesis 25:24-26



Neste texto da palavra de Deus fala do nascimento de Jacó, na verdade não só dele mais de seu irmão também, pois eram gêmeos, mas desde este dia a vida de Jacó ficou marcada.

Na era dos patriarcas de Israel, sempre o filho mais velho recebia a benção de seu pai e deveria ser homem, sempre o filho homem mais velho.

Tal benção vinha de Deus promessa que começou com Abraão que passou para seu filho e assim por diante, aqui quem nasceu primeiro foi o irmão de Jacó assim ele é quem receberia a benção da primogenitura.

O texto citado diz que Jacó nasceu com a mão ao calcanhar do seu irmão, isso na hora do parto foi interpretado como se o menininho quisesse tomar a frente do irmão e assim nascer primeiro para ser o primogênito.

Claro que pensar desta maneira de um recém nascido é forte de mais, porém para os judeus tudo tinha um significado, portanto deram o nome para o atrasadinho de Jacó que quer dizer trapaceiro ou usurpador.

Pois bem daqui em diante a vida de Jacó ficou marcada por seu nascimento e seu nome pode lhe trazer muito desgosto, imagine seu nome ser trapaceiro, não é legal não é mesmo.

Mas Jacó cresceu acreditando no Deus criador de toda terra e sempre procurou honrar ao seu Deus ao contrario de seu irmão que fazia questão de burlar os limites que o Senhor colocará.

Com essa fé em Deus e em suas promessas Jacó segue em frente, muitas coisas boas e ruins aconteceram em sua vida, mas ele não se esqueceu de seu Deus em nenhum momento e quero comentar aqui de um momento na vida de Jacó que foi primordial vamos dizer assim.



Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.

Gênesis 32:28



Esse texto fala de quando Jacó vem de uma jornada de muito tempo e caminha com sua família para a terra onde nascera e que Deus prometeu lhe dar por herança.

Mas no caminho havia um vale um rio chamado Jaboque que precisava ser atravessado ele então procura atravessar com sua família e todos seus pertences, mas derrepente acontece algo, um homem se transpõe a ele e ali começa uma luta.

Tal homem era um príncipe dos céus um anjo, e para não matar Jacó e para parar a luta toca em sua coxa, para que ele sinta a dor e pare de querer lutar, com o fim da luta e da ousadia de Jacó querer lutar contra Deus no propósito de ser abençoado, Deus muda seu nome para Israel.

Aqui com essa historia de Jacó podemos aprender muitas coisas permita-me dizer-lhe mais algumas palavras aqui.

E claro que esse caso é um caso isolado não precisamos lutar contra Deus para ser abençoado e nem lhe colocar na parede, ele é Deus e nos suas criaturas e ele nos ama.

1° Coisa que eu aprendo aqui, não atrapalhe Deus não lute contra seus propósitos.

Apesar da luta de Jacó tenha lhe favorecido isso não pode se levar para o estremo e quiser montar aqui uma barganha com Deus.

Com certeza Deus tem coisas boas para fazer em sua vida, quem sabe seu nome está marcado como o de Jacó (trapaceiro), hoje tudo pode estar confuso ou dando errado para você, mas não atrapalhe Deus.

Não queira fazer justiça pela suas próprias mãos ou ir contra os mandamentos de  Deus e sua palavra isso é jogar contra você mesmo, se Deus lhe ordenou algo cumpra, se você está num vale sem tamanho não o culpe, siga firme com ele o agarre no bom sentido como Jacó e creia que seu nome vai ser mudado.

Caminhe segundo os propósitos de Deus!

2° Andar contra a palavra pode trazer desgosto

Por causa de sua ousadia Jacó acabou ficando manco de uma perna, muitos por ai estão mancos por não ouvir Deus, sua palavra tem sido pregada, mas muitos só brigam com ele e não o deixa trabalhar a seu favor.

Quando passamos por um vale, uma travessia, por algo decisivo em nossas vidas e tomamos a decisão errada isso pode trazer grandes consequências, por isso ande ao lado de Deus.

Outra coisa quando enfrentamos lutas podemos sentir coisas que nunca imaginávamos que iríamos sentir e passar, mas confie em Deus, ele está do seu lado atravesse o vale, a dificuldade servirá de escola e de degraus para você mais a frente.

3° No vale mudamos nossos "nomes"

Quem sabe alguém lhe chama de fracassado ou mesmo um sem futuro, mas Deus espera que você tome a decisão certa siga seus passos e seu nome será mudado.

A vergonha, a fome e a doença podem ter te atacado, seus sonhos podem estar quase morrendo, mas lute ao lado de Deus nessa batalha e você verá tudo mudar.

Só vence quem luta, só recebe o nome de vencedor aquele que olha para seu vale e diz: eu vou chegar do outro lado!

4° Deus nunca lhe deixará sozinho

Quando Jacó estava regressando para casa e teve um encontro com o anjo do Senhor só prova que ele está a nos rodear afim de que possamos vencer, ele não disse que iria fazer tudo por você como, por exemplo, a sua prova de vestibular, mas que poderá lhe dar sabedoria para ter um bom resultado, Jesus afirmou que nesse mundo teríamos lutas, mas que seguíssemos seu exemplo pela palavra e venceríamos.

Não importa como as pessoas veem você hoje, mas o que importa é que se você olhar e caminhar com Deus e sua palavra você pode virar esta pagina.

Deus te abençoe!