ELE ESTÁ COMIGO

ELE ESTÁ COMIGO

9 E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele.(At 7.9)

Este versiculo, esta fala é de Estevão um discípulo que foi mártir, alguém que pregava o evangelho com ousadia e poder, mas os religiosos não acreditaram em suas palavras, e rejeitaram a Cristo a quem pregava, e assim o odiaram e por fim o levaram até a morte com pedradas.

Antes que aqueles homens o matassem ele pregou para eles, tentou com o evangelho mostrar a graça de Cristo, porém eles não queriam ouvir e entender, a religião deixa o coração duro, fechado e os olhos da fé cegos.

Estevão em sua fala mais exatamente no verso nove, começa a falar de José, e ele sabiamente conta o que Deus fez na vida deste homem.

Agora quero neste verso da fala de Estevão falar algumas coisas que vem a meu coração, acredito que o que Deus colocou aqui irá com propósito também falar a seu coração.

Assim lhe convido a ler e meditar comigo neste trecho de Atos dos apostulos, pois a palavra trará luz a cada um de nós.

Estevão quando começa a falar de José já começa falando da inveja de seus irmãos e também como foi traído por eles e vendido como escravo para uma terra longínqua que é o Egito. 

Seus irmão tinham em seus ombros a promessa de Deus feita a Abraão, Isaque e Jacó, mas o que se vê aqui é seus corações não cheios de esperança e fé no futuro prospero garantido por Deus, mas um sentimento mesquinho que só pessoas sem amor e fé podem nutrir com facilidade. 

E ainda movidos por este sentimento fizeram algo desumano, venderam o próprio irmão para se livrar dele e de seus sonhos dados por Deus.

Os sonhos de José mexiam com seus corações, pois quando alguém não vive no centro da vontade de Deus não consegue entender o agir Dele, mesmo sendo na sua vida ou na de outra pessoa, o amor pode dar lugar a tantos outros sentimentos destrutivos, porque onde o pecado está a morte pode superabundar.

Quando temos o amor de Deus em nossos corações nos alegramos em ver nossos amigos e irmãos vencerem e se tornarem bem aventurados, pois é assim que o amor de Deus vê.

Mas quando o pecado domina uma alma ela dá lugar a inveja e é capaz de fazer um mal até para quem é de seu proprio sangue, então concluímos como é importante termos dentro de nós o amor de Deus, que não vem em forma de unção como já ví muitos pregarem mas é derramado pelo E. Santo em nossos corações, quando recebemos o evangelho e aceitamos Jesus (cf. Rm 5.5).

José foi parar em uma terra estranha para ele, longe de seu pai e mãe e de toda sua família, deveria se sentir inseguro, triste e perdido, mas aqui no verso nove diz que Adonai estava com ele.

Veja isso, você pode ser abandonado por seus irmãos, por quem você jamais pensou ser abandonado, mas quando você em seu coração guarda a palavra de Deus, Adonai está com você!

O evangelho é o concerto anunciado por Jesus, as boas novas.

Deus não está mais longe de nós mas querendo morar dentro de nós pelo seu Espírito, vindo após nascermos de novo ao aceitar seu filho Jesus através do evangelho. 

Deus estava com José não pense porque José era alguém especial de mais para Deus, e sim porque ele José andava com Deus pela fé.

Você não pense que é inferior a José, pois se naquele tempo ele pode viver de baixo da mão de Deus imagina você hoje vivendo na Graça de Jesus, muito mais você tem para Deus estar com você, o problema é se não dermos ouvidos ao evangelho.

Ouvimos pessoas falar: "se você ir a igreja sua vida vai mudar, Deus vai estar com você", que mentira!

Deus vai estar comigo quando eu estiver vivendo conforme o evangelho, quando eu sem nenhuma religiosidade deixar o evangelho mudar minha alma e espirito.

Muitos vão para dentro de uma denominação com essa ideia de lá encontrar Deus, mas Deus está ao nosso lado, o que pode faltar é a minha consciência não estar no evangelho, o amor de Cristo não estar superabundando minha vida, eu não estar firmado em fé no evangelho.
 
1° Deus quer poder estar com você mas você é que decide, Ele está a porta, deixe-o entrar.

2° Quando Deus está conosco há liberdade.
 
Depois de Deus a palavra aqui dizer que estava com José, diz que Ele o libertou de dificuldades, a liberdade verdadeira só conhecemos quando nossa alma passa pelo lavar do evangelho e do Espírito.

Deus é Deus de liberdade, muitos tem tudo menos liberdade, pois dinheiro, fama e gloria não á conquistam e nem lhe atraem, isso vem com mudança na mente e na alma, que descobrimos quando aprendemos com o evangelho quem é Jesus, como Deus quer que vivamos, quem somos para Ele, e o que Ele nos torna quando Ele vem habitar em nós.

E impossível Deus habitar alguém e não produzir liberdade, há tantos encarcerados neste mundo pela religião, pelo medo de perder, de ser, de não ter e ser, a tantas formas de uma pessoas estar presa, mas há uma só que liberta sua consciência, que muda sua forma de ver, que te tra dos grilhões da morte da alma e do Espírito, só se trilharmos o caminho e vida que Cristo propôs  é que saberemos de fato o que é viver em total liberdade.

3° Tribulações


10 E livrou-o de todas as suas tribulações, e lhe deu graça e sabedoria ante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa.(At 7.10).

A vida como diz em Eclesiastes: "tras aflisões tanto para justos como para injustos"

Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Eclesiastes 9:2

Jesus também falou que a vida tem seus "cardos e abrolhos" resumindo.

Mas veja tudo coopera para o bem de quem ama a Deus, tudo que José passou, Deus trasformou em um final agradável e de bênção para ele e para seus irmãos, como para todos em geral.

Temos um Deus que sabe o que fazer nas horas mais difíceis que vem para nós, então devemos crer no que Jesus falou, que temos um Pai, e Ele sabe o que necessitamos, se pedirmos Ele nos dará o bem. (Mt 7)

Não pense que receberá algo de Deus sem fé, e a fé ela deve ser mostrada nas horas mais dificeis e dolorosas, nossa confiança em Jesus deve ser forte em todos os momentos da vida, na companhia da família, na cisterna, na caravana com os escravos, na casa do patrão como escravo, na prisão e também quando no trono do governador estivermos. 

4° Deu graça 

Não contamos com o favor de um politico, de um rei ou de qualquer outro ser humano, mas sim de Deus, este nunca deixará de ser misericordioso e bom, sua justiça permanece para sempre. 

Quando nos jogarem no poço, ele vê, quando nos venderem ele verá, quando se aproveitarem de nós e nos tornarem escravos ele vê, quando mentirem contra nós ele vê, quando na prisão chorarmos e pedirmos socorro ele vê. 

Não pense que a sua dor é por toda vida, Jesus já venceu e levou toda suas dores, receba a graça que há nele, e nas horas que ninguém mais contar com sua vida, ele te levantará, fará surgir o sol de justiça sobre sua cabeça, e quem te contar entre os mortos terá que ver você entre os príncipes. 

5° A sabedoria

Salomão em provérbios, adverte seu filho sempre buscar sabedoria, mas aquela que vem com o andar com Deus. 

O Senhor sabe nos mostrar o melhor caminho, nos discerne o sim ou o não, e quando tivermos que encarar o maior desafio da nossa vida, saberemos o que fazer, pois Ele nos dará pela palavra e com seu Espírito o saber. 

Se muitos perdesem tempo com o evangelho como perdem com a TV e internet, seriam mais prudentes, amorosos, pacientes e teriam capacidade de discernir a mão esquerda da direita. 

Não vá para o local de culto para ter, mas para ser, ser mais de Deus, um discipulo do evangelho, não da placa, da gravata, da religião, do apostulo, do bispo, mas ser parecido com Jesus.

Ser sábio é dizer que nada sabe, e que todo dia Deus terá que nos ensinar mais.