ATÉ O TOPO. COMO ALCANÇAR A FELICIDADE.

ATÉ O TOPO. COMO ALCANÇAR A FELICIDADE.

Quem não quer ser feliz me diga quem?

Acredito que todos os seres humanos nasceram com esse desejo em seu âmago, como se fossem programados por Deus para isso.

Sei que no meio da caminhada muitos se perderam de seu rumo inicial como alguém que sonha conquistar o cume de uma montanha e acaba desistindo por falta de fôlego.

Iniciamos nossa vida com uma corrida, onde há mais de milhões de concorrentes pelo prêmio, mas não nos damos conta disso, pois tal corrida foi travada no ventre de nossa mãe, quando éramos um espermatozoide correndo para fecundar um óvulo.

A lí vencemos a maior corrida pela vida até então, entramos nesse mundo como vencedores, então porquê há pessoas sentindo-os incapazes de serem felizes se já chegaram a esse mundo com uma medalha estampada no peito?

Só há uma explicação, acredito que é a melhor resposta, é a que foi trazida pelo mestre da vida Jesus Cristo, o evangelho!

Lêr a biografia de Jesus Cristo fará você compreender o porquê acredito que essa é a melhor resposta, e não só isso, te mostrará como podemos ser felizes com tão poucas coisas, pois muitos ainda acreditam que para chegar a plena felicidade é necessário muita bagagem.

Mais peso levamos, menos agradavel vai sendo a jornada a felicidade, assim a preocupação e o cuidado gerados com a bagagem não nos deixam contemplar a paisagem do caminho e nem a beleza da vida.

"venham a mim, todos os que passam por lutas e estão sobrecarregados, e eu lhes darei descanso"
( Mt 11.28 versão bíblia judaica  todas as referencias bíblicas aqui mostradas são desta tradução)

Considero "o chegar" a felicidade com o de conquistar o topo de uma grande montanha, de onde podemos contemplar a mais linda paisagem, e com tamanha beleza diante dos olhos nem reparamos no cansaço do corpo e mente.

Te convido a fazer essa viagem comigo, vamos nessa aventura ao encontro da felicidade, deixamos que os ensinamentos do mestre Jesus Cristo nos guie nessa jornada.

Para ter o prazer de ver a paisagem lá do alto da montanha, é preciso seguir alguns passos se não nunca chegaremos ao nosso destino, como também a felicidade.

Passos.

1- OBSERVE E ESTUDE

Não podemos querer conquistar o privilegio de ver tudo lá do alto se primeiro não prestarmos atenção nas coisas aqui de baixo, onde pisam nossos pés.

Olhe o contexto ao redor, simplesmente observe, e estude como subir, onde está as passagens mais imigres, mais difíceis, onde é melhor descansar, estude seu objetivo e o seu caminho que ele te oferece melhor.

Muitos sobem pelo pior caminho pois são afoitos, não tem o apreço em parar e ouvir, falam de mais e ouvem quando querem e deixam de aprender com quem já esteve lá, deixam de refletir no que é mais sábio fazer, qual a hora certa de partir por exemplo.

"Você vê alguém que se precipita em falar? Há mais esperança para um tolo do que para ele." (Pv 29.20)

Não diminua suas chances de chegar lá, pense no resultado, no que seus olhos vão ver, o que seu coração vai sentir, sua alegria de estar onde sonhou.

Pessoas ao redor do mundo deixam de serem felizes por não simplesmente ouvir coisas como diz esse proverbio, e também por não se prepararem para o que querem receber.

Talvés você pensa tanto no que quer que se esqueceu de como você deve se comportar e agir para possuir tal coisa, seja alguém merecedor da conquista, ninguém recebe um diploma da melhor universidade do mundo sem merecer, se queres ser feliz há coisas a se fazerem, observe o mestre da vida Jesus, como Ele foi simples em tudo, até quando fazia um milagre pedia para que não contassem a ninguém o ocorrido.

Qual homem na terra não acenderia holofotes e faria um show pirotécnico para contar o que na verdade nem foi ele quem fez, mas Deus, Jesus gostava do anonimato, das fugas até lugares onde podia orar e falar com Deus a sós.

Seja um observador de seu Senhor, Jesus é nosso professor, siga seus ensinamentos, qual servo não atenta para seu mestre para que aprenda e cresça até o ponto de ensinar o caminho a outros.

Para qualquer coisa que você queira realizar e para se tornar feliz aqui, aprenda a conhecer o caminho, observando e o estudando, ninguém sobe uma montanha sem antes fazer isto.

"eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai, a não ser por mim." (Jo 14.6)

2- QUAL O MÉTODO

Com que jeito vamos alcançar o topo da montanha, qual estratégia é a melhor?

Quando temos um problema devemos encontrar a melhor forma de resolve-lo, se temos um calculo matemático, uma formula, uma cirurgia cardíaca, uma técnica, o que você seguirá como manual para ser feliz decidirá também se terá ela.

Imagine você querer subir o Himalaia do mesmo jeito que sobe em uma árvore para apanhar mangas.

São coisas totalmente diferentes a única coisa em comum é subir, se é que dá para concluir assim.

"Com tudo, surgiram falsos profetas no meio do povo, da mesma forma como haverá falsos mestres entre vocês." (2 Pe 2.1a)

Para algumas coisas da vida há muitas maneiras de tê-las, para outras só uma, e ocasiões que precisaremos de um milagre.

E há uma maneira que é possível de fazer tudo com um método!

Não é incrível?

Porém, você escolhe, como saber qual escolher?

Veja os resultados gerais de quem foi e viveu algo semelhante antes de você.

Por exemplo:

Adão seguiu um caminho e alcançou um resultado e Jesus outro, e obteve um outro resultado, um morreu e trouxe o pecado, o outro ressuscitou e trouxe a vida.

Não sei que método você decidiu seguir para se tornar feliz, mas eu escolhi o de Jesus, pois não há outro que venceu como Ele.

Quem é seu mestre? 

Onde ele chegou?

Qual legado deixou?

Jesus ainda está vivo a direita de Deus, ele alcançou a vida e não o silencio da morte, e pelo modo que viveu e ensinou, disse que também poderíamos alcançar a vida.

"todos os que têm Deus por pai vence o mundo" (1 Jo 5.4a)

Se fizermos de Deus nosso pai venceremos o mundo, teremos aflições sim, mas elas não roubarão a nossa felicidade pois no final venceremos.

Se Deus for o nosso pai o honraremos, e honrar a Deus é obedecer seu método, sua palavra, o evangelho.

Jesus afirmou que quem lhe aceitar é aceito pelo pai, e aceitar a Jesus é ama-lo e crer Nele, obedecer (cf 1Jo 5.4b, 5).

Então escolha seu metodo e como subir sua montanha, eu particularmente escolhi seguir o evangelho, você pode estar patinando e sem sair do lugar pelo método que escolheu, quem tem sido seu mestre?

continua...  

 
Se você vai se aventurar a subir uma montanha sempre é bom levar algumas "coisinhas" importantes, não eh?

Pense num imprevisto, o que seria bom levar para eventualmente cobrir o maior numero de imprevistos para que seu dia não termine mal.

Jesus nos disse "no mundo tereis aflições" vamos por aqui como imprevistos, o que ele nos deu como soluções para tais adversidades?

Na verdade Ele mais fala de como temos que agir.

Mas se queremos ser felizes devemos entender que para isso é necessário não agir como um Dãmocles, se não entende o que quero dizer, leia minha mensagem que fala deste assunto, por favor.

Saber como se comportar em meio uma tempestade da vida é essencial, Jesus quando foi pego de surpresa por uma tempestade atravessando um mar ficou em completa paz, enquanto seus discípulos estavam em contra partida apavorados.

Siga o exemplo do mestre, quando vier um tufão, tempestade, deserto ou perigo qualquer contra sua felicidade, fique em paz, sua fé em Jesus faz com que você vença essas situações.

Jesus nos deu seu método cabe a cada um de nós segui-lo com disciplina, estudar o evangelho é nossa tarefa como discípulos do Mestre Jesus, ter a mesma consciência que ele adotou em meio a sua vida aqui e em todas as situações boas ou agradáveis que passou é importantíssimo para construirmos uma vida sobre a rocha e não errar e levanta-la sobre a areia.

Seja determinado em seguir os passos e ensinamentos de Jesus, você não começa uma casa para deixa-la pela metade não é?

Então quando o desanimo e a duvida vier seja persistente e siga o evangelho.

Entendendo os sermões de Jesus, suas ideias a cerca do Reino de Deus, fará com que cada atributo conquistado, vamos dizer assim "ferramenta" com o evangelho, possam ser usados por nós nos dias mais sombrios.

Fé vem por entendimento é ouvindo e aprendendo com a palavra que vamos criando-a em nosso coração, Jesus ensinou como usa-la, o que gira em torno dá fé ele explicou o que precisamos.

Procure você descobrir as respostas de como usar cada atributo da nova vida em Jesus que recebeste ao nascer de novo.

Aprenda algo agora, se você quer ir mais longe em qualquer area de sua vida deve se esforçar, sabemos que só isso não basta para ser feliz, mas com isso entendo alguma coisa importante, Jesus muitas vezes varava a noite orando ao Pai sozinho, quer dizer que enquanto muitos dormiam Ele orava, mesmo depois de passar o dia ensinando multidões.

O que você faz enquanto outros dormem?

Se dedique ao evangelho, se entregue sem reservas a Jesus, como Ele próprio fazia ao Pai.

Você enquanto sobe uma montanha até chegar ao topo pode pelo caminho admirar a paisagem ou seguir com ansiedade, prefira seguir sua jornada admirando o belo de cada dia e vencendo seu mal também, não se estresse, com pensamentos antecipatorios, viva cada dia no evangelho.

Subir uma montanha sabendo a onde e qual vamos encarar, é importantíssimo levar cordas, agora vem algo interessante saiba usar a corda, existe uma diferença em segura-la e se apoiar nela, por o peso nela e sossegar.

Não somente se segure em Cristo mas aprenda a se apoiar Nele, descansar seu coração em sua palavra, refrigerar sua vida quando o caos querer te alcançar.

Para finalizar, nunca suba sozinho uma montanha, que graça terá admirar a paisagem lá de cima sozinho?

Aprenda a dividir e compartilhar suas conquistas, sua vida e seus momentos mais gloriosos e tristes também, o homem foi feito para viver em comunhão com outras pessoas.

As vezes é bom subir a montanha com quem já chegou no topo dela antes de nós, que a conhece melhor do que nós.

Pense assim, quem melhor do que Jesus para lhe acompanhar na jornada da vida, você não precisa caminhar sozinho siga-o, ele já subiu todas as montanhas que você pensar, não há ninguém melhor do que ele para te acompanhar e te mostrar o caminho do evangelho.

Jesus é a completude da vida, viva nele e serás feliz.