SINDROME DE DÂMOCLES

SINDROME DE DÂMOCLES

Dâmocles é uma figura participante de uma história moral que faz parte da cultura grega clássica. A personagem pertence mais propriamente a um mito que figurou na história perdida da Sicília, escrita por Timaeus de Tauromenium entre 356 a 260 anos antes de Cristo. Cícero pode tê-la lido no Diodorus Siculus  e fez uso dela em suas Tusculan Disputations V.61 - 62.
Conta-se pois que Dâmocles, era um cortesão bastante bajulador na corte de Dionísio I de Siracusa - um tirano do século 4 A.C, na Sicília. Ele dizia que, como um grande homem de poder e autoridade, Dionísio era verdadeiramente afortunado. Então,  Dionísio ofereceu-se para trocar de lugar com ele apenas por um dia, para que ele também pudesse sentir o gosto de toda esta sorte.
Assim, à noite, um banquete foi realizado onde Dâmocles adorou ser servido como um rei e não se deu conta do que se passava por cima de si. Somente no fim da refeição ele olhou para cima e viu uma espada afiada suspensa por um único fio de rabo de cavalo, directamente sobre a sua cabeça. Imediatamente perdeu o interesse pela excelente comida e pelas belas mulheres ou eunucos que o rodeavam e abdicou de seu lugar dizendo que não queria mais ser tão afortunado.
A espada de Dâmocles é assim uma alusão, frequentemente usada, para representar a insegurança daqueles com grande poder que podem perdê-lo de repente devido a qualquer contingência ou sentimento de danação iminente.


Este é o mito de Dâmacles da cultura Grega, tem que se pergunte o porquê mencionar ela aqui, bem, a vida é vasta assim reflete nas culturas e é passado de acordo com a cultura para a literatura, e em muitas historias podemos tirar proveito de verdadeiros ensinamentos basta termos discernimento e sabedoria.

E examinando esta historia deu para perceber já, que ela vem a calhar para refletirmos em assuntos que a bíblia nos ensina a lidar muito bem.

Na verdade não paramos para pensar que muitas coisas que acontecem ao nosso redor servem para tirarmos proveito e aprender mais com Deus e levar uma vida diária melhor, desde de uma freada brusca no transito causada pela distração, ao pássaro que morre batendo seu bico na vidraça querendo escapar para a arvore de refugio a vistada do lado de fora de sua "prisão".

Portanto quero usar essa historia grega para tirarmos lições baseadas na palavra de Deus.

1° Dâmocles olha de mais para a vida de seu senhor

Ao contrario de este personagem nós podemos sim olhar com tranquilidade para a vida de nosso Senhor pois Ele é Deus, e Dele vem toda a vida, se temos um manual para a vida sim está em sua palavra, devemos busca-lo sempre.

Mas Dâmocles olhava com uma visão sem conhecimento, o que retrata muitos de nós aqui neste mundo, eis porquê é um erro se apressar em tirar conclusões sem sabedoria, pois podemos cair em uma lamentável verdade da vida.

 E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. 1 Coríntios 10:6

Por ver os resultados do poder de seu senhor Dâmocles desejava também em um dia saborear tudo que o rei podia ter, isso é perigoso, pois tudo tem um preço até mesmo para quem quer seguir a Cristo, lembre-se do Jovem rico, de Pedro que deixou sua família e pesca para seguir Jesus e acabar morrendo em uma cruz de cabeça para baixo.

Não olhe para o próximo e ache que a vida dele é mais fácil, todos nós temos desafios a viver na pele, até Cristo teve uma cruz a encarar.

Mas o que quero dizer aqui é não fique despresando sua vida por causa das conquistas dos outros, pois você não sabe como foram conquistadas, muitas delas com suor, trabalho árduo, dedicação, mas há ainda aqueles que conquistaram coisas e poder com sangue, as custas de pobres, de incautos, com desonestidade.

Então aprenda a viver e correr sua carreira e não a dos outros, tire seus olhos da vida dos outros e não tenha inveja, quando você olha de mais para os outros e o poder que eles tem, acaba esquecendo que você tem uma vida a viver, e que se trabalhar arduamente e obedecer a Deus vencerá a maior de todas as batalhas que é alcançar a salvação em Cristo, pois este mundo traz muitas adversidades até que Cristo volte ou morramos.

Corra a carreira que Deus lhe deu e não viva a vida dos outros mas a sua.

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,Hebreus 12:1

2° Não insista no seu próprio querer ser

Podemos planejar ser algo e Deus mudar tudo, lembro-me do que uma esposa de um pastor outrora falou:
"antes de me casar com um pastor queria ser medica, mas quase sempre vinha no meu coração que eu casaria com um pastor, mas eu dizia a Deus que isso não era algo que eu queria, mas a vontade de Deus prevaleceu, acabei amando um jovem pastor e me casei com ele".

Pense o que Deus quer de você, seus planos para sua vida, viva o evangelhos todos os dias.

Israel antigamente por olhar para outros povos e verem que eles tinham tronos e reis, por sua vez desejaram ter um rei palpavel, alto e bonito, tipo deus grego, entende.

O que acontece é que Deus não queria mas permitiu, no final aconteceram coisas muito desagradáveis com a vida e famílias de todo aquele povo.

Não insista no que você quer salvo se Deus o querer, se assim for, então lute, batalhe, sonhe, corra atrás do seu melhor mas sabendo que Deus deu seu aval.

3° O poder e a riqueza são ilusórios e trazem delírios em mentes desajustadas

Meu amigo(a) quem disse que quem tem dinheiro e riqueza é feliz por completo?

Como se diz dinheiro não compra a felicidade, pois mais poder você tiver mais cuidados a vida vai requerer de você, e você deverá manter tudo em ordem e isso dá trabalho demais.

Em vez de tentarmos encontrar a felicidade com duzias de dolares e colares, deveríamos em gestos simples atra-ila. como um jardim faz com as borboletas e beija flores, encontre nas coisas simples da vida alegria, e construa dia a dia sua vida as pês de Cristo, e faça de bons gestos atos que te fazem se sentir valido nesta vida.

A vida não é um filme de Spilberg nem é como passar no tapete vermelho do teatro do Oscar, muitos que ali pisam saiba podem estar mais infelizes do que você.

Não viva de fantasia, de contos de fadas a vida cobra serio e não dá para brincar, seja satisfeito com cada novo dia que o Senhor lhe dá, pois Ele, disse para não nos preocuparmos com o dia de amanhã, pois basta o mal do seu próprio dia, veja a felicidade pela vida de Jesus, não pela do Bill Gates.

4° Pessoas deixam de viver porquê veem uma espada caindo em sua cabeça

Não deixe de viver por que há desafios, tudo que queremos exigirá algo de nossa parte, Jesus disse que precisamos crer nele para sermos salvos, se não nos esforçarmos e crer até o final não finalizaremos como desejamos nossa carreira Nele.

Há mães que deixam as cargas dos afazeres domésticos e de criar filhos como empecilho de fazer coisas que deixaria a afamilia mais feliz.

Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. Lucas 10:40

Há pais que se preocupam tanto com a espada do desemprego que acabam deixando a família e esposa de lado.

Jovens crescem alucinados com as regras que o mundo impõe, como primeira relação sexual, primeiro beijo, primeiro...opa! São tantos neh.

Cuidado com o cuidado!

Você pode estar só olhando para a espada pendurada em cima de sua cabeça e acabe deixando de viver sua vida em paz e em Cristo.

E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;Mateus 13:22

Não sufoque sua vida por aquilo que não vale, sua vida foi tão valiosa para Jesus que Ele mesmo se entregou a morte em uma cruz.

Não fique maniatado pela preocupação, leia Mateus 7 por inteiro e esqueça a espada que tira a alegria, a paz, o sossego, se você é nova criatura em Cristo liberto está, deixe Ele cuidar de seus problemas apenas faça sua parte que o evangelho ensina.

5° Os Dámocles e suas inseguranças

Se veja sentado naquele trono e vendo a sombra da espada, veio certa insegurança, do cai ou não cai, perco a cabeça ou verei meus cabelos ficarem brancos e caírem

Há muitas pessoas que vivem inseguras dentro de si mesmas, com coisas que são na maioria besteiras, por exemplo, qual marido que ame a esposa com grande afeto que vai deixa-la de ama-la por causa de uma rugas ou quilinhos a mais, qual mulher que ama seu marido deixará de vê-lo com respeito e orgulho se ele não ser o funcionário do mês.

Há tantos exemplos né!

Os que caem nessa síndrome de Dâmocles vivem uma vida cheia de necessidade de segurança, para eles tudo tem que cair perfeito, mas ai que está, você não vai ter amigos perfeitos, emprego, família e nem vai achar um noivo perfeito.

Eles ficam tão presos por insegurança que tudo tem que ser do jeito deles, qualquer coisas que saia dos planos já os frustam e fazem temer e acabam deixando de viver a vida em paz e de receberem aquilo que Deus está lhes dando. 

Deixe de ter medo, olhe para frente, o medo é só a sombra de uma espada que só cairá se você duvidar.

Viva com fé, deixe a consciência do evangelho crescer dentro de você, quando isso acontecer você não terá medo de ficar sem e perder nada. 

6° Traumas com a espada

Há ainda aqueles que viveram momentos de stress e medo que acabaram ficando traumatizados, e perderam a segurança e agora vivem desajustados emocionalmente.

Veja quando eu comecei uma igreja em uma cidade próximo da minha, em uma quinta feira se não me engano, fomos assaltados, fui preso e fiquei de refém até os ladrões irem embora, isso poderia me traumatizar, ter situações que me trariam medo e insegurança, mas faz mais de dez anos que moro sozinho e não deixo de dormir por medo de ser assaltado ou roubado a noite, já bati com o carro uma vez e me bateram e quase morri em outra, não é por isso que deixo de sair com meu carro e dirigir.

Mas há aqueles que não deixam seus traumas serem superados com a fé em Cristo, suas consciências estão cauterizadas pelo deus deste seculo, assim sofrem e sofrem.

Não é porque seu ou sua namorada lhe deixou que você deixará de se casar um dia, não se ache feio ou feia, pelo contrario, melhore, tire proveito das coisas que acontecem de ruim para crescer.

Não se afunde em insegurança, não deixe sua estima cair, vá em frente, seja forte, em minha vida tenho aprendido muitas coisas nesses 33 anos, dez de ministério, o que ainda é muito pouco comparado com um ministério de pastor que tem uma vida de ministério sempre longa.

Perdeu seus pais quando criança isso é doloroso, viu o casamento deles ruírem isso é péssimo, viu alguém de sua família morrer subitamente e ser retirado de sua vida isso não tem palavras.

Mas se você deixar estas coisas negativas ficarem dentro de você, a insegurança tomará sua vida e mente, quebre isso criando dentro de você uma fortaleza que vem só com a pratica do verdadeiro evangelho.

No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. 1 João 4:18

Ame a Jesus siga-o e quando o diabo lhe mostrar uma espada acima de sua cabeça, mostre-lhe a sua espada, o evangelho, essa sim é maior do que qualquer coisa que possa dominar sua alma, pois ela lhe liberta para viver em paz o amor de Cristo.



Paz de Cristo!


Ps. clique e compartilhe e ajude alguém agora, coloque o e-mail e mande para alguém agora.