Vagner Cardoso

'
¶ Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva.

1 Reis 18:41


Quem é cristão ou até mesmo quem não é que me diga se já não ouviu falar de um tal profeta "fazedor de chuva" chamado Elias o Tesbita.

Ele foi na antiguidade um dos maiores profetas bíblicos, não digo o maior pois Jesus disse que ninguém chega a altura de João Batista, este profeta foi muito usado por Deus para combater reis e rainhas e todo tipo de pecado e crueldade em meio ao povo de Israel.

Mas quero compartilhar com você uma mensagem que já preguei em alguns lugares e que foi benção para muitas pessoas, conta de um episodio muito importante na historia de Israel e bíblica
que envolve o profeta Elias.

Em 1 Re 17,18, vamos ver que Elias desafia profetas pagãos para provar que o Senhor Deus era o Deus verdadeiro, mas porquê haviam esquecido de Deus, por causa do líder.

O líder quando está em pecado pode por todos seus seguidores e subordinados e ovelhas a se perder, isso é muito serio, todo líder seja pastor ou rei ou governante deve ter o temor do Senhor para andar segundo sua vontade e palavra.

O rei Acabe havia sido por sua própria responsabilidade envolvido por sua esposa que era idolatra e trouxe adoração a ídolos para Israel, ou seja esses ídolos de pedra substituíam ao Deus verdadeiro criador do céu e da terra.

Assim o povo se corrompeu através de tal ídolos por culpa de seu líder, mas Deus o Senhor de Israel usa o profeta Elias para mostrar que ainda era o único Deus para sempre.

E é ai que Elias desafia os profetas de Baal para provar que Jeová era o único Deus.

Por causa do abandono de andar com Deus o povo sofreu, anos não choveu e a fome e sede chegou, isso por causa que a fé de um povo que havia com olhos nus visto as maravilhas de Deus e assim mesmo o deixou para andar em pecado seguindo Deuses mortos.

Mas não existe maior misericórdia se não a de Deus, após mandar fogo do céu e provar que era o único Deus de israel a ser seguido usa ao profeta para dar uma palavra ao rei inicuo.

Elias afirma em 1Re 18. 42 que já podia ouvir um som de abundante chuva chegando, isso era o Deus todo poderoso perdoando e trazendo de volta a vida a Israel, sinal que a seca se iria e que os culpados seriam julgados.

Mas o que me atraí nessa fala de Elias é que ele disse "já ouso" "abundante chuva", quer dizer ele profetiza com fé baseada no que o Senhor o revelará e sem tutibiar declara a palavra de Deus.

Assim devemos fazer, profetize sobre sua vida, Elias não via a chuva mas cria então declarava baseado na palavra de Deus, (Hb 11.1, cf) se a palavra diz que algo lhe pertence em Cristo a declare como sua já com fé, não espere ver para crer mas creia antes de ver, como fez Elias o Tesbita.

Apos dizer isto ao rei profeticamente e com fé baseado no que Deus mostrara a ele, Elias toma partida para o monte Carmelo e nos deixa um legado de fé para nós.

Acabe foi comer e beber mas Elias foi ao monte orar, é esquisito como tem pessoas que querem vencer sem orar, enchem a barriga de tudo mas esquecem de ouvir a Deus e alimentar seu espirito com a palavra, querem ouvir a Deus e se perguntam "porque Deus não fala comigo" sim, você estava muito ocupado alimentando seus pecados e sua carne.

Se você quer vencer aprenda a orar e viver perto de Deus e quando ele falar com você ousa, e pratique sua palavra ponha ela em ação em sua vida, se ele te mostrou o caminho não duvide, não faça como naquela historinha da moça que queria um noivo para casar.

Todos os dias ela orava a Deus e pedia um noivo, então na igreja ela orava mais ainda e Deus lhe dizia olhe para o lado, e ela via um rapaz vestido como um Cowboy, então pensava não é esse, olhava para o outro lado e via um bonitão de terno e gravata e dizia só pode ser este, mas Deus dizia "Cowboy".

Ela casou com o de terno e bonitão, que após o casamento lhe proibiu de ir a igreja, e a batia todos os dias, não aguentando mais se separou, voltou para igreja e perguntava a Deus "porquê?" e Deus respondeu "Cowboy" ela olhou para o lado e lá estava um lindo casal, o moço bem vestido e uma bela mulher ao seu lado de dar inveja, ela indiscretamente olhou de novo e percebeu que o "Cowboy" havia se casado e mudado, agora não era mais um mal arrumado pois se casara com alguém de bom gosto, as lagrimas desceram

Deus falou mostrou acredite ore pois vai ser e acontecer, nao tome outro rumo pois esse pode ser o do arrependimento.

Elias pos a cara no pó e orou! E assim que vencemos, duvidas, descrença, problemas e fazemos "chover"!

Elias não viu e nem ouviu algo parecido com chuva, mas cria no que Deus falara, então ele toma uma atitude.

Manda seu moço subir ao ponto mais alto e olhar para banda do mar, para ver se a chuva vinha.

O moço deve ter ido depressa pois Elias não era tão paciencioso, olhou e desceu, para baixo sempre é mais fácil, mas para cima tem que ter trabalho arduo e nem todos nós queremos trabalho de oração e atitudes de fé, a resposta que Elias recebeu foi: NÃO!

Mas para quem anda com Deus sabe que quando Ele fala Ele faz, Deus não nos paga toda "sexta" ou final de 'mês" mas chegará a resposta depende de você e sua fé.

Elias não se abateu e disse vai sobe mais sete vezes "o menino deve ter pensado ufa! Sete, ai,ai,ai..." trabalho arduo gera resultado, não espere a benção de bandeja, o único que usa bandeja para dar algo para alguém é Satanás, entendeu? Mas a conta sempre vem pesada e cara de mais!

Elias disse sete! Não desistiu no primeiro não! Assim mostre perseverança corra atrás do que você tem certeza que vem de Deus ore e tenha fé, e não primeira vez que te disserem não, não pare o jogo não terminou.

Muitos te dirão! Em caixa alta e bom som, NÃO, N.Ã.O!!!!

Escute Deus! Ele diz eu falei eu faço!

1- Subida rapida, já conhecia o caminho, olhou e desceu e disse: Não!
Elias disse VOLTA!
2- Subida mais esperançosa foi o profeta que disse, tomara que veja algo! Desceu e disse: Não!
Elias disse: VOLTA!
3- NÃO! VOLTA!
4- NÃO! VOLTA!
5- O moço já estava cansado suado, a subida cansa neh! Mas não desista sua benção está a alguns metros a frente!
6- Não! Volte! "meu mestre deça vez deve ter errado, tô cansado, será que ele não vê isso?" Calma moço sua obediência ficará na historia, um desconhecido para Deus vira unção dobrada!
7- Subia aos frangalhos, cansado, sol, pensamentos de derrota, de não vai dar certo isso, "será que ele vai me mandar mais sete, ai...Jacó, pelo menos ele trabalhou e casou com duas mulheres"

O rapaz chega, e diz oh, mestre, "o que viste" o rapaz olha para a estradinha que subia e pensa..."lá vou eu de novo, será que dá para tomar uma coca-cola antes"

Elias pergunta o que viste? "hum...sabe desta vez eu ví uma nuvenzinha lá longe..."

Elias se alegra por dentro me diz uma coisa que tamanho tem esta nuvem? "hum, serio? hum...mestre olhando assim de longe como posso te dizer, ergui meu braço e ela cobria minha mão, "tomara que eu não suba de novo, ai Deus...me ajuda!"

Elias responde vai sobe, "ai de novo mestre deixa eu dar uma descansada a subida não é moleza" Não sobe a Acabe e diz a ele que vem grande chuva!

Como assim, uma nuvenzinha -> GRANDE CHUVA????

Aham, para Deus o pouco se torna muito é ai que Elias venceu, por mais que recebeu sete não e uma resposta desanimadora, "nuvenzinha" para ele com sua fé da nuvenzinha viria grande chuva.

Sabe essa nuvenzinha que você despreza Deus fara através dela vir grande chuva!

Não creia com os olhos mas com o coração!

Para quem crê uma nuvenzinha diz, MILAGRE!

Pois para Deus nada é impossivel, tudo pode começar pequeno, um olhar, um casamento, uma conversa, um emprego, um currículo, uma grande empresa para começar sua historia, uma oração pode mudar tudo, o Deus que ouve pode tudo!

Quem duvidar de você vai ser surpreendido pela abundante chuva em sua vida, vai ter que correr, para dizer que você venceu!

O barulho e o vento que Deus produzir será a resposta, não se assuste tudo está começando!

A força de Deus estará com você e você correrá e alcançará seus inimigos para dizer "olha o que Jesus fez em minha vida, gloria a meu Deus!"

Querido(a), acredite na sua nuvenzinha, é, seu negocio hoje pode ser pequeno, seus passos na fisioterapia pode ser um, mas é só o começo, o peque enjoo é só a resposta de tantos anos orando e pedindo um bebê, aquela moça gentil e querida que apareceu em sua vida que você acha que não quer nada com você, pode ser sua esposa que tanto pedis-te a Deus, aquele curso pode ser o começo de uma grande vitoria!

Te pergunto:

Qual é sua nuvenzinha?






P.s. Hoooo... ouso o barulho de abundante chuva, acredita? Sobe sete vez e veja com seus olhos!



Obs. Algumas falas e palavras foram acrescentadas pelo autor, para maior explanação da mensagem.



Deus te a bençõe!