Vagner Cardoso

'
Olá amigos!

Primeiramente quero agradecer a cada um que de um modo ou de outro tem contribuído para que sempre possamos com entusiasmo escrever aqui neste blog, por saber que há pessoas que sempre estão tirando um tempo para ler nossos textos isso me faz querer mais contribuir com o reino de Deus.

Bem, quero neste primeiro texto de 2015 trazer uma palavra que faça com que nós olhemos para o que está a frente e não que faça-nos olhar para trás e lamentar o que se perdeu.

Sei que muitos de meus leitores já leram e ouviram muitas mensagens de fim de ano, em suas igrejas ou até mesmo na web, então não quero falar do mesmo com o mesmo peso, mas que vá além disso trazer algo que lhe faça diferença.

Quero brevemente escrever sobre o profeta Jeremias, que é conhecido como o profeta chorão, não vou falar de sua biografia se é isso que deu a entender mas sim de uma parte de sua historia e experiencia com Deus.

Jeremias foi um profeta mal interpretado se posso escrever assim, pois suas profecias eram para além de seu tempo, o cumprimento de uma profecia indica se a profecia veio de Deus ou não, no caso de Jeremias as suas profecias só se cumpriram após sua morte, profecias que estavam relacionadas com Israel e seus reis, assim sendo muitos o tinham como um mal profeta que só dizia coisas estranhas e que não se cumpria.

Mas hoje sabemos com toda certeza que este homem foi um servo de Deus o próprio Senhor Jesus o viu assim como um grande profeta.


Sucedeu, pois, no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, que veio esta palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo:
Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até ao dia de hoje.
Porventura ouvirão os da casa de Judá todo o mal que eu intento fazer-lhes; para que cada qual se converta do seu mau caminho, e eu perdoe a sua maldade e o seu pecado.
Então Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias; e escreveu Baruque da boca de Jeremias no rolo de um livro todas as palavras do Senhor, que ele lhe tinha falado.

Jeremias 36:1-4


Aqui nos conta as sagradas escrituras que Jeremias se encontrava preso, mas o Senhor o visitou em sua angustia, devemos  aprender que andar com Deus não é ter uma vida de contos de fadas, mas uma vida real, com alegrias e tristezas, lutas e vitorias, por causa de seu ministério e como Israel caminhava longe de Deus e não entendia suas profecias não restou outra coisas para o rei se não prender quem profetizava males contra ele.

Os profetas do Senhor serão sempre perseguidos e mal entendidos, vistos como retrodatas e pedras de tropeço para os que praticam o mal, pois de sua boca sairá somente o que Deus mandar falar, Jesus nos diz no livro de Lucas que devemos tomar nossa cruz e o seguir, deixe que falem contra você servo fiel o que quiserem no final de tudo seu Senhor é o Juiz.

Andar com Deus e se negar todos os dias é trocar o caminho do homem pelo o que Deus te mandar caminhar como  fez com Abraão.

Assim então estava Jeremias o profeta, preso em grilhões e atras de uma sela fétida, mas sua alma e espirito estavam livres, sua consciência havia sido transformada pelo eterno e ele jamais se venderia por preço nenhum.

Então em um dia o Senhor Deus vem e trás um recado ao profeta, reunir suas profecias em um livro e enviar ao rei, aqui começa nossa mensagem.

O profeta não podendo escrever pois impedido estava de ir além do patio do templo chama Baruk para que ouvindo-o escreve-se em um rolo feito de peles e madeira suas palavras.

Baruk então ouvindo Jeremias escreve como pedido e após lhe é pedido para levar o rolo para que ele viesse a ler diante daqueles que no templo estavam, e alguns príncipes lhe ouvindo, lhe chamaram em secreto e pediram para ler em suas presenças o conteúdo todo novamente.

Os príncipes ou homens munidos de alta autoridade, concientes do que Jeremias mandara escrever decidem que tudo aquilo tinha que chegar ao conhecimento do rei e assim fazem.

Quando o rolo cai nas mãos do rei após ouvir as palavras ali gravadas por Baruk, com tamanha raiva jogo no fogo o rolo, achando tudo aquilo más noticias vindo de um profeta louco.

Vejamos agora.

Quantos tem feito o mesmo com as respostas de Deus?

Para o evangelho dando as costas, tapando seus ouvidos com filosofias vans e loucas, cauterizando seus corações com doutrinas de homens, dando desculpas para não encarar a verdade, o maior cego é aquele que não quer enxergar!

Sabe o que Deus pede a Jeremias?

Não? (leia Jr 36,37)

Pede para que ele escreva tudo novamente e aumente ainda mais seu teor de seu livro, o que acha?

Fácil?

Garanto que nada foi facil, naquele tempo escrever tantas palavras com pena e tipo tal de papel sem recursos que davam maior conforto e rapidez não era tarefa tão agradavel e pior faze-lo pela segunda fez depois de a primeira ir ao fogo pela mão de um rei.

Amigos, hoje Deus está te dando uma nova chance, chance esta de recomeçar e escrever tudo de novo, um novo ano me parece um pergaminho novo, dias e noites para que gastamos "escrevendo" uma historia nova.

Talvés Jeremias não estive-se tão feliz e de fato não, mas pense comigo, agora ele poderia melhorar tudo o que expressou cada palavra repensada, cada virgula e ponto final, onde foi borrado agora podia passar sem erro, assim encare 2015 uma nova chance.

Será que no pergaminho seu de 2014 algo ficou borrado, mal interpretado, alguma derrota ou sofrimento alí foi gravado na sua historia, não fique olhando para trás agora você pode escrever com cuidado um novo pergaminho chamado 2015 está novinho em suas mãos para ser escrito, pense e escreva tudo de novo, mas agora faça de modo que a historia acabe muito bem e não no fogo ardil.

Não é fácil escrever na condição de Baruk, calos são feitos a mão pesa com o tempo, a mente se cansa, a monotonia lhe pega pela mão e a vontade de largar tudo vem como uma leve brisa lhe seduzindo e trazendo o frescor de um desejo de cair no sono.

Não é fácil, mas Jesus nunca disse que seria fácil, você terá que se esforçar, ninguém escreve uma linda historia sem esforço não é mesmo?

Quanto tempo você acha que um escritor perde escrevendo um Best-Sellers e energia cerebral, vara madrugadas a dentro vencendo cansaço pelo prazer de escrever uma grande historia, agora Deus está lhe dando a oportunidade de reeditar o que deu de errado ou de você escrever uma historia neste ano, sua vida vale mais ou menos que um livro de ficção?

Muitos desanimam pelo que deu errado, mas Deus quer ser seu Jeremias vamos lá "Baruk" escrever seus dias, siga a voz de Deus e pegue sua pena e nanquim e comece agora, há lutas mas seu final será brilhante nunca antes lido ou visto antes.

Será que ao escrever Baruk dava pitacos?

Não faça isso com sua historia, deixe tudo ser escrito como Deus quer, pois ele sabe o que dará certo para você, não incista com historias malucas vindas de outras experiencias de outros, siga o que Jesus dita ao seu "ouvido", ponha no "pergaminho" cada virgula que ele pedir, no final todos irão lhe perguntar que historia é esta, pois se surpreenderão com o final.

Se em 2014 você fez tudo de qualquer jeito agora, faça bem feito, para isso existe novas oportunidades terá mais ou menos 300 e poucas isso é suficiente para tudo parecer conto de fadas, mas não será se você ter fé em quem te dita cada atitude, escolha, sim e não's, capriche não borre sua historia com tolices, não siga opniões de escritores cansados que não possuem mais criatividade e nem vitalidade, pessoas que não conseguem mais sonhar e a creditar no sobrenatural, escritores que viraram chargistas da vida, seja servo como Baruk, deixe Jesus te entregar como Jeremias um grande compendio, a sua será de boas e grandes vitorias, amém?

Até quem é principe te dará a atenção que um dia te negaram, te olharam não mais do alto, mas agora de baixo para cima, a caneta que Deus te dá escreve o impossível caneta essa chamada de evangelho ou como em hebraico nova aliança, é isso que você precisa fazer agora, uma aliança com Jesus, diga a Ele que você ouvirá cada palavra dita e escrita por ele, traduzira em atitudes em sua vida com fé e entrega total, não importando quanto de esforço ou tempo perderá, mesmo sabendo que tudo que fazemos para Ele ou amando Dele nunca é tempo perdido.

Creio que Baruk e Jeremias tiveram que se entregar aquela obra, amigo se entregue você também a sua começando a entrega total de seu coração a Jesus e depois custe o que custar escreve sua historia.

Não adianta você querer um ano de vitorias sem Jesus ser seu mentor, fé é indispensavel porquê tem historias que só com fé acreditamos, pois parecerá ficção o que ele dirá que acontecerá em sua vida, creia um novo tempo já começou, 15 dias já passou não perca mais nenhum.

O rei deste mundo tentará jogar sua historia no fogo, mas sua tinta será o sangue de Jesus, e essa escrita não tem preço, o rei deste tempo não pode apagar este sangue de sua historia ao menos que você deixe, então seja firme nunca diga não posso, como no louvor do Pr. Rosivaldo Russo diz faça igual cante, louva e não fale que não conseguirá;

Cadeias um dia como fizeram com Jeremias podem te impedir de entrar em algum lugar, mas sua historia entrará, seu testemunho quebrará barreiras na consciência de muitos e vidas se derramarão ao pês do Cordeiro.

Hey, hey, não tome a noticia de reescrever como longa de mais, você quer o barato siga o mundo e o que ele te dá como historia, prisão, morte, doenças, desgraça.

Quer o mais duradouro mais caro, siga Jesus essa historia terá final feliz!

Ótimo ano, seja feliz, determinação e fé, siga dia a dia, "linha a linha" capriche na letra, não esqueça do titulo, ponha seu nome data, um "pergaminho em branco" está a sua frente vá agora até seu cantinho de oração e comece 2015.


Abraços, Deus abençoe!