Vagner Cardoso

'
O filósofo francês Jean-Paul Sartre defendeu sua tese ou seja uma proposição para debate, reflexão que somos condenados a ser livres, pode parecer um pouco estranho mas espiritualmente concordo totalmente com sua tese, Jesus nos libertou no calvário.

Mas o que Sartre queria propor com essa tese onde ele queria chegar, pois ouvindo assim parece agradável, romântico ou não é?
O que ele queria dizer que dentro de nós somos sempre livres, por exemplo alguém pode estar preso em uma cadeia como José ou em uma cova com leões como aconteceu com Daniel, seu corpo pode estar amarrado a uma pilastra como Sansão mas seu pensamento é livre, você continua a pensar, racionalizar, fazer planos de fuga ou imaginar como tudo vai acabar e isso ninguém além de Deus sabe o que sua mente livre em pensamentos projeta.

Deus quando nos criou nos deu o livre arbítrio para fazermos escolhas até a que Deus servir.

Mas quero fazer você entender o porquê que me lembrei da tese de Sartre, no evangelho de Lucas onde ele escreve sobre a crucificação de Cristo, há um fato muito importante que me trouxe isso a memoria, vejamos então.

E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.
Lucas 23:33-34

... perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem , isso tem muito haver com o que
Sartre propôs para que pensemos, mas olhando pela palavra o que Sartre defendeu é muito questionável e romântico demais.

Porque digo isso?

Pois mesmo que você seja livre no pensar e ninguém além de Deus saber o que se passa nesse "campo de batalha" ainda assim você pode não estar totalmente livre.

Seu corpo pode estar preso mas seus pensamentos continuarão, mas com o tempo, você pode criar sequelas, esse tempo que passou livre pensando pode no seu amago ser tocado, e assim ser algemado com pensamentos mal construídos e bases destrutivas concebidas como verdade.

A construção dos pensamentos são ainda mal entendidos por muitos estudiosos e cientistas e eu também não sou a pessoa mais indicada para explicar algo tão complexo que pode encher de livros centenas de bibliotecas falando sobre o assunto.

Quando Jesus diz que eles não sabiam o que faziam ao que ele se referia, pois se fazemos algo primeiro pensamos, em milésimos de segundo nossa mente faz cálculos e produz pensamentos complexos, ao que ele se referia?

Construímos pensamentos de acordo com o que está arquivado em nossa memoria, você e eu não percebemos isso, pois é tão rápido e imperceptível que o que percebemos já é o que se formou, então o pensamento.

Nossa memoria é um produto de genética e de tudo que você vive, experimenta e crê também, e tem como correto e certo, tudo isso trazemos e criamos desde que chegamos a esse mundo de pecados.

Os soldados sabiam o que faziam contra Jesus seguiam as normas de pilatos e de seu serviço que deviam prestar ao governo romano.

Para Jesus dizer tal frase é porque parte do que eles estavam fazendo era de livre vontade de cada um e outra por acreditar na lei de roma ou naquilo que os ensinaram como justiça e amor ao proximo e como deveriam tratar um condenado a cruz.

Concluindo o pensamento de Jesus, podemos pensar que estamos certos ainda estando errados, devido as informações contidas e armazenadas em nossa memoria que recebemos e que fomos ensinados.

Eles pensavam que pilatos estava certo que Jesus era um débil ou farsante e que devia mesmo sofrer tal coisa, mas as informações que construíram esses pensamentos transformando em verdade estava incorretos, Jesus era inocente e sem pecado algum morreu por amor pelos nossos pecados, para então nos justificar de acordo com o que cremos nele diante do nosso Deus.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:1-2

Esse mundo onde vivemos foi invadido ou subtraído por forças inimagináveis por muitos de nós, quando Adão pecou e essa semente vem sendo passada a cada ser humano que nasce e tais forças que agem no mundo invizivel ou espiritual vem trazendo informações e "bancos de dados" errados, contrários ao original que Deus fez para nós para pensarmos de acordo com a vontade do Senhor e fazer o que é reto e verdade.

Paulo nessa passagem de romanos diz que devemos renovar nossa mente pois essa semente de informações de pecado e maligna impregnada em nossas mentes, fazem como que viemos a pecar contra Deus, agindo de maneira espiritualmente e socialmente errados.

Entendeu?

Hum?

Confundiu?

Espero que não, mas entenda tudo que você toma como concreto pode pela visão de Deus não estar certo, como no caso dos soldados onde Cristo se referiu onde está registrado no Ev. de Lucas.

"E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes."
Lucas 23:33-34

O que pilatos lhe disse que é certo pode não ser, por mais que ele use capítulos e versículos da bíblia, por isso está escrito:

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 Pedro 2:1

Devemos renovar nossa mente mas com o quê?

Com a palavra de Deus, tomando o que é certo como Cristo nos passou que é o evangelho, tudo que for contrario ao que Cristo ensinou devemos reformular em nossa mente com a palavra o que é vontade de Deus.

Por isso devemos estudar a palavra e examinar muito bem para que estejamos certos que praticamos o que agrada o Senhor.

O mundo de pecados e malevolência e com sua paixões carnais tem padronizado sociedades, mas se aprendermos que Jesus é o nosso mediador com o Criador e que seu evangelho nos ensina a viver em amor e em concordância com Deus, o que aprendemos com o mundo começa a se tornar em algo obsoleto, enganoso e vil para nossa existência e conduta como seres humanos.

O que você fala é e vem do que está no seu coração e processado em sua mente, mas se você pensar errado sobre algo da palavra ou da vida, você no final vai crer errado, e como Jesus ensinou que recebemos suas bençãos pela fé em Graça por ele dada ao morrer na Cruz, como pensando errado e crendo errado você vai usar sua fé de modo correto?

Não tem como, aprenda com Jesus leia a bíblia, busque a sabedoria de Deus e não seja sábio aos seus próprios olhos, renove sua mente com a palavra de Deus, substituem o que o pecado lhe ensinou pelo o que Cristo a pregou a mais de 2000 anos atrás e que até hoje tem sido eficaz de era em era, pois é o que saiu da boca de Deus.

Sua vida vai mudar de qualidade quando você aprender a renovar sua mente com a palavra de Deus, experimente, comece hoje a ler a bíblia, participe de um grupo de estudo bíblico serio, procure uma igreja e ousa o que o pastor tem a falar e ensinar sobre a palavra de Deus.










Cada um de nós dentro do seu coração tem qualidades dada por Deus desde do ato da criação, e tais habilidades são poderosas para que possamos chegar em nossos sonhos e vê-los realizados.

Acredito que cada um seja homem ou mulher ou até uma criança sabe que dentro do seu coração existe um sonho, e cada um assim sabendo deve usar as ferramentas implantadas em nós por Deus para realiza-los, mas a maioria não descobre tais habilidades, outros não sabem usa-las.

Quero com essa mensagem tentar trazer um pouco de luz para que você se localize e volte a sonhar e acreditar que tudo pode dar certo se assim estiver na vontade de Deus.

Bem, acredito eu que três coisas são fundamentais para que você chegue a seu objetivo, desde já quero deixar claro que não se trata de magica ou pensamento positivo e sim de princípios que estão na palavra de Deus, e que muitos que ela apresenta como heróis da fé souberam desenvolve-los, depende agora de nós em nos aplicarmos pois Deus já fez sua parte lá na Cruz.

Vou lhe apresentar as três coisas que são fundamentais poderia falar de muitas outras mas escolhi as três mais importantes, o resto você a medida que caminhar com Deus o Espirito Sando lhe revela-rá.

1- Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.

1 Coríntios 9:24-25

O apostolo Paulo nesta passagem faz uma alusão de uma corrida de atletas comparando-a a espiritual, aqui aprenderemos a primeira coisa importante.

Tempo se você quer chegar a algum lugar deve saber lidar com tal coisa, pois ele faz parte da rotina humana neste mundo terreno.

Um atleta sabe que para chegar a ser campeão deve treinar, e isso ocupa tempo, e este espaço de seu dia poderia estar fazendo outra coisa, se divertindo ou fazendo qualquer coisa que agrade seu eu.

Na minha caminhada de ministério tive que lidar com esse assunto e lhe digo que ainda estou lidando com ele, pois minha carreira não acabou e quero completa-la como o apostolo falou, mas hoje sei lidar com mais sabedoria mas no inicio não foi fácil.

Quando eu tinha por volta de 6,7,8 anos não lembro exatamente Deus plantou no meu coração a ideia de eu um dia seu um pregador, quando Deus me disse isso logo pensei "devo estar maluco" nunca que vou ser um pastor, mas Deus sabe trabalhar conosco e aqui estou.

Então quando decidi começar meu ministério defini algumas coisas dentro de mim que incluía o tempo, primeiro coloquei como meta principal, aprender isso significa estudar e observar para mim naquela época, eu lia um livro por semana de 200 paginas, eu tinha sede de sabedoria, não queria ser um pastor sem esse quesito precisava guiar as pessoas que me ouvissem corretamente.

Isto me tirou tempo, poderia ter aproveitado o pouco de liberdade e tempo que tinha para fazer outra coisa mas preferi usa-lo para isso, ao invés de escolher outras coisas que agradariam mais o meu eu, como até mesmo buscar uma namorada, meu foco era crescer em sabedoria, eu era e ainda sou um devorador de livros, adoro aprender sobre a palavra isso me enriquece

Se você quer chegar ao seu sonho deve saber tomar essa decisão de como vai lidar com o seu tempo, ele corre e não podemos perde-lo de vista.

2-E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

Gálatas 6:9

Sabendo usar seu tempo para cooperar em alcançar seu objetivo aprenda agora outra coisa com Paulo, seja DETERMINADO.

No inicio de meu ministério até aqui tenho travado muitas batalhas, batalhas estas que chegam ao ponto de fazer você perder a vontade de viver, mas saiba que o Diabo age de muitas formas, ele tenta nos atingir na carne, nos pensamentos, usa pessoas  para nos atrapalhar, sinal que ele quer nos parar porque seu sonho realizado pode abençoar muitas outras pessoas e causar um impacto grandioso a seu redor.

Mas para enfrentar tantas batalhas é devido ter determinação, força de vontade, desistir de desistir, ventos virão e seu barco irá chacoalhar, ou poderá naufragar a caminho do seu objetivo, mas você encontrará uma ilha de Malta ou até mesmo será resgatado por um grande peixe (leia o livro de Jonas).

Se você não for determinado ficará para trás uso como exemplo sempre Thomas Edson o inventor da lampada, ele fez muitos projetos que deu errado o disseram para esquecer tal coisa, mas ele foi em frente e chegou ao seu sonho e objetivo alcançou sua grande invenção que não se tratava de maluquice, pois sempre terá alguém que dirá isso para você "desista" não faça isso vá em frente a semente que Deus colocou dentro de você tem potencial para germinar e dar fruto. 

3- Paulo fala no verso acima citado de não nos cansarmos, quer dizer que haverá trabalho, e nós devemos encara-lo e não nos entregar, não foi fácil para Jesus mas ele nos disse "tende bom animo" assim aprenda que se você quer chegar lá; terá que fazer coisas que não gostaria de fazer, seu esforço será importante.

Muitos entre nós morrem sem ver seu potencial atingido, pois não quererem perder tempo e esforço para desenvolve-lo assim morrem com eles.

Sempre digo que o lugar mais rico não é Dubai nem nenhum Shake, mas o lugar mais rico é o cemitério, porquê muitos morrem sem desenvolver seu caminho e projeto de vida morrem com a semente que Deus plantou como dom dentro de si e não avançam.

Outros não querem trabalho com isso só sabem orar e acham que isso é tudo, e lhe digo isso não é tudo só faz parte da rotina de quem quer ver o sonho realizado, sua parte tem que ser feita, então Deus fará a dele, não espere que sua benção caia do céu, ou melhor, diploma, casa, casamento, filhos, etc...

Até o seu apogeu terá que muitas vezes fazer de uma pedra seu travesseiro, lidar com serpentes e te-las que queima-las no fogo como fez Paulo, há uma parte a ser construída erigida e será preciso "suas mãos".

Bom, espero ter conseguido trazer um pouco de Luz para você e faze-lo como não desistir, há me lembrei de outra coisa, Deus porá muitas pessoas no seu caminho que lhe ajudarão como se você fosse seus filhos e tão íntimos que não deixarão você no chão.

Pratique a palavra de Deus ela é o manual para o sucesso em todas as áreas de sua vida abra-a agora e comece a estuda-la e voce verá um revolução na sua vida, não há limites quando Deus está determinado a fazer algo na sua vida, você poderá por 40 anos rodear um monte mas você chegará lá.

Paz de Cristo!

Deixe seu comentário, curta, compartilhe se lhe ajudou pode ajudar outra pessoa também, evangelize!


 "Essa mensagem surgiu de um esboço que sempre faço a cada culto que participo, o Espirito Santo  impulsionou-me a dividir com meus leitores e amigos, esse esboço que surgiu da mensagem do Pastor Gesiel Dutra Diogo culto celebrado no dia 08 de Junho de 2014."

E dois dias depois partiu dali, e foi para a Galiléia.
Porque Jesus mesmo testificou que um profeta não tem honra na sua própria pátria.
Chegando, pois, à Galiléia, os galileus o receberam, vistas todas as coisas que fizera em Jerusalém, no dia da festa; porque também eles tinham ido à festa.

João 4:43-45


Jesus mais uma vez se dirige a Caná da Galileia onde outrora transformou água em vinho, mas agora é recebido bem diferente, agora é aceito como alguém enviado por Deus pois os Galileus tiveram a oportunidade de ver com seus olhos o que Deus fazia através dele.

È duro dizer isso mas as vezes queremos crer depois de ver, e desta forma estamos "pondo a carreta a frente dos bois" (ditado popular), precisamos crer para ver Deus agindo e para isso precisamos conhece-lo, e para conhecer esse Deus precisamos ouvir e aprender com Jesus seu filho amado que veio para apresenta-lo a nós.

Com as sagradas escrituras podemos ter esse conhecimento que faz com que a fé surja dentro de nós, mas isso não é o bastante devemos manter um relacionamento estreito e intimo com o criador.
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. João 14:21

Jesus diz em joão 14:21 "....aquele que me ama" isso me parece que ele sugere que devemos criar um relacionamento pessoal com ele e assim sua palavra estará cada vez mais penetrada dentro de nossos espirito e assim a fé brota para crer antes de ver.

Quando Jesus chega a tal cidade logo vai percebendo como suas palavras estavam se espalhando por toda parte, de boca em boca seus ensinamentos e milagres eram entregues em diversas casas e cidades por seus ouvintes.

Um dos oficiais do rei vem até ele, pois sabe-se que jesus estava a caminho, e tal homem de honra diante do rei e de roma e respeitado por muitos, acreditando que Jesus poderia fazer com que seu filho doente e abeira da morte vieses a ficar bem de saúde novamente.

Este homem ouviu falar de Jesus e assim por esse motivo vai até ele por acreditar que ele indo a sua casa curaria seu filho.

Mas ainda fica eminente que a saúde do filho o levará até lá, ou seja uma necessidade!

Aqui divido com você algumas coisas importantes:

1° UM DIA TODOS VÃO DESCOBRIR QUE PRECISAM DE DEUS (vs 46)
Segunda vez foi Jesus a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. E havia ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum.

João 4:46


A vida neste mundo infelizmente trás dias maus para nós, e nesses dias em muitos deles, o dinheiro e honra ou fama e ainda qualquer coisa física ou humana que possamos usar trará a solução que queremos.

Esse homem estava desesperado pois o filho que tanto amava estava se indo, mas nesse momento ele apela para talvés a ultima coisa que poderia fazer, ainda estava em tempo, ele correu a Jesus.

Como no caso deste homem muitos conhecerão a Deus dentro de tempestades que a vida neste mundo trás, e é ai que abrimos o coração e nos sujeitamos a Deus, e a fé que vem por uma palavra dita a nós sobre Ele que vem de encontro ao nosso problema faz a fé surgir e então nos derramamos aos seus pês e crendo recebemos.

Mas ainda isso não basta!

Mas para quê?

Para a salvação!

Ir a igreja só para buscar a benção é fazer de Deus um supermercado ou um psicologo, não faça joguinho de troca com Deus ele não cai nessa, mas sim satanás gosta disso, Deus quer antes de tudo ter um relacionamento de amor como de pai e filho com você através de sua palavra.

2° ELE PRECISA DE ALGO ESPIRITUAL PARA SALVAR SEU FILHO
Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu.

João 4:50


Deus é espirito e cabe a nós o adorar e o servir em espirito e em verdade, tem coisas que só o inesplicavel pode responder as nossas dores e sofrimentos.

E para muitos isso vem do que não vimos e ouvimos, de um outro reino que se chama espiritual.

E aí que muitos se perdem pois não acreditam como esse homem acreditou no vs 50, e caminham por sua própria conta e consciência e o que o dinheiro não compra ou o que tenho não trás aquilo que mais preciso, é nessa hora que Deus lhe quer dizer "ei olha para mim, me percebe, me ouvi".

Tem coisas que só Ele sabe e entende, não queira entender Deus com sua mente e razão ele é muito grande para caber na sua cabeça!

Enteda-o com seu espirito e amor, com a palavra e o E. Santo.

Jesus da somente uma palavra que para alguns somente som jogado ao ar, mas nos ouvidos daquele homem chegou como resposta e milagre, isso é espiritual; é você com Ele, você crê, ele responde.

3° TODOS NA VERDADE TEM NECESSIDADE DE VIDA
Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra.

João 4:49


Com a morte de seu filho seria como morrer junto com ele para aquele pai, mas Jesus lhe deu uma opção crer Nele, pois todo aquele que nele crê não perecerá!
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. João 7:38

Tem muitas pessoas por ai secas, somos vasos que só Deus pode preencher com a verdadeira vida, que repito e deixo frisado aqui, não é religião mas o evangelho agindo dentro de você,

Se sente assim seco por dentro nada mais te satisfaz, pense no que estou querendo dizer com essa mensagem, será que não está na hora de você beber da fonte?

Vida não é só prosperidade e andar por essa terra revestido de moral de causa e efeito, mas sentir dentro de você que Deus está com você pelo evangelho que você crê e pratica, o amor que é derramado dentro de nós indica que algo foi feito para nos preencher; Deus.

4° E HOJE EM JESUS PODEMOS NOS SACIAR
E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive.

João 4:51


Tudo o que aquele homem creu aconteceu, isso não é maravilhoso?

Mas para isso teve que haver um toque de poder, uma palavra simples, vinda aparentemente de um homem simples (cf Is 53), mas que foi Deus entre nós, e se apenas nos dedicar a ele e criar um relacionamento verdadeiro com ele baseado na palavra, Ele pode revolucionar a nossa historia de vida.

Jesus é a fonte, e ele não nega em nos ajudar ou estender sua mão, mas o homem sim, o esquece se acha autossuficiente de mais para crer e andar com Deus, quando digo "andar com Deus" não me refiro a andar por ai de gravata e paletó com a bíblia de baixo do braço, dizendo um monte de babozeira, que é que todo religioso faz, mas praticar o evangelho, Jesus nos chama para uma comunhão simples, que é feita dentro de uma casa, e basta você abrir a porta, isso não é simples?

Não precisamos de homens para nos dar vida mas de uma vida com Jesus, não digo de viver dentro da igreja 24hs, mas respeitar o evangelho como palavra de Deus.

5° JESUS PROVOCA A FÉ DAQUELE HOMEM
Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis.

João 4:48



Jesus estinga aquele homem, trás a parte espiritual a tona "...se não virdes sinais e milagres...", o oficial precisava mostrar que cria em Jesus, as vezes nos perguntamos: "porquê tal coisa não acontece" na maioria dos casos é que não estamos mostrando fé Nele.

Faça como o Pr. Geziel outrora disse: "faça como Jacó pegue sua pedra que está no seu caminho e a transforme em um travesseiro e sonhe, e acredite em Jesus!"

Tem pedras no nosso dia a dia que são lançadas por forças malignas para nos abater, mas faça disso um aprendizado, algo para lhe dar mais força ainda (cf minha mensagem "diga sempre obrigado a seus inimigos"), Jesus quer ver você crer de verdade no que ele pode fazer na sua vida, não siga como exemplo nem a minha e nem a vida de ninguém como exemplo mas a de Jesus, isso lhe dará condições para viver em plenitude com Deus.

Não queira que Jesus faça tudo mas faça sua parte, creia ore, leia a bíblia, não como simples leitura mas como um manual de vida e de existência para este mundo, e como um caminho para a salvação, a vida não acaba aqui, existe um por vir, o inferno não é aqui ele é pior do que você pode imaginar, e purgatório não existe, é aqui e agora!

Tome sua decisão e siga o evangelho, aceita a Jesus, largue toda bagagem religiosa e creia no filho de Deus de maneira como é, em espirito e em verdade!

6° CONFIE NA PALAVRA
Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu.

João 4:50


Aquilo que Deus tem falado a você não é brincadeira, não leve como historia ou fézinha como muitos fazem quando jogam no bicho, quero dizer no jogo do bicho, raspadinha e tal, confie!

Pode demorar, o mundo e a vida dá voltas, mas Deus pode se você crer nele, trazer ou levar você,  ao teu milagre.

Jesus não deu para aquele homem um azeite especial, nem um cajado ou qualquer outra coisa, mas uma; uma palavra, o oficial creu nela e seguiu para casa, eu penso como duvidas e descrença no caminho de volta tentaram roubar a fé deste homem, mas a biblia deixa claro que por ele crer o milagre aconteceu.

Não duvide de Deus, a duvida é a maior ladra de milagres que existe, tudo é tão simples ousa e creia, esqueça o caminho de volta, Jesus com sua palavra já foi a frente preparando tudo para dar certo, e vai dar certo, você crer?






Deus te abençoe e a minha oração!

P.S. Se você tiver alguma duvida aproveita o quadro de perguntas e mande para nós e tentaremos lhe ajudar segundo sua pergunta.