Vagner Cardoso

'
E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam. Marcos 8.24

Aqui Jesus volta a passar por Betsaida, outrora havia amaldiçoado a tal cidade pois eram pecadores e incrédulos sobre sua real pessoa como Cristo (cf Mt 11.21).

Chegando a esta cidade trazem até o mestre um homem cego e pediram que o toca-se para então o pobre homem fica-se curado, isso indica que sabiam quem Jesus era ou pelo menos o que ele podia fazer.

Há aqueles que querem e vem a igreja local para simplesmente ter o que o mestre dá, outros para ter tal coisas fazem absurdos por uma benção, mas não querem um compromisso com Cristo é mais ou menos parecido com um jovem, que se aproxima de uma jovem não por amor ou com intuito de casar mas de só te-la por uma noite, isso não é amor é barganha.

Esses homens trouxeram um cego sabiam o que Jesus podia fazer então rogaram a ele, nada de errado com isso é esplendido ter uma experiencia como a deles diante do Cristo poder ve-lo, mas como viam-o, como um curandeiro, ou um supermercado?

Busque-o mas de coração não por causa do que ele faz ou dá mas por que é o Cristo o Deus de amor (Mt 6.33).

Jesus misericordioso como é toma o cego pela mão e o leva para fora da cidade.

Queridos isso acontece hoje Jesus toma seus filhos não pela orelha, ou com uma vara, mas pela mão!

Ele quer arrependimento de nossos pecados e para isso não é religiosidade ou dogmas que o faram alguém fazer isso, mas com amparo e amor ele nos guia com sua santa mão até o caminho certo, nos mostra sua palavra para que podemos permanecer de baixo de sua proteção e receber tudo o que nos convém a dar.

As vezes temos que sair de nossa "cidade" ou seja da roda dos escarnecedores, dos violentos, religiosos, ou mesmo daqueles que enchem nossos ouvidos com palavras e concelhos errados e que nos levam a perder o que Deus quer nos dar, sair do meio dos duvidosos que dizem sempre negativamente o contrario do que a palavra diz, se Deus quer fazer algo em sua vida cuide para que nada roube sua fé e lhe tire do caminho certo, saia de seu ponto de conforto onde você está engordando e se consagre a Deus, ore jejue e ele lhe pegara sua mão.

Jesus o leva para fora da cidade porque havia dito que nunca mais faria um milagre em tal cidade, saído para fora ele aplica saliva nos seus olhos, que atitude hein, você permitiria tal coisa de um homem que só o conhecia de ouvir falar dele?

Tem momentos que não enxergamos pois nossa visão está suja, muitas poeiras e coisas deste munto estão impedindo de Deus operar em nós o milagre que tanto querermos, antes de pedir algo a ele limpe-se, pesa perdão, se humilhe diante dele, se Deus te pedir para ir pedir o perdão de alguém seu orgulho deixará?

Tem pessoas que perdem as bençãos de Deus por serem orgulhosas, em vez do cuspe de Jesus naquela hora pediriam uma oleosinho até aquele com cheirinho de lavanda.

A quele cego mostra fé, sim, mostra ele faz tudo que Jesus o manda fazer, você não fará algo simplesmente por fazer e acreditar que receberá algo assim, é preciso crer e este sego creu pois ouviu falar de Jesus foi até ele tirou seu orgulho e deixou ser cuspido, chamo isso de atitude de quem cre!

Jesus impõe suas mãos e o pede para ver e ele vê, mas tudo embasado e distorcido, neste ponto poderia ter recuado, sua vida está assim? Não desista é o meio do caminho veja o final brilhante que Deus quer lhe dar, tire as duvidas e siga em frente, não diga "não deu certo ou Deus não quer" tem coisas na vida que se o poe a nossa fé, lembre-se de Abrão subindo o monte para dar seu filho a Deus, ainda daquele que queria recompor os muros de Jerusalém mas que teve que resistir Sambalate e Tobias, quantos Sambalates tem te parado, diga não a eles e vá na sua fé em Jesus segundo sua palavra.

Jesus impôs as mão de novo e então ele viu tudo normalmente como uma pessoa sã de suas vistas.

Veja tem vezes que não será na primeira tentativa, ou a primeira é o preparo a base, não desista, na segunda vez tudo pode dar certos, as vezes Deus trabalha de forma que não entendemos com nossa mente, mas olhe para a palavra, fique firme Nele, ele sabe o que faz, ele nem sempre paga na sexta, ou no dia cinco, ele faz coisas que muitas vezes não entendemos mas se cada um de nós crer que ele fará dar certo então assim será.

O homem sai dali curado maravilha, quem cai na mão de Jesus sempre tem sua vida transformada!

Quero pregar o verso 24, o cego vê homens como arvores, o que ele quer dizer é que tudo estava embaralhado ou mau podia ter certeza do que via, estava tudo embasado ao ver, mas quero aproveitar esta fala, e lhe trazer uma mensagem poderosa, que até mesmo já preguei outrora, mas Deus me deu nova revelação e quero pregar algo novo sobre este texto, vamos comigo?

Vamos comparar nossas vidas com arvores e saiba vamos aprender muito, preparado?

Então vamos começar falando dos alamos.

Alamos são arvores que existem no Brasil, mas não na abundancia que exite no Canada e EUA, a montanhas cobertas por alamos, todas juntas num lado da montanha onde o período de sol é o suficiente para rega-las de luz.

Estas arvores representam a igreja que deve estar sempre junta combatendo o bom combate da fé, uma igreja dividida é facilmente destruída, mas quando como cristão somos unidos não por uma placa ou tamanho de templo, somos imbatíveis contra as sombras pois vivemos debaixo da luz do evangelho simples e puro pregado com amor.

Unidos não é cada um faz o que quer, devemos andar como Cristo ele é a chave hermenêutica para nós, ele é uma especie de lente, quando você vê as coisas por ela você entende como Deus pensa e quer que você faça.

Não esqueça que uma igreja feitas de cristãos não olha para sí mesmo mas para a seara, não procura o bem só para si mesmo, mas estende a mão, ela é acolhedora, amiga, companheira, chora com os que choram e se alegra com quem alegre está, não depende só de seu pastor e não olha para seus defeitos mas obedece segundo o sumo sacerdote que nos céus está a direita  de Deus.

Que coisa maravilhosa!

Os alamos dividem e entrelaçam suas raizes dividindo o que não é mais só seu mas agora passa a dividir, ser cristão não é olhar só na vertical mas também na horizontal, isso me lembra a Cruz e você?

Fazemos o bem para quem, para os nossos, o que ganhamos se fazemos só para os nossos, mas quando fazemos para quem não é ou mesmo para quem não nos ama isso a acumulo de graça sobre nossa igreja, leia atos dos apóstolos, como a igreja era como um alamo, dividia, acolhia, doavam a si mesmos até a morte por amor a jesus.

Sim, a sí mesmos como Estevão ou como John Huss, que foi queimado cantando em uma fogueira por recusar negar Jesus e sua palavra, ele queria compartilhar com os pobres o pão de cada dia, não só o verbo mas o alimento, queria o que era justo e verdadeiro mas quando não somos como alamos não dividimos, pensamos só em si mesmos, queimamos na fogueira das vaidades o bem supremo que o Senhos nos deu, o amor. (assista ao filme John Huss, 60 min.)

Os alamos amam a luz, estão onde tem luaz, não podemos servir a dois senhores o mundo e a Deus, amar o pecado e praticar a Justiça de Deus, devemos estar onde a luz está, em Jesus devemos permanecer.

Os pinheiros geralmente preferem as sombras da montanha, há pessoas que acostumaram com a sombra, não sabem mais o que é o calor e a luz de Deus, esqueceram como é bom amar e compartilhar raízes, vivem uma vida a margem do que Deus quer pois não saem das sombras.

Os carvalhos suas raízes se aprofundam para buscar nutrientes no solo da montanha, mas se soubessem o que Jesus diz sobre pássaros e lírios em mateus sete, talvés fariam como o alamo e entrelaçavam suas raízes, hoje cada vez mais o homem vivem para si mesmo em seu mundo fechado achando que é auto suficiente de mais, aprofunda raízes mas falta o melhor que os alamos tem, família, amor, compartilhação, e o calor da presença de Deus.

Vejo homens como arvores!

Há arvores com espinhos, que não dão frutos, copas altas, mas que ao fio de um machado vem ao chão.

Que tipo de arvore você tem sido?

Podíamos falar muitas coisas aqui, mas acho que já escrevi o suficiente para você entender o verdadeiro significado de ser igreja e cristão, a igreja não vive sem luz e se não compartilhar perde seu significado, e seu amor recebido de Deus deve ser transmitido a espinheiros, carvalhoso ou a qualquer um que seja por mais que seu amago seja duro como um eucalipto.