Vagner Cardoso

'
Falamos anteriormente na mensagem que originou esta que falaríamos mais sobre a parábola porém agora na segunda nos dirigimos aos maiores detalhes.

Acerca do numero dez não se está falando de um grupo ou parte da igreja mas sim de toda ela, e o que acontece no final é exatamente o que acontecerá realmente.

O que significa as virgens é o cristão em sí, pois a virgem simboliza a pureza, concluímos que as dez simbolizavam crentes ou ainda a igreja final (Ap 14.4-5)

A lampada na parábola simboliza a própria palavra de Cristo que é o que nos limpa e capacita para andarmos com Jesus. E no caso o que nos faz caminhar a noite e a ficar há espera de Cristo em sua volta, pois é através dela que conhecemos a Jesus e nos entregar a ele em uma forma de nupsias e entender o sentido da cruz e sua volta.

Sabemos que eram dez um grupo fechado, unido, mas ao decorrer da parábola viemos a entender que existiam aquelas que eram prudentes e as que eram tolas.

Apesar das dez carregar uma lampada brilhante em suas mãos e a esperar o noivo, cinco traziam mais azeite de reserva para caso o noivo se atrasa-se.

A lampada brilhante que devemos carregar é o evangelho devemos ser cartas vivas de Cristo, o azeite é claro está na cara fala do significado do Espirito Santo, buscamos a palavra mas devemos recebe-la pelo Epirito de Deus, que nos é revelada e confirmada pela unção que vem do Espirito Santo.

Deus tem em seu querer e isso é claro que todo crente seja cheio do E. Santo, não só com a nova natureza mas que isso se transforme em um rio, o batismo no Espirito é figurado assim, um pós acontecimento depois de nascermos de novo, é um preenchimento maior de Deus para o crente, trazendo dons e aperfeiçoando nossos talentos, dando poder vindo do Pai.

Jesus só começou seu ministério depois de ser batizado no Espirito Santo é essencial para quem quer entrar no ministério ter o batismo no E. Santo, pois é um revestimento maior para que viemos atravessar desertos e vales, depois de ser batizado e receber o Espirito Santo Jesus foi para o deserto isso serve de alerta.

No caso das virgens todas elas tinham azeite pois as lampadas brilhavam antes de apagar, isso representa o novo nascimento temos a natureza de Deus dentro de nós, no caso o Espirito em uma medida, porém havia aquelas que tinham em reserva o azeite, isso pode simbolizar os crentes batizados com o espirito santo.

Gosto de pregar atos 8 porque deixa muito claro esta questão de novo nascimento uma porção por assim dizendo, e o após preenchimento do espirito.

Em atos 8 do vs 1 ao13, vamos ver que filipe pregou e muitos se converteram se batizando nas aguas, nasceram de novo, mas vemos mais afrente que ainda era preciso algo ainda, apos a saida de Filipe veio Pedro e João, que vendo que nenhum havia recebido o batismo no espirito, então os ensinaram sobre tal e impondo as mãos eles eram batizados.

Como sabemos que alguém é cheio de espirito santo, quando ele tem o dom de linguas, no vs 18 Simão oferece dinheiro para receber aquilo que ele via os outros receber, como ele sabia?Pois algo percebia externamente comprovando o falar em linguás estranhas, veja como muitos receberam e ele não? Temos que crer que o batismo já nos foi concedido, pedro e joão não mandou ninguém esperar, só impunham as mãos, o batismo já nos pertence temos é que recebe-lo pela fé, em oração sincera a Deus.

Houve um determinado sono entre as noivas pois o tempo passou e o noivo não chegou, após ele recebe as prudentes, veja, Jesus está nos dizendo que muitos vão dormir antes que ele volte quer dizer que muitos morreriam Nele, outros estarão vivos acordados quando ele voltar, mas há outro significado o de vigiar para estar sempre pronto para que nesse dia não ficamos e formos para o inferno.

Ainda podemos falar da igreja primitiva que após de muitos anos de espera muitos foram dormindo, perdendo a esperança na volta de Jesus, ou da idade media onde ouve um esquecimento e falta de entendimento acerca da volta do mestre.

O noivo chegou a meia noite? Ou foi avisado sua vinda a meia noite?

Vamos sugerir que foi só um aviso de quando ele de fato viria o que aprendemos mais?

1- Primeiro periodo, as noivas preparam as lampadas, significando a igreja primitiva que antegonizava a volta de Cristo, estava preparada e fervorosa no Esprito para tal.

2- Segundo período seria a demora que vem com o sono, um amorno na igreja, pela demora do noivo, quase um esquecimento da segunda vinda.

3- Terceiro período ou vigília meia noite! Eis um grito, o grito acorda as virgens e elas preparam suas lampadas, representa nosso período, nunca foi tanto falado da volta do mestre, de CRISTO JESUS.

4- Quarto período o período mais próximo da vinda a chegado então do noivo. Pode ser um período muito próximo do que vivemos hoje ao meu ver.

Mas tudo indica que o foco seja mesmo na segunda vinda, onde temos que estar preparados pois não sabemos nem o dia nem a hora.

A parte onde as néscias percebem a falta de azeite fala de aqueles crentes que esperam a volta de Cristo mas se acham preparados para ir com ele, mas na hora saberão que não estão na verdade prontos e ficarão, isso acontecerá, muitos hoje dizem, minha igreja é que vai subir, a minha esta certa, cuidado quem muito se acha preparado pode acabar ficando.

Quando viram que suas lampadas estavam faltando azeite pediram ajuda as prudentes, não havendo azeite de sobra aconselharam ir comprar o azeite que simboliza o Espirito, veja as coisas de Deus não se vendem e nem se compram, a fé é inegociável, não use as coisas de Deus para ganhar dinheiro e enriquecer, isso fará você ir ao mercado e na volta Jesus já ter ido e você ficar.

Outra coisa, só obtemos as coisas de Deus com fé, com perseverança e sendo fieis a ele, nem sempre será fácil, por isso o termo comprar.

Então concluímos que muitos que estão na igreja e se dizem Cristão poderão ir comprar o azeite e encontrar a porta selada, ou seja uma parte da igreja pode não subir por falta de vigiar.

As prudentes representam as que sobem com Jesus, estas não tutuviaram, ao certo sofreram pela espera, não desistiram, sabiam do verdadeiro valor daquele encontro e casamento, pensaram e fizeram tudo que era preciso para se encontrar com o noivo, então fica o recado, vigiemos!



Bem está mensagem foi concebida no dia dezessete de agosto deste ano durante o culto ministrada pelo Pr.Geziel D. Diogo na igreja batista brasa de Capão da Canoa.

Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Mateus 12:33

Jesus mais uma vez após ser atacado por fariseus ele se defende maravilhosamente com verdade e sabedoria sem sair do equilíbrio tanto emocional e espiritual.

Ele aqui mostra através de figuras de arvores e seus frutos se referindo a homens que quando são maus só podem dar frutos maus, não se pode esperar frutos suculentos de arvores más e arvores boas dão frutos de acordo com sua natureza boa, não dariam maus frutos.

Depois de proferir tais palavras ele diz que é do coração que tiramos boas e más coisas, quer dizer que o coração é como se fosse uma fonte de águas se ela estiver contaminada só poderá ser amarga e doente, mas se sadia boa para beber será.

Arvores possuem uma estrutura fantástica e sobrevivem por meio mais fantástico ainda, a forma como se alimentam, conduzem seus nutrientes por toda sua estrutura e se mantem por décadas ali paradinhas, Jesus em outra leitura se refere aos lírios do campo pela sua beleza e vida, pois muitos homens se preocupam e adoecem por causa de coisas matérias e transitórias, mas o pai sustenta arvores e lírios, mas muito mais se confiarmos Nele Ele cuidara de nós, arvores ficam ali e crescem dão frutos e embelezam ruas e campos e fazem lindas paisagens ao longo desta terra graças ao pai, e não precisam se agitarem de um lado ao outro, mas há muitos de nós que assim fazem.

Veja as arvores e lírios tem raízes que se responsabilizam em retirar água e nutrientes do solo e assim o processo de sustento começa e o espetáculo final agente vê nos vales e campos.

Raízes, alimentam, curam, firmam, determinam tudo o resto.

Quais suas raízes espirituais? Quais suas raízes emocionais e pisciquicas?

Elas determinam como serão seus frutos, saborosos ou ruins ao se provar, seu coração é onde estas estão, ele é responsável em dar bom ou mal tesouro, saiba cuida-lo, o que você tem guardado nele, e onde ele está firmado, em Deus ou em coisas que sujam e turvam suas águas?

Se firmarmos nosso coração em Deus poderemos ser boas arvores, estrondosas e poderemos ser uteis, dar sombra, alimentar, abrigar e chegar mais alto, 'quase tocar o céu'.

Frutos são na verdade traduzidas por Cristo como obras, feitos dos homens, tanto em sociedade e sozinhos e perto de Deus, mas isso é ligado ao que somos em nosso interior.

Se formos praticantes da palavra de Deus os frutos serão bons com certeza, pois a palavra transforma a fonte amarga e estéril em sadia e só uma arvore sadia e boa de natureza dá bons frutos, assim precisamos nascer em Deus de novo em espirito e verdade.

O que você faz mostra o que você pensa e que carácter tem, revelam muito sobre você, sua emoção e espiritualidade.

Mas lembre o que disse, tem que nascer de novo, porque a salvação só é alcançada em Cristo e não só com bondade e boas atitudes.

Ser cristão é ser parecido com Cristo ou seja um rebento de uma boa árvore, então nossa natureza será boa e bons frutos devem aparecer, serem dados.

Te pergunto como damos esses frutos, melhor dizendo, como oferecemos aos que nos rodeiam?

Pela maneira que nos comportamos como disse em sociedade e sozinho e diante do Pai, na maneira de falar, sentir, ouvir, as pessoas saberão se somos de Deus ou não por nossos frutos, realizações que mostrarmos a eles debaixo da supervisão de Deus.

O que são então?

Amor, fé, fidelidade, responsabilidade, paz, paciência, honestidade, tudo que vem do carácter de Deus será absorvido pela raiz e se tornará em frutos em nós.

Mas todos esses frutos devem ser baseados em um carácter Cristão.

Quando eu era criança pude frequentar a roça, colher laranja direto de sua arvore e muitas outras frutas também de igual modo, as vezes diferente dependendo da arvore, deixa te explanar algo que é onde quero chegar.

Podemos colher um fruto com pedras? SIM OU NÃO?

SIM.

Mas quando ser dado não é bom que ele fique magoado entendeu?

Mostramos nossos frutos quando recebemos pedras, o mundo nos dá muitas pedradas, as pessoas que amamos, amigos, colegas e até irmãos.

Mas não podemos nos dar ao luxo de ficarmos feridos, magoados, Jesus foi apedrejado, pregado em uma cruz ele nesses momentos mostrou e deu frutos em meio a muitas pedradas.

Colhemos ainda chacoalhando a arvore, as tribulações da vida farão seus frutos cair, como você se mostra em meio uma crise?

Terremotos chegam sem avisar em muitos lugares por exemplo o Japão, mas lá eles aprenderam a lição, aprenda com o evangelho também, ele é um ótimo livro de lições a serem tomadas, com tantos terremotos e desastres e mortes o Japão se organizou, as 'ARVORES' casas desde a raiz é preparada para tal acontecimento, assim aguentam e se reconstroem com facilidade e ferem menos.

Se firme no evangelho viva-o todos os dias como se teu amanhã seria seu encontro com Jesus, pois o mundo nos chacoalha e só preparados em Jesus venceremos e daremos bons frutos.

Podemos subir na arvore e colher com as proprias mãos para isso deve-se conhecer bem que tipo de arvore subimos.

Esta arvore poderá ter espinhos, galhos fracos, e copa alta e fechada, assim só os nossos familiares poderão profundamente explorar nossa vida como um moleque sobe em uma mangueira para colher mangas.

Devemos primeiro dar esses frutos livre-mente aos nossos entes queridos, seja crente primeiro em casa e depois na igreja, sua esposa lhe conhece antes de você por seu terno pois dorme e acorda do seu lado e sobe esta arvore como um moleque faminto e acostumado a comer mangas, assim também seus filhos e demais familiares.

Comece por Jerusalém e não por Samaria.

Com ferramentas forjadas também se pode colher, existem inúmeras por ai, saiba que o diabo forjará muitas situações para você dar seus frutos suas intenções é que você seja destruído consumido no dia do juízo, mas mesmo que essa ferramenta seja um deserto seja forte, se for uma viagem ao pináculo de um templo, seja forte, se for a mentira, seja cristão em todas elas e você no final de sua vida sera uma arvore que não será cortada pelo machado do Senhor.

E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. Mateus 3:10

E agora você viu que grande desafio temos todos os dias, abrigar, dar sombra, alimentar, crescer até chegar mais perto do céu



PR. VAGNER CARDOSO.






Bem, novamente como é esperado neste blog estamos trazendo uma outra reflexão sobre os princípios bíblicos e trazendo palavra de fé e amor, ensinando o que Cristo deixou claro nas sagradas escrituras, nosso objetivo aqui é propagar o evangelho, não quero lhe convencer que minha fé em Jesus é a certa ou que alguma teologia é a correta, primeiro quero que você leitor tenha e saiba que o respeito seja lá qual for a sua religião, não quero lhe convencer de nada você é quem escolhe e decide o que é melhor para você, sou só uma voz que ecoa no deserto (lembra-se de João Batista) um porta voz assim bem simples, segundo não defendo uma teologia pois acredito que a mente do homem é muito pequena para estudar o que nunca irá compreender com seus livros e teorias e dogmas, Deus não se estuda Ele é o Grande Eu Sou, nós que devemos ser seus alunos e parar de brincar de professores que sabem tudo de Deus, Paulo disse que a cada diz ele aprendia mais com Deus em fim, quero trazer uma nova mensagem para você pensar e entender o evangelho e que isso possa dentro da sua existência lhe ajudar a se encontrar com Deus e com o caminho certo da vida.

Nesta madrugada como trabalho com informatica gosto do silencio da noite para trabalhar e por isso tenho muitas vezes aproveitado este tempo para escrever, hoje Deus pois algo no meu coração, uma nova parábola que dentro do que Jesus ensinou e de seu significado mais profundo, algo Deus quer que eu divida com você.

¶ Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

Mateus 25:1-13

Esta parabola estudaremos mais profundamente a frente esta mensagem terá duas partes, a segunda parte explanarei cada significado que Jesus usou e o porquê acredito nisso, então ficaremos hoje mais com a revelação que Deus colocou no meu coração.

Nesta parabola, fala como o titulo indica de dez virgens que seriam acompanhantes da noiva prestes a casar, no contexto para nós simboliza a igreja de Cristo a noiva, o noivo fica claro quem representa.

O numero dez representa um numero fechado, exato, inteiro, então essas parábola trás uma mensagem não para um grupo dentro da igreja mas para toda ela.

O termo virgem na bíblia tem um sentido especial vamos falar assim, se trata de alguém separado por sua consciência e escolha decidida a servir a Jesus ou seja a viver o evangelho até que Ele volte para nos buscar.

Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.

2 Coríntios 11:2

Aqui Jesus é no contexto visto como o rei e a pessoa que decide lhe seguir e viver o evangelho como sua noiva.

¶ O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade.
Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
Todas as tuas vestes cheiram a mirra e aloés e cássia, desde os palácios de marfim de onde te alegram.
As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir.
¶ Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa do teu pai.
Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o.
E a filha de Tiro estará ali com presentes; os ricos do povo suplicarão o teu favor.
A filha do rei é toda ilustre lá dentro; o seu vestido é entretecido de ouro.
Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti.
Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei.
Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre toda a terra.

Salmos 45:6-16

Concluindo essa pessoa leva o significado de virgem por decidir não mais se deleitar nas coisas pecaminosas e desejáveis a carne e luxuria humanas, mas servir a Cristo sem se contaminar e se misturar ao pecado do mundo.

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

Tiago 4:4

Cristãos que fornicam e fazem namorico com o pecado não podem aqui ser chamados de virgens

Pois bem nessa introdução deu para entende um dos princípios da parábola de Jesus, mas vamos a mensagem proposta aqui..

O certo é que ao ler esta passagem sabemos que elas se reuniram em um lugar em comum, combinado de ante-mão para todo preparo e acontecimento do casamento, então é certo dizer quê além do azeite que levavam (exploraremos isto na parte dois) deveria ter comida, e tudo mais que é necessário para passar um grande período ali

E é aqui que quero chegar, o ponto da mensagem de Deus para você preste muita atenção.

.¶ Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?

Tiago 2:14

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Filipenses 4:11-13

Tiago fala de fé e obras, ou seja a fé cria atitudes coerentes em quem a tem e a declara, quem segue Jesus deve como o nome Cristão diz querer ser parecido com Ele, não só na fé mas em obras, mas que obras são estas?

Alguém lhe diria que deve ser testemunho de um servo fiel "muito bem!", que com sua fé conquistou tudo aquilo que cabe a um homem de fé e ao que a igreja promete dar, então resumindo ele deve ter prosperidade, um belo de um carro, muito dinheiro, dentes novos de preferencia implantes, usar chapa é coisa de quem não tem fé, e ter tudo de melhor na sua vida, háaaaa.... e nunca passar por perrengue, lutas, problemas no trabalho, casamento e ter toda família convertida, pois se alguém lhe olhar e não ver isso vai pensar "que crente é esse ué, tem fé e não tem obras".

Obras que Tiago falou também se refere a essas áreas materiais, emocionais, e no geral de nossa vida e necessidades, mas o que falei anteriormente é um erro que muitos pastores fazem suas ovelhas acreditarem e pensarem, pense no que Paulo falou em Filipenses 4: 11-13, será que ele tinha fé e obras dignas de um servo fiel?

Resumindo existem os supercrentes que querem parecer o que pregam lá do altar dizendo o que devem mostrar, e quando veem alguém um outro praticante da palavra passando por uma dificuldade diz esse não tem fé.

Que coisa neh!

Coitado do apostulo Paulo!

E a quem não é crente que pensa assim por causa da retorica deste pessoal supercrentes gospel, então eles pensam que todo pastor tem que ter seu Batmovel, todo crente tem que ter seu anel de lanterna verde de ouro e rubi, e todas as irmãs tem que ser mulheres maravilhas viverem caladas e mudas submissas ao coronel que se chama de seu marido, misericórdia!

Entendeu? Vamos a frente sem Marvel e DC comics pois isso já tá virando industria gospel daqui a pouco vais sair até bonequinho de cantor e pastor para colecionar e do irmão mais santo da igreja.

Veja bem não me entenda mal quero que você entenda o equilibrio em tudo isso, a vida de um cristão é marcada de vitorias em todas as areas mas a marca maior que deve aparecer é a de Cristo no coração, no falar, no aperto de mal, no bom dia para o vizinho, em ajudar o necessitado e o irmão que precisa de ajuda, em acolher bem seus "estrangeiros" distribuir amor até para os inimigos, aos olhos do Pai creio, que tais obras valem mais que um Rolls-Royse, e a ultima pipoqueira de ultima geração que apareceu no intervalo da novela das nove.

Ser vírgem para Deus saindo do contexto sexual, é ter fé e boas obras ter um relacionamento com ele de Pai para filho, e isso quer dizer que ele vai cuidar de nós em tudo, mas como qualquer pai quando errarmos ele vai dar aquele puxãozinho sabe neh!

A vida neste mundo trás lutas, batalhas pois o mundo jás no maligno, o pecado trouxe doenças, e muitas libertinagens e dificuldades a esse mundo, então como crentes devemos propagar o evangelho de Cristo mas não nos esquecer que estamos acordando e deitando e vivendo em um mundo caido a espera da vinda de Jesus.

Entendeu o porquê Paulo falou o que escreveu em Fp 4.11-13 é disso que ele está falando, ele soube passar por lutas e vence-las em Cristo, sofreu as dores de quem não nega Jesus e está decidido ir até para a forca se preciso for, como ter de tudo e mais um pouco, temos que cuidar com os rótulos que criamos que geralmente aprendemos em casa, entendeu casa?! Igreja?!, para não sermos heróis fantasiados, tirados de um livro DC Comics gospel.

Com essa ideia o diabo se favorece muito! Porquê pastor Vagner?

Aquelas virgens da parábola deviam ter uma "geladeira cheia", com coca-cola, iogurte grego, filé mignon, camarão, hummmmmm, tah me dando até fome, rsrsrsrsrsr, é elas tinham seus mantimentos para todos aqueles dias.

Entenda temos promessa de Deus para prosperarmos isso é Graça de Deus, favor imerecido dado por amor e misericórdia através da vitoria de Jesus na cruz, isso não se compre e não se vende, é herança.

Temos que tomar posse do que Deus nos deu e prometeu é claro que não podemos e Ele não quer que sejamos um "zé povinho" por ai reunido e andando mendigando, somos seus filhos adotados por Cristo (cf Rm 5) eramos do pecado agora em Jesus somos filhos de Deus e temos direitos a bençãos e saúde em todas as áreas de nossas vidas.

Mas a tal teologia da prosperidade entorpeceu a mente de muitos, que acham agora que devem ser além do que é pra ser ou seja saem do equilíbrio do evangelho, não vá para a beira do caminho, existe dois extremos ter muito e ter nada, ande no meio do caminho com alegria pois tudo podemos em Cristo que nos fortalece, isso lembrou de Paulo neh! Isso!

Equilíbrio noção de andar com Deus sem exagerar em nada, ser virgem mas saber que perderá um dia o hinem, vamos dizer assim, com Deus as vezes acontece coisas na nossa vida que só ele entende, mas de noite choramos para levantar alegres (cf Sl 126), Jesus falou que passaríamos por dificuldades nessa vida, não quis dizer que seriamos miseráveis e doentes e também não falou que seriamos todos milionários, coitado do Bill Gates, matriamos ele na concorrência pois andar com Deus é viver promessas por ele feitas, mas há um equilíbrio

Jó foi menos e mais de Deus pelo que tinha, pelo que perdeu ou pelo dobro que ganhou depois?

A vida é um desafio como na parábola do bom samaritano, existem saqueadores na estrada, eles ferem, roubam e matam, se andarmos com Deus teremos um abrigo, e provisão, e se encontrarmos um homem passar de carruagem por nós não é para nos sentirmos menores ou ter inveja ou dizer "não tenho fé" é para entrar lá dentro parar a carruagem e pregar o evangelho para quem ali viaja nela e que não tem a paz que você tem, e nem a alegria sua e talvés ele daria a carruagem entroca disso, mas você sabe que não pode vender e nem negociar, isso veio de Graça e de graça dai.

Para terminar o diabo levou Jesus a ser tentado se a palavra diz que foi e que foi, e ele disse a Cristo que poderia dar-lhe gloria, e reinos se o adorase, quer dizer que ele pode dar.

E muitos ele tem dado de tudo e mais um pouco, e esses acham que estão salvos e ganhos na vida, mas a meia-noite vem, a hora decisiva chega, e o juiz será Jesus e ninguém o compra.

Satanas prende muitos no truque de dar tudo, eu tenho, ele diz que é de Deus e tem menos, por que vou ser crente?

As virgens tinham de tudo onde estavam mas o que valia no final era sua fidelidade e pureza com Deus, não se queixe de quem tem mais do que você, isso é só matéria e isso ficará, fique no equilíbrio do evangelho viva a vida santa que Deus propôs para nós e se deleite em suas promessas e bençãos.

Agora muitos estão em uma gaiola ganham tudo na hora certa, mas servem só de enfeite e quando o Juízo chegar, não herdarão o reino dos céus, na parábola o que era mais valioso e importante pense nisso, a casa, os mantimentos, as colegas ou dar conta de sí mesmo ao noivo e ter azeite (explanaremos mais sobre isso na segunda mensagem)?

Hey você já pensou que sua bastança e palácio pode ser na verdade uma gaiola?

Prosperidade não é termômetro de fé, fidelidade, ou superioridade espiritual, entenda isso anote para não esquecer.

Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.
Provérbios 4:27

Antes de julgar alguém pela a aparência ou pela carteira tenha cuidado, tando o rico quanto o pobre podem herdar o reino dos céus, mas não se esqueça que o diabo faz da riqueza um motivo e razão e prisão para você não ir a Deus.

Você pode ter o dinheiro mas sertifiqui-se que Jesus é o vigia de sua casan(coração), (cf Sl 127)


Até a segunda parte.



Deus te abençoe!



E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:
Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?
E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso;
E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.


Lucas 15:1-6

Quem nunca leu ou ouviu sobre esta parábola, qual pastor que nunca pregou sobre ela?

Eu por exemplo já preguei em algumas igrejas, mas aqui quero tratar de um modo diferente esta parábola, é claro sem sair do contexto bíblico, mas diferente de todas as vezes que preguei sobre ela, Deus me deu algo novo para dividir com você.

Na verdade podemos através desta parabola pregar muitas coisas com temas sobre ela, aqui quero trazer algo mais simples e puro.

Jesus foi a casa de publicanos e pecadores ou seja pessoas mal vistas pelos religiosos da época, mas Jesus não se preocupava com criticas ou com o que iriam falar dele e mais nem com o que pensavam dele, o que ele queria era salvar pessoas tirar o pecador do pecado, para isso ele devia ir até eles mas não pecar como eles, como você vai salvar alguém que se está se afogando no mar se não entrar também no mar, porém você não pode beber da mesma água então serão dois a morrer.

Mas vemos que o criticaram muito e muito, então ele tras três parabolas para responder aos religiosos sabichões da época, uma delas é das 100 ovelhas, que tem um grande significado para nós e podemos com ela, como eles naquele dia aprender mais.

Jesus primeiro faz uma pergunta:

Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?

Para os fariseus o que contava mais era o numero não a qualidade, crescimento espiritual, mas aqui Jesus começa dando um verdadeiro nó na mente deles, pois para eles era burrice ir atrás de uma só ovelha e deixar noventa e nove para trás, mas para Cristo todas tinham o mesmo valor.

Hoje isso ainda acontece, muitos estão mais crentes por causa de números nas contas bancarias e nas finanças, procuram a benção mas não o que abençoa.

Vão na igreja nos cultos que tem mais pessoas e desprezam os que tem menos, mas pense comigo, uma igreja pode ter 1000 pessoas no culto e 999 incluindo o pastor podem estar indo para o inferno, e na outra igrejinha que tem 50 noventa por cento pode estar indo para o céu incluindo o pastor, números são apenas números para Deus, mas para homens pode ser outra coisa.

Tamanho de igreja não salva ninguém!

Pastor não salva e cura e abençoa ninguém quem faz isso é Deus com seu poder e perdão através de Jesus e pela palavra e usa o pastor como instrumento.

O pastor da parábola contou suas ovelhas e contou de novo e de novo e faltava uma, ele se preocupou, o que pode ter acontecido para aquela ovelha não estar alí, se perdeu das outras, estava longe e escureceu e perdeu o caminho, ou algum animal a matara?

O pastor ficou indagando consigo mesmo.

Outros animais tem senso de direção apurados e boa visão, mas para uma ovelha perdida do rebanho sem um guia e referencial e fácil caminhar em uma direção totalmente distante de seu aprisco.

Esse pastor reconhece isso e toma uma decisão ir atrás daquela que se perdera do rebanho, ele não sabe como vai acha-la mas fará de tudo para tal acontecer.

Então preste atenção o pastor deixa as noventa e nove no aprisco, não! No deserto e vai atrás de uma unica ovelhinha, veja o grande significado que esta ovelha perdida tem para esse pastor, ele não perde tempo deixa as outras onde estão é corre para buscar a perdida.

Até aqui tudo soa muito belo de mais, mas o que Cristo queria falar aos fariseus era mais duro e reto a seus ouvidos, vejamos alguns significados que contem nesta parábola.

Jesus poderia se referir a tantos animais mas a bíblia sempre se refere ao homem em um sentido figurado como ovelha, pois não há um animal tão fácil de se machucar e ferir e que tem pouco senso de direção como a ovelha e ainda parece ser tola e desprotegida e vive a berrar e andar atrás dos outros.

Assim é o ser humano em total desprendimento de Deus, ou seja aquele que vive em pecar e ama as coisas deste mundo mais que as coisas que são de Deus.

Os pecadores não possuem senso de direção, são ávidos por aventura (lembra de Eva e a serpente) se surgir algo novo e atraente mas que leve para longe de Deus lá vão eles, são muitas vezes tolos, preferem se matar com drogas do que ter uma vida sã, são ignorantes.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.

Isaías 53:6

Lembre-se todos nós!

Mas Jesus veio para nos salvar e nos dar sua palavra como uma bussola para nos mostrar a direção do Deus criador de nosso Pai.

Foi o nosso pecado que fez Jesus vir para nos tirar dele e nos dar nova vida com Deus ele é o caminho e a vida, mas aquele que amar mais sua vida do que ele acaba no deserto.

Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.

João 10:26

Na parábola da ovelha perdida o pastor deixa as noventa e nove no deserto o que quer dizer isso, Jesus estava se referindo aos fariseus (Jo 10.26).

Pessoas que amam mais o deserto do que as campinas, que vivem no pecado seja ele qual for o deixa longe dele, isso ele dizia para os fariseus

Muitos pastores se preocupam mais com o numero é ficam com as noventa e nove no deserto, se preocupa mais com números e te pergunto e daí?.

O que tem sua igreja ter 10, 15, 30 pessoas, o que importa é o evangelho prega-lo é ele que mostra o caminho, muitos não querem ouvi-lo pregue para quem Jesus trouxe até você querido, se for uma?

Já fiz muitos cultos para uma pessoa quando comecei meu ministério é verdade e pregava com o mesmo sentimento, fazia o culto completo deixe te dar um exemplo:

Quando fui pastor na cidade de Encantado-RS em fevereiro de 2007, meu primeiro culto lá como pastor foi em uma quarta feira a noite, antes de assumir a igreja o pastor que eu estava substituindo disse-me que a noite é que vinha mais membros, tínhamos cultos as tardes e anoites, me disse que dava umas trinta pessoas, pois bem aguardei.

O horário chegou 19:30 hs e só tinha uma pessoa, ví que não era nada do que ele me falara, mas subi no altar com o mesmo amor de sempre, o que importa é o evangelho ser pregado, se Jesus me trouxe uma vou pregar para ela! E assim foi, cantei, fiz as orações de inicio, preguei, oramos após a palavra, fiz um culto de uma hora e meia para uma só pessoa, não me importei com o numero, a palavra diz que uma pessoa sendo salva são milhares de pecados que são perdoados.

Quando terminei o culto fui falar com aquela senhora, fui comprimenta-la como o pastor novo, e ela me disse que não era de minha igreja que estava alí pela primeira vez e que pertencia a outra igreja, nem membra de minha igreja era mas fiz o culto normal como faria para 10, 100 ou 1000.

Vejo muitos pastores preocupados com numeros mas aquele pastor da parábola simboliza Jesus e ele foi atras de uma e deixou noventa e nove fariseus para trás e foi buscar uma que ganharia o reino dos céus.

E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:

Lucas 18:9


Aqui neste texto Jesus se refere aos fariseus, que se achavam justos (Mt 23.2), mas que eram cheios de religiosidade e dogmas mas esqueciam dom próximo e de amar uns aos outros, e o proprio Cristo rejeitaram assim viviam num deserto não querendo o aprisco de Jesus.

Jesus na parábola diz que ao recuperar a ovelha perdida o pastor leva-a para casa reuni amigos, família, vizinhos e faz uma festa por acha-la, veja por uma ovelha se deu uma festa, quantos pastores fazem isso?

Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Lucas 15:7

Isto se refere aos fariseus que rejeitavam os publicanos e com sua justiça propria achavam que não tinham perdão.

Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

Lucas 13:3

Para Deus em Jesus o salvador nem o mais pecador é abandonado e deixado para trás para Deus ele tem o mesmo valor, ele nos ama de igual modo, ele não ama um mais que o outro, a unica coisa que ele não ama em nós é o pecado então devemos nos purificar em Cristo através de sua palavra ou seja do evangelho.

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Lucas 19:10

Assim como aquela ovelha se perdeu e não teve senso de voltar é o pecador mas Jesus o atrai o chama, se ele ouvir sua voz e abrir seu coração grande obra Ele fará na vida deste pecador, mais no pecado se encontra o homem mais sujo está, mas Cristo tem como limpa-lo, mas muitos morrem em seus delitos por não mais acreditar em salvação, Jesus pode dar isto basta cada um de nós crer nele, ele nos será o caminho de volta ao aprisco do Deus vivo e poderoso que nos criou para sermos seus filhos, porém o pecado faz separação do homem com Deus, então amigo se você está no pecado livre-se dele agora aceitando Jesus como seu caminho para a vida que há nele, seja Ele seu Deus e salvador.



Deus os abençoe!



.