Vagner Cardoso

'
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Romanos 1:20



Olá, que bom para mim trazer uma nova palavra para todos nós, e melhor é saber que Deus estará falando conosco, pois Ele fala conosco através de sua palavra.

E hoje Deus me trouxe algo para compartilhar aqui, uma mensagem também que fala de uma de suas criaturinhas sabias e que nos trazem grandes ensinamentos, se você costuma ler o que escrevo aqui, já pode notar que já escrevi mensagens baseadas em jumentinhas, lagarta, borboleta, saiba que a natureza revela a gloria de Deus, e assim também sua sabedoria.

Deus fez toda sua criação com sabedoria, e se a observar enxergaremos ela, e podemos crescer em conhecimento e poder melhor andar com Deus e viver.

Quero aqui falar agora de uma figurinha que sempre cola nos jardins e parece estar em todo lugar deste mundo, parques, bosques, quintais, praia, sitio, em fim, sempre iremos facilmente encontra-la por ai.

Falo das abelhas, pois ela tem uma família de até mais de 20.000 espécies, tem um certo grau de a proximidade com as formigas que a bíblia usa muito para nos ensinar coisas valiosíssimas.

Está curioso para saber o que encontro nela de interessante para que aprendemos mais com a bíblia, então vamos lá.

1° Impõe respeito

Adulta chega a 2cm mas diga lá, a madame tem respeito é ou não é?

Quem não se ourisa quando vê uma abelha por perto?

Sim, ela nos faz lembrar de coisas doces e amargas, dela sai o mel, como é bom um melzinho neh, mas ninguém quer uma ferroada de uma, ou bater em alguma e que ela volte para casa e traga toda a familia, você quer?

Pois bem, ela pode ser pequena mas impõe respeito, pelo seu temperamento vamos dizer assim.

Nós não precisamos fingir quem não somos para ter respeito, não seja um docinho só para ter respeito dos outros pois ele podem acabar ainda assim comendo todo seu mel!

Também não precisa sair ferroando todo mundo para ter respeito.

Lembro-me de pessoas que agem assim, ou doces de mais ou abusam do poder da ferroada para dizer "estou aqui!".

Como cristão não precisamos ser estúpidos para fazer as pessoas entender o que é o evangelho, sejamos quem somos na palavra, alguns viram crentões talibãs estão sempre querendo explodir o pecador, mas esquecem do que Jesus explicou com o exemplo da mulher pega em adultério, outros querem ser soltinhos de mais.

Então percebemos que basta seguirmos o evangelho, suba na pulpito como uma abelha, pouse na flor e defenda sua casa, mas continue sendo a abelha.

Não seja crente só sentado no banco ou no púlpito da igreja, mas seja um em toda a vida.

Saiba pregar o evangelho como uma carta viva dele próprio.

Não precisa você aceitar tudo que os outros pensam, nem ficar ferroando todos por não concordarem com você, siga o evangelho simplesmente isso.

Por mais pequeno que você seja neste mundo, Deus trará o respeito dos outros por você, quando também respeitarmos Ele e sua palavra.

2° Costumam fazer colmeias em arvores

Assim devemos fazer nossa casa na maior arvore que existe Jesus!

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Jo 15.5).

Se você encontrou abrigo nesta arvore deixe que o pólen de suas flores agarrados em seu coração seja desprendido em outra vida, assim gerando uma nova em Jesus.

O pólen de Jesus é o evangelho.

3° Se antenise

Na cabeça as abelhas possuem duas antenas sensoriais, assim percebem mais o mundo a sua volta, sua sensibilidade se torna maior mas não é por isso que se deixa cair no luxo de deixar de ser quem é.

Nós nascemos originalmente em Adão, com essas "antenas" mas o pecado as deixam embotadas em nós, assim perdemos essa sincronização com Deus.

Muitos não percebem mais a presença de Deus em nosso meio, sua necessidade de andar com Ele, não entendem para quê foram criados.

Pode ser que você sinta um vazio em seu interior, ou muitos espaços vazios, saiba que Deus pode preenche-los, você pode ter tudo na vida mas ela pode ter perdido o significado para você, mas o evangelho te ajuda recuperar o significado perdido de sua vida por causa do pecado.

Se ligue a Deus, torne a busca-lo, escute seu coração na sua ânsia de ouvir Deus e deixe o evangelho mudar sua vida.

E se você é crente e se tornou um fanático, te digo "se antenise"!

4° Você tem neurônios para que?

Eles foram feitos por Deus e não pelo diabo, devemos usa-los também para vivermos em Deus, há pessoas que se converteram e ficaram idiotizadas, decupe-me por escrever assim, mas é a verdade.

Sua fé deve ser inteligente, não tapada e burra e a serviço de homens, mas de Deus.

Se alguém te mandar pular de um prédio em nome de Deus você vai?

Pois bem, pense conforme o evangelho, use Jesus como chave de interpretação da bíblia e você não será mais enganado por ninguém, falo isso pois saiba, as abelhas usam em media 950 mil neurônios, você possui muito mais do que elas, e olha que elas são inteligentes, mas nós podemos ser mais.

5° Em que ângulo você vê a vida

A abelha possui 5 olhos, isso lhe dá uma visão polarizada.

Te pergunto com que ângulo você tem visto a vida?

De que ponto você percebe o amor, perdão, esperança, fé, compaixão, pois de diferentes ângulos podemos encarar tais coisas, e isso é determinante em como vamos viver aqui na terra.

Se você ver do ponto de Jesus é um, do pecado é outro, e o evangelho só trás o ponto de vista de Deus que acredito ser o correto, o melhor, é desse ponto que Jesus viveu sua vida, e se querermos andar com Ele, devemos compartilhar de sua visão, andar conforme sua vontade que está escrita nas escrituras sagradas.

6° Ferrão

Há abelhas que possuem ferrão com veneno, e só picam se forem ameaçadas.

Veja, se ando no evangelho devo entender que devo defende-lo não como minha ideologia de vida, mas porquê sei que é a verdade, mas isso não quer dizer que é a verdade de outra pessoa, então devo ter cuidado na hora de falar com outras pessoas, pois da maneira que falarmos podemos ser vistos de uma forma que não gostaríamos.

Há pessoas que acham que o evangelho é só amor, mas não, Jesus combateu o pecado, foi reto em falar contra sacerdotes pecadores e que agiam errados, e até chamou Herodes de raposa, a verdade é a verdade.

Se o evangelho é a verdade devemos prega-lo, mas isso não quer dizer que não devo respeitar o livre arbítrio das pessoas, se alguém não quer ouvir não seja chato, respeite, saiba depender do Espírito Santo pois é Ele que convence não você.

7° A abelha só senta no lixo para pegar o que é bom.

Elas sentam no lixo e pegam o que presta e passam batidas e procuram uma flor, saiba fazer isso em sua vida.

Nosso passado, historia, pode conter alguns erros e coisas desagradáveis mas não viva em torno disso somente, saiba sair do lixo e posar em um lírio do deserto.

O passado nos trás acertos e erros, aprenda com ambos e siga em frente, procure as rosas, não fique preso em seu passado, se hoje você anda no evangelho não se culpe mais pelo que de errado fez, se você se arrependeu Jesus já lhe perdoou, aprenda a se perdoar, você não é melhor do que Ele.

Então saia do lixo e procure as flores, a vida tem muitas coisas boas para te oferecer ainda, deixe Jesus de conduzir.

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Romanos 1:20


Deus te abençoe!


9 E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele.(At 7.9)

Este versiculo, esta fala é de Estevão um discípulo que foi mártir, alguém que pregava o evangelho com ousadia e poder, mas os religiosos não acreditaram em suas palavras, e rejeitaram a Cristo a quem pregava, e assim o odiaram e por fim o levaram até a morte com pedradas.

Antes que aqueles homens o matassem ele pregou para eles, tentou com o evangelho mostrar a graça de Cristo, porém eles não queriam ouvir e entender, a religião deixa o coração duro, fechado e os olhos da fé cegos.

Estevão em sua fala mais exatamente no verso nove, começa a falar de José, e ele sabiamente conta o que Deus fez na vida deste homem.

Agora quero neste verso da fala de Estevão falar algumas coisas que vem a meu coração, acredito que o que Deus colocou aqui irá com propósito também falar a seu coração.

Assim lhe convido a ler e meditar comigo neste trecho de Atos dos apostulos, pois a palavra trará luz a cada um de nós.

Estevão quando começa a falar de José já começa falando da inveja de seus irmãos e também como foi traído por eles e vendido como escravo para uma terra longínqua que é o Egito. 

Seus irmão tinham em seus ombros a promessa de Deus feita a Abraão, Isaque e Jacó, mas o que se vê aqui é seus corações não cheios de esperança e fé no futuro prospero garantido por Deus, mas um sentimento mesquinho que só pessoas sem amor e fé podem nutrir com facilidade. 

E ainda movidos por este sentimento fizeram algo desumano, venderam o próprio irmão para se livrar dele e de seus sonhos dados por Deus.

Os sonhos de José mexiam com seus corações, pois quando alguém não vive no centro da vontade de Deus não consegue entender o agir Dele, mesmo sendo na sua vida ou na de outra pessoa, o amor pode dar lugar a tantos outros sentimentos destrutivos, porque onde o pecado está a morte pode superabundar.

Quando temos o amor de Deus em nossos corações nos alegramos em ver nossos amigos e irmãos vencerem e se tornarem bem aventurados, pois é assim que o amor de Deus vê.

Mas quando o pecado domina uma alma ela dá lugar a inveja e é capaz de fazer um mal até para quem é de seu proprio sangue, então concluímos como é importante termos dentro de nós o amor de Deus, que não vem em forma de unção como já ví muitos pregarem mas é derramado pelo E. Santo em nossos corações, quando recebemos o evangelho e aceitamos Jesus (cf. Rm 5.5).

José foi parar em uma terra estranha para ele, longe de seu pai e mãe e de toda sua família, deveria se sentir inseguro, triste e perdido, mas aqui no verso nove diz que Adonai estava com ele.

Veja isso, você pode ser abandonado por seus irmãos, por quem você jamais pensou ser abandonado, mas quando você em seu coração guarda a palavra de Deus, Adonai está com você!

O evangelho é o concerto anunciado por Jesus, as boas novas.

Deus não está mais longe de nós mas querendo morar dentro de nós pelo seu Espírito, vindo após nascermos de novo ao aceitar seu filho Jesus através do evangelho. 

Deus estava com José não pense porque José era alguém especial de mais para Deus, e sim porque ele José andava com Deus pela fé.

Você não pense que é inferior a José, pois se naquele tempo ele pode viver de baixo da mão de Deus imagina você hoje vivendo na Graça de Jesus, muito mais você tem para Deus estar com você, o problema é se não dermos ouvidos ao evangelho.

Ouvimos pessoas falar: "se você ir a igreja sua vida vai mudar, Deus vai estar com você", que mentira!

Deus vai estar comigo quando eu estiver vivendo conforme o evangelho, quando eu sem nenhuma religiosidade deixar o evangelho mudar minha alma e espirito.

Muitos vão para dentro de uma denominação com essa ideia de lá encontrar Deus, mas Deus está ao nosso lado, o que pode faltar é a minha consciência não estar no evangelho, o amor de Cristo não estar superabundando minha vida, eu não estar firmado em fé no evangelho.
 
1° Deus quer poder estar com você mas você é que decide, Ele está a porta, deixe-o entrar.

2° Quando Deus está conosco há liberdade.
 
Depois de Deus a palavra aqui dizer que estava com José, diz que Ele o libertou de dificuldades, a liberdade verdadeira só conhecemos quando nossa alma passa pelo lavar do evangelho e do Espírito.

Deus é Deus de liberdade, muitos tem tudo menos liberdade, pois dinheiro, fama e gloria não á conquistam e nem lhe atraem, isso vem com mudança na mente e na alma, que descobrimos quando aprendemos com o evangelho quem é Jesus, como Deus quer que vivamos, quem somos para Ele, e o que Ele nos torna quando Ele vem habitar em nós.

E impossível Deus habitar alguém e não produzir liberdade, há tantos encarcerados neste mundo pela religião, pelo medo de perder, de ser, de não ter e ser, a tantas formas de uma pessoas estar presa, mas há uma só que liberta sua consciência, que muda sua forma de ver, que te tra dos grilhões da morte da alma e do Espírito, só se trilharmos o caminho e vida que Cristo propôs  é que saberemos de fato o que é viver em total liberdade.

3° Tribulações


10 E livrou-o de todas as suas tribulações, e lhe deu graça e sabedoria ante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa.(At 7.10).

A vida como diz em Eclesiastes: "tras aflisões tanto para justos como para injustos"

Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Eclesiastes 9:2

Jesus também falou que a vida tem seus "cardos e abrolhos" resumindo.

Mas veja tudo coopera para o bem de quem ama a Deus, tudo que José passou, Deus trasformou em um final agradável e de bênção para ele e para seus irmãos, como para todos em geral.

Temos um Deus que sabe o que fazer nas horas mais difíceis que vem para nós, então devemos crer no que Jesus falou, que temos um Pai, e Ele sabe o que necessitamos, se pedirmos Ele nos dará o bem. (Mt 7)

Não pense que receberá algo de Deus sem fé, e a fé ela deve ser mostrada nas horas mais dificeis e dolorosas, nossa confiança em Jesus deve ser forte em todos os momentos da vida, na companhia da família, na cisterna, na caravana com os escravos, na casa do patrão como escravo, na prisão e também quando no trono do governador estivermos. 

4° Deu graça 

Não contamos com o favor de um politico, de um rei ou de qualquer outro ser humano, mas sim de Deus, este nunca deixará de ser misericordioso e bom, sua justiça permanece para sempre. 

Quando nos jogarem no poço, ele vê, quando nos venderem ele verá, quando se aproveitarem de nós e nos tornarem escravos ele vê, quando mentirem contra nós ele vê, quando na prisão chorarmos e pedirmos socorro ele vê. 

Não pense que a sua dor é por toda vida, Jesus já venceu e levou toda suas dores, receba a graça que há nele, e nas horas que ninguém mais contar com sua vida, ele te levantará, fará surgir o sol de justiça sobre sua cabeça, e quem te contar entre os mortos terá que ver você entre os príncipes. 

5° A sabedoria

Salomão em provérbios, adverte seu filho sempre buscar sabedoria, mas aquela que vem com o andar com Deus. 

O Senhor sabe nos mostrar o melhor caminho, nos discerne o sim ou o não, e quando tivermos que encarar o maior desafio da nossa vida, saberemos o que fazer, pois Ele nos dará pela palavra e com seu Espírito o saber. 

Se muitos perdesem tempo com o evangelho como perdem com a TV e internet, seriam mais prudentes, amorosos, pacientes e teriam capacidade de discernir a mão esquerda da direita. 

Não vá para o local de culto para ter, mas para ser, ser mais de Deus, um discipulo do evangelho, não da placa, da gravata, da religião, do apostulo, do bispo, mas ser parecido com Jesus.

Ser sábio é dizer que nada sabe, e que todo dia Deus terá que nos ensinar mais. 

Quando enxergamos uma borboleta solta no ar, sendo levada pela brisa, e suavemente pousando em uma flor, não imaginamos diante de tanta graciosidade o que ela passou para chegar a esse ponto em sua vida.

Uma lagarta, e de repente esse bichinho esquisito nos começa a mostrar um trajeto incrível, entendendo como começa e termina sua vida, nos faz começarmos a acreditar mais no sobrenatural de Deus..

A vida desse bichinho tem muito haver com a bíblia, e coo o que Jesus ensinava, pois antes de nascer uma linda borboleta, a lagarta tem que sair de cena, e deixar nascer o que sempre tinha que viver, a borboleta.

A lagarta é só um estagio, o fim é a luxuosa e fabulosa dançarina do ar a borboleta.

Essa historia tem algumas coisas parecidas com o ser humano, o homem para encontrar seu real sentido de viver tem que se descobrir em Cristo, e para nascer em Cristo, deve passar por uma metamorfose como acontece com a borboleta, nós porém, de um mero pecador a discípulo de Jesus pela palavra.

Um dia fomos tão vorazes como uma lagarta, o pecado era nosso grande alimento, até que descobrimos que tínhamos uma direção melhor, um rumo a escolher, uma espécie de caminho que nos leva a uma metamorfose, que devemos  passar em nossa vida, se tão desejamos ser muito mais do que um bichinho esquisito, como na vida de toda lagarta era necessária a metamorfose.

Só que precisávamos querer tal mudança, acreditar que a vida que estávamos levando não era a original sonhada pelo criador para nós, o pecado nos levou a uma condição de lagarta, agora era preciso entender isso, e o evangelho nos trouxe essa luz, esse entendimento.

Entender que na verdade eu havia nascido para ser outro bichinho, não aquele que estava sendo mas outro fruto de uma mudança em meu âmago.

Entender que houve uma mudança no meu "Dna", um bloqueio chamado pecado estava e iria me impedir de ser o que eu deveria ser originalmente.

Então esse entendimento, essa luz, me mostrou como deixar de ser esse bichinho devorador de pecados, deixar este estado de vida interior, espinhoso, feio, nojento, escuro e venenoso, e então voltar para o serie do plano original.

Com o evangelho entendemos como o pecado está na essência do ser, lá é que tinha e tenho que lidar e mudar, para isso há uma atitude a se tomar, o de passar por um processo de transformação, que Jesus chamou de novo nascimento, onde o que muda não é a carne em si, mas o espírito.

Quando o espírito, o nosso âmago é recriado pela palavra e o Espírito de Deus, a sua natureza muda para uma parecida com a de Deus, o espírito assume o controle e começa a decidir não ser mais o que insistia ser, mas o que poderia ser, o que originalmente nasceu para ser.

Aqui há um casulo a ser fechado, uma velha vida a ser deixada para trás, uma nova pele vai nascer na transformação da consciência, deixando o veneno virar doçura, o ser voraz por desejos contrários ao correto de Deus, em um agradável ser desejoso de servir a Cristo.

Assim como a lagarta se transforma em uma linda borboleta, pela sabedoria de Deus em nós semeada, o pecador pode se tornar um discípulo de Jesus e andar em graça.

Foi comigo assim, e é com todos os que com Cristo morrem para a velha criatura que ama o pecado.

Mas ao romper do casulo caí em uma armadilha, á dos meus próprios irmãos, fui levado para um viveiro, virei artigo de colecionador, muito parecido com o que aconteceu com José, irmãos que querem ser donos do ar, e monopolizar o reino de Deus aqui na terra em suas mãos, ditar as ordens, não suportam ver uma nova borboleta voar livre pelo mesmo ar, que logo as querem suprimir á religião e dogmas.

Me fizeram achar que a mente por trás da metamorfose era a de um caçador, um espécime de pai controlador e raivoso, algo assim.

Ali fiquei e vivi e me acostumei com aquela vida de bebêlô, mas as ilusões da religião que me aprisionaram, se quebraram.

Se quebraram com o sacolejar da vida, e da verdadeira pessoa por trás da metamorfose, Deus, através de seu filho Jesus Cristo.


Saí atordoado para um novo mundo de recomeço, onde realmente podia ser o que tinha que ser, o que Deus projetou-me para ser, livre, segui-lo como o gira sol segue o calor da luz do sol em sua face, mas a lembrança dos tempos de lagarta, e bebêlô, me fazem querer gritar para quem nesse estagio está e dizer: "caminhar com Deus é mais do que isso, não termine onde você está porquê de qualquer forma, no inferno ou não você não acabará onde foi feito para estar".




Deus abençoe!


Pr. Vagner Cardoso