OS PÃES QUE TE FAZEM VENCER O DESERTO

OS PÃES QUE TE FAZEM VENCER O DESERTO

Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

1 Reis 19:4-9

Quantos cristãos e não cristãos já leram a historia e ouviram a fama do profeta Elias, não é por menos sua caminhada com Deus foi de muitos ensinamentos para posteridade.

Aqui encontramos mais um de seus ensinamentos, por mais que ele não soubesse disso, esse episodio de seu ministério serve ainda hoje para nos regar de sabedoria e graça de Deus.

Aqui Elias o profeta de Deus, estava num momento de depressão, sim isso mesmo, mas pode uma coisa dessa? Sim pode, basta estar vivo e caminhar sobre essa terra.

Elias vive um momento onde seu povo se afastara de Deus, seu rei e rainha são apostatas da fé no Criador, maus consigo mesmos e com sua nação, e muito mais com os profetas de Deus.

Jezabel já havia exterminado com muitos profetas, Elias se sentia sozinho e isso lhe causava angustia, medo, sofrimento, e tudo isso ficou maior quando a rainha lhe diz que como ele havia matado os profetas de Baal ela o mataria de igual forma.

As palavras de Jezabel foram tão fortes a ele que o fizeram ir parar num deserto.

Quero lhe disser algumas coisas que vejo nesse caso de Elias brevemente.

Quando somos afrontados pelo mau e na maioria das vezes ele vem através de pessoas que nos rodeiam e que desejam nosso mau, não podemos temer e nem cair num deserto.

Elias temeu Jezabel, mas deveria saber que por trás dela estava satanás o ser mais vil que existe, mas que não suporta o poder de Deus, então ele deveria confiar no Senhor e ficar em paz se refugiar na sombra do onipotente.

O que você faz quando o mal se aproxima de sua vida?

Corre ou se fortalece no Senhor?

Elias se deitou a sombra de um zimbro uma especie de arvore que fazia uma boa sombra, muitos de nós fazemos o mesmo quando nos sentimos impotentes diante de uma situação ameaçadora, ficamos a sombra do que somos em Cristo.

Se somos mais do que vencedores naquele que nos amou que é Jesus, porque temer a morte, escassez, o incerto, medo e fúria inimiga?

O obvio é se agigantar-se na sombra do Deus vivo e lutar sabendo que a vitoria chegará, mas as vezes não fazemos isso, então Deus sabendo que somos falhos sempre arruma um jeito de nos levantar da melhor forma, com força e energia até mesmo aquela que vem de um simples pão.

Quando Elias come de um pão e bebe de uma água que um anjo lhe aprouve vindo de Deus, este homem se levanta e caminha quarenta dias e quarenta noites, que força tem esse pão não é?

O pão na bíblia simboliza algumas coisas, mas o principal é Cristo, se comermos desse pão alcançaremos a vida e não a morte, encontramos força suficiente para vencer este mundo de pecado e de maus incontáveis, pois só Jesus venceu a morte e pecado, é Nele que podemos desfrutar de um novo amanhecer em nosso viver.

A água também tem alguns significados, mas para mim o mais forte é o do Espirito Santo, Jesus foi ao Pai ao ressuscitar mas deixou o Santo Espirito para nos consolar, quem desfruta e bebe dessa fonte sobrevive no deserto do dia a dia.

Mas o que quero falar aqui vai mais além, Deus me fez ver algumas coisas muito importantes por trás dessa passagem do ministério de Elias, quero lhe trazer outros pães que em Jesus trás força para nossa vida e nos ajudará a caminhar até encontrar o Altíssimo face a face.

E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes. Marcos 6:38

Quantos pães você tem?

Saiba que Deus tem muitas maneiras de agir em nossa vida, e pode de forma extraordinária nos surpreender transformando o pouco em muito, a fraqueza em força, tristeza em alegria.

O problema está na nossa fé, olhamos para os pães que ele nos dá e não vemos o milagre, o bastante para vencermos, procuramos magica, fogos de artificios, mas não há nada disso, simplesmente um pão em nossas mãos que as vezes vem com algo há mais pois Deus é generoso conosco, se acreditarmos na promessa que ele nos deu e em sua palavra escrita, nada nos abalaria.

Pessoas seriam abençoadas com nosso andar em Cristo, poderíamos alimentar tantos outros que precisam do mesmo que agente encontrou em Cristo.

Vamos compartilhar desse pão!

 O que vê com bons olhos será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre.Provérbios 22:9

Aqui há um pão que Deus quer que comamos dele, o pão chamado de compaixão.

Quando somos pessoas que tem esse fruto de Deus em nós, somos mais felizes, nos tornamos mais dignos de Deus, pois Ele mesmo deu seu filho para morrer por pobres pecadores que somos nós.

Se não conseguimos ter essa atitude que o próprio Deus tem e mostrou em Cristo, como que caminharemos em frente sem nos perder em meio há tantos pobres de espirito?

A compaixão de Cristo o fez ressuscitar, o fez voltar ao Pai o beneficiou, o deixou em paz e com abundancia de alegria, pois essa atitude é muito rica em benefícios a nossa alma e espirito.

Não exerça a compaixão pensando no que vai ganhar com ela mas se torne consciente que precisa dela em seu coração para ser uma pessoa melhor, pois com Deus não há barganha.

Ser uma pessoa assim, nos torna mais fortes, porque ao olhar ao próximo e sentir sua dor e fraqueza tal sentimento gera em nós conhecimento, sabedoria, aprendemos como é o caminhar aqui nesse mundo, suas dores e sofrimentos, aprendemos a nos desviar do que não presta, a andar mais perto de Deus e amar mais sua palavra, e ver que nosso umbigo não é o centro de tudo que existe.

A compaixão pode e tem muita força para lhe dar!

Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de cascalho. Provérbios 20:17

A verdade é poderosa!

A mentira é tão fraca e nos levará somente ao desgosto pela vida e pelo caminhar nessa vida.

Mas quando praticamos e comemos do pão da verdade, somos realizados, porque não nascemos e nem conseguimos sobreviver em uma mentira, somente satanás dá esse pão para seus filhos, Deus não, Ele nos dá de sua verdade em pessoa Jesus e sua palavra.

Quem comer desse pão chamado verdade em Cristo será bem aventurado, Ele se agrada dos que andam em sua verdade, seus ensinamentos dão força e vigor a qualquer um que creia neles e os pratique com verdade em sua vida, há aqueles que praticam com mentira mas nada conseguem ver de diferença em suas vidas.

Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Provérbios 31:27

O pão da preguiça é horrível, é azedo e dá dor de barriga e de cabeça.

Mas o pão chamado de boa vontade esse sim trás saborosos frutos para nós desfrutar em nossas mesas e compartilhar com quem a seu arredor está.

Tenha boa vontade para fazer o que é justo, correto, verdadeiro, honesto, não torne essas coisas com a má vontade em, injustiça, incorreto, desonesto, imoral.

Quem é de boa vontade sempre encontra Cristo onde ele está, pois ele não habita onde há injustiça e nem onde o que é correto se torna meio para aprisionar outros.

Ninguém caminha e vence um deserto sem boa vontade, trabalho árduo, para sermos homens melhores precisamos de trabalho árduoninguém será um bom marido sem isso, nem um bom pastor, servo, esposa, filhos, tudo mais que possamos querer ser necessita de boa vontade.

Melhor é o que se estima em pouco, e tem servos, do que o que se vangloria e tem falta de pão. Provérbios 12:9

O orgulho não é bom ele afasta todo bem que um pão de humildade pode dar.

Quem sabe ser humilde e caminhar sairá do deserto, por saber nossas fraquezas e admitir nossos pecados que nos livramos de vales e começamos a subir o mais alto monte.

Você pode ser rico e ainda ser humilde, ser super inteligente e ter humildade, ser visto de mais e ser humilde, subir no púlpito e com humildade ministrar, ser líder e liderar com humildade, ser superado pelo pupilo e aceitar com prazer.

Quem diariamente come desse pão chamado de humildade se torna grande com Deus, pois Ele disse "os últimos serão os primeiros...", a humildade pode trazer muita força para quem quer caminhar até o Eterno, sabe-se que o caminho é londo e cheio de desafios e quem se gaba de ser autossuficiente nunca chega ao destino.

A padaria de Deus tem muitas variedades de pães não posso falar de todos aqui, mas quero falar de mais um para encerrar.

Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber; Provérbios 25:21


Há um pão chamado amor e ele dá muitas coisas para quem nele se delicia, falo do amor divino, o ágape, amor do tipo de Deus.

Quando se ama se perdoa, se divide, compartilha, estende-se as mãos, se coloca-se no lugar do outro, tudo sofre para o bem do próximo até mesmo se ele for um inimigo.

Aprenda a comer desse pão e sua vida e caminhada se tornará mais bela apesar de todo sacrifício a ser realizado, por mais que bolhas venham a seus pês você não desistirá, por mais que venham pensamentos de desistir você continuará pois sabe que o Eterno lhe aguarda no final para te abraçar.

Quando se ama a Jesus deixamos o que for para segui-lo, seja orgulho, magoa, religiosidade, diferenças, crenças, e tudo mais que seja preciso, sem amor é impossível agradar a Deus.Sabe porquê?

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.Hebreus 11:6

Para agradar-lhe deve ter fé nele aquele que Dele se aproxima, mas a fé só se manifesta onde há amor!

Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. Gálatas 5:6

A fé só opera pelo pão do amor, ela tem como combustível o amor, daí lhe pergunto quanto há de amor em seu tanque?

Deus nos dá desse pão, todos os dias e horas, seu amor é inesgotável, aprenda a comer deste pão e veja que a vida pode ser longa e agradável.

Ao vivermos no amor e pratica-lo cada vez mais o céu se tornará real para nós.

Amigos se deliciem na padaria do altíssimo, Deus quer te ver sair do deserto e de qualquer caverna para ouvi-lo chamar seu nome, o dia do fim chegará e nesse dia ele quer chamar seu nome para lhe dar a coroa da vida eterna!


Paz de Cristo.


Com amor pastor Vagner Cardoso