Vagner Cardoso

'

Um dos grandes personagens da bíblia e da história da igreja cristã, com certeza foi o apóstolo Paulo. Este homem tem uma conversão a Jesus impactante, pois outrora foi um perseguidor, um criminoso, por motivo que perseguia e prendia cristãos e consentia na morte destes, tudo fez motivado por sua crença e pela forma com que enxergava o mundo religioso naqueles tempos. 

Para ele e também para muitos que compartilhavam da mesma visão, Jesus era um impostor, ou seja se passava pelo Cristo, Jesus era só mais um daqueles que surgiam em meio ao povo pregoando que era o próprio messias, que juntavam muitos seguidores e se aproveitavam da fama provinda desta farsa, o que trazia certos ganhos. A sua raiva provavelmente aumentara porque mesmo Jesus tendo sido morto sua voz parecia estar viva entre as multidões na boca de seus discípulos. Os discípulos de Jesus agora pregavam que ele estava vivo, ressuscitará dos mortos, isso era impactante, a igreja crescia em número, novos seguidores se juntavam aos discípulos todos crentes em que Jesus era de fato o salvador. Isso irritava Paulo, que na época seu nome era outro, Saulo. Como podia aquele “impostor” morrer e ainda assim sua fama aumentar? Culpa de seus discípulos, que adoeceram com a mensagem daquele galileu e agora como loucos apregoam que tal homem ressuscitou e está vivo, e fazem com que muitos acreditem nisso e os sigam. Paulo de fato estava fora de si, e passou a perseguir aqueles que seguiam a Jesus, seu maior objetivo era parar aquela “seita maligna”, mal sabia ele que ele próprio passaria a ser discípulo daquela “seita maligna”. Seita que pregava amor genuíno, compartilhava de suas alegrias e vitorias, que se compadecia dos fracos e doentes, daqueles que eram esquecidos, mas que através de Jesus foram “achados”, seita esta, que não tinha objetivos mercantis e não visava lucros, que não enxergava os bolsos antes dos corações, nem favores como fim e fazia todos os meios para atingi-los. 

Saulo era como muitos religiosos hoje, pessoas que acreditam mais no dogma do que no Cristo, que seguem mais a cartilha da instituição religiosa que pertence dos pregadores que amam, do que os ensinamentos do evangelho por Jesus ensinado. Religiosos são “alérgicos” a criticarem sua própria cadeia de crenças, e não perguntam a si mesmos “estou no caminho de Jesus?” ou “isso que acredito é o que Jesus ensinava?” e até mesmo “o que me ensinam no templo-instituição religiosa, é o que Jesus ensinou de fato e continuaria a ensinar, ou é só um meio para atingir fins que tragam riqueza material?”. Religiosos não querem enxergar Jesus porque o “Jesus” pintado na religião é mais agradável a seu modo de vida.
Quem quer ter Jesus na sua vida precisa expulsar a religiosidade dela, Jesus e religião não combinam, ou você fica com um ou outro.
Paulo entendeu isso do pior jeito. Deixa-me te dizer algo, tem coisas que só vamos assimilar aprendendo na prática, vivenciando certas situações na prática da vida diária. Ouvimos o evangelho, mas certos ensinamentos do evangelho parecem que só se fixam quando passam pela prática da vida diária. É como quando o pai está ensinando o filho a andar de bicicleta, ele diz: “cuidado tu podes se machucar”, e o filho acha que está tudo bem pois para quê mais cuidado se ainda não ralou o joelho?
Paulo, aqui no texto citado de At 16.1- 40, não pretendia ir para a Macedônia, por vezes decidiu ir para outra parte, porém foi impedido pelo Espírito Santo:


E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.
 
Atos 16:7


Mas logo em seguida fica claro para onde ele deveria se dirigir, algo de importante na Macedônia exigia a presença dele, e foi para lá que ele se encaminhou. Percebe-se que até chegar na Macedônia a viajem o obrigou a fazer algumas escalas, a visitar outros lugares até então chegar a onde Deus queria que ele estivesse. A vida em si é assim também, somos obrigados por vezes fazer algumas “escalas”, seja para o descanso na jornada, a pausa para o alimento, nem sempre iremos de um ponto ao outro. Deus tem suas maneiras de roteirizar a viagem, cabe a nós deixar que nosso guia seja o nosso mestre de verdade. Tem aqueles que querem que tudo seja fácil, que a vida com Deus seja um “mar de rosas”, dou uma oferta e pronto Deus faz acontecer, entrego o dizimo e “pum” algo maravilhoso acontece, bem, sinto lhe informar que o evangelho não é toma-la dá cá, com Jesus não existe barganhas, aqui a vida é real.
Paulo, portanto, chega a seu destino, diz o texto:


E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
 
Atos 16:13


A igreja se faz fora das portas, a igreja de Cristo é seus discípulos, seguidores, que o seguem com fé e amor. A construção, o prédio, a nomenclatura, o CNPJ, tudo isso são a alma da instituição religiosa, que muitos chamam de igreja, mas por não terem aprendido do evangelho confundem e adoram-na como se fosse um Deus. Se escravizam pela instituição, pelo pastor, pelo crachá, pelo rito, não notaram que se tornaram religiosos e abobados seguem a homens, e até mesmo a doutrinas de demônios.
Paulo seguiu sua fala:


E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.
E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
 
Atos 16:14-16


Paulo tem um encontro com uma jovem adivinhadora, alguém que servia de instrumento para algum espírito maligno, que aqui é chamado de “espírito de adivinhação”. Esta jovem tinha senhores “patrões” que tornaram esta mística num grande negócio, alguém pagava e recebia uma adivinhação. Jesus outrora nos ensinou a não dar ouvidos e nem seguir tais espíritos, até mesmo no antigo testamento Deus nos adverte a não os seguir.
Por fim Paulo repreendeu aquele espírito:


E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.
 
Atos 16:18


Paulo e Silas acabaram na prisão:
E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados.
E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade,
E nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos.
E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.
 
Atos 16:19-24


Para algumas instituições a religião é boa o quanto gera lucro, dá dinheiro, e qualquer que impeça esse lucro é impedido de falar. Não é à toa que o texto de 1 Timóteo 6 diz:


pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.
 
1 Timóteo 6:10


Em muitas instituições religiosas o que mais tem são “adivinhações” pregações não do evangelho mas aquela que serve de anzol, aquela que traz dinheiro, que fisga gente que quer fazer barganha com Deus, que acha que Jesus é “supermercado” que pode comprar tudo com grana até Deus. Mas Deus não quer grana, muitos chamam hoje em dia essa jovem adivinhadora de “obra de deus”, tudo é para a tal “obra” e muitos religiosos alimentam essa maquina devoradora, que se alimenta do dinheiro de incautos, pilotada por homens maus que usam o nome de Deus e pregam um evangelho para alimentar seus ventres somente, e nunca vão se lembrar do pobre, da viúva, dos necessitados, para estes o evangelho é uma estrada de mão única, só vem a eles.
Por fim Paulo e Silas estavam onde tinham que estar naquela noite:


E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
 
Atos 16:25


Sabe aquela hora que você percebe que algo vai acabar, que alguma coisa ruim esta para acontecer, quando você esta sozinho e não tem ninguém para te ajudar, o pior foi anunciado e está preste a acontecer, teu pior pesadelo está se tornando realidade, esse tempo se chama “perto da meia noite”.
Quando há confiança em Deus não tememos a morte, a demônios, doenças, nada. Confiar em Deus é seguir o exemplo de Paulo e Silas, orar e cantar, deixar Deus ser o que ele é, o todo poderoso, aquele que faz o que tem que fazer, que socorre, acolhe, ampara, mas que acima de tudo tem vontade e devemos confiar nela, e deixar ele nos segurar pela mão e nos guiar.
Eles estavam lá por um motivo, algo iria acontecer naquela prisão:


E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
 
Atos 16:26


Na existência acontecem terremotos, placas se chocam, caminhos colidem, vidas se partem ao meio, sonhos acabam e o que desejamos não alcançamos. Nesta vida passageira existira dias de lutas, de choro, de angústias, precisamos nestas horas sermos fortes, e mais do que isso, as vezes precisamos ser o “Paulo e Silas” de alguém, a resposta do socorro de Deus para quem está chorando, ou perdido está.
Quando aquele terremoto aconteceu todas as prisões se abriram, todos os presos foram libertos, pois as grades não mais os impediam de fugirem, até Paulo e Silas poderiam sair da li, mas não o fizeram, porque a maior prisão que deveria se abrir ainda não tinha sido aberta por eles, eis a missão de Paulo e Silas na Macedônia, o texto segue:


E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.
 
Atos 16:27


As vezes os terremotos na nossa vida acontecem porque estamos dormindo, não enxergamos o obvio, ou mesmo não queremos ver. Por vezes também os terremotos servem para nos acordar, nos tornar melhores, fazer um upgrade em nós, aprendemos muito com os erros talvez mais que com os acertos, mas o certo é que quando aprendemos com os erros estes ensinamento ficam gravados para sempre na memória, e seria tolice comete-los uma segunda vez. Jesus nos ensinou a estarmos sempre prontos, alertas, não acomodados a espera da sobremesa, a vida pode cobrar sério, para valer, a conta pode ser cara. Mas graças a Deus tudo podemos naquele que nos fortalece, não terá batalhas que não aguentemos, se tivermos que mudar, mudaremos, se obrigados a caminhar duas milhas, caminharemos, mas no final Ele estará do nosso lado.
O centro deste texto não é Paulo e nem Silas, e sim o carcereiro, eles estavam ali por causa dele, foi por isso que Deus os enviou para a Macedônia naquele momento.
Quando ele acordou todos as celas estavam abertas uma fuga em massa era evidente, qual detento ficaria na cela aberta, sabendo que tempos depois poderia ir para a forca? Quem seria o responsável? O carcereiro que dormiu? Quem acreditaria que houve um terremoto que causou a abertura das celas? O que você faria no lugar deste homem?
Ele pensou em se matar, pois podiam acreditar que o mataram para poderem fugir, e assim a punição que cairia sobre ele e sua família, agora cairia somente sobre sua vida.
Paulo diz:


Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.
 
Atos 16:28


Paulo e Silas evitaram a fuga em massa, assim evitaram a morte do carcereiro e consequentemente a da família dele.
A vida é uma estrada que não pode ser só de uma mão, ela tem que ser da mão dupla, vai e vem. Não podemos desejar o bem só para nós, mas para o próximo também, se não queremos o mal, não devemos cometer o mesmo na vida do próximo.
Paulo e Silas estavam ali para salvar a família daquele homem, porém estavam presos, um tremendo desconforto, foram açoitados, estavam ali machucados, comeram pão e água, para no final fazer o bem. Não devemos fazer o bem desejando receber algo em troca, por isso vejo que este foi o motivo de eles não saberem o porquê estarem ali, faça o bem seja lá aquém for, nunca o mal, e quando fazer o bem não pense na recompensa, a maior recompensa é poder fazer o bem.
O carcereiro queria com sua morte poupar a sua família, mas não foi necessário o sacrifício. Alguns dos piores “terremotos” acontecem dentro das famílias, é até logico, vivemos em sociedade, nascemos e geralmente crescemos fazendo parte de uma, nossos maiores laços deveriam ser com nossa família.
Diz o texto:


E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.
E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
 
Atos 16:29-31


Este homem de alguma forma sabia quem eram Paulo e Silas, o bem e o amor sempre nos denunciarão, Jesus sempre foi denunciado por estes, e ele deve ser conosco.
Naquele “terremoto” o homem veio a pensar na sua salvação, não espere isso acontecer com você, não espere o terremoto para então olhar para dentro de você. Devemos nos examinar a cada dia e perguntar a “Paulo e Silas” o que preciso fazer para ser salvo. Tem coisas que precisam mudar em nós que só o evangelho é que vai trazer o sentido da mudança, e as mudanças devem ser feitas para que nos tornemos melhores seres humanos a cada dia. Há quem queira mudar para no final ganhar algo material, um emprego melhor, um salário melhor, faça para ser um homem melhor, um pai melhor, mãe, filho melhor, se torne um cidadão melhor.
Mas entenda que é crendo em Jesus que alcançamos os degraus maiores, é com ele como bom pastor que encontramos a salvação, é com ele como exemplo que entendemos a vida, o evangelho e entramos em estágios mais belos da vida.
O milagre que aconteceu naquela noite não foi o terremoto, nem a liberdade de Paulo e Silas, eles já estavam salvos, mas o carcereiro e sua família não, o maior milagre foi o que Jesus fez no coração do carcereiro. Este é o maior milagre, encontrar a paz em meio a turbulência, enxergar o amor de Deus em meio a tempestade e dizer sim para o que aprendemos com o evangelho.
Diz mais o texto:


E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.
E, tomando-os ele consegue naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.
E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.
E, sendo já dia, os magistrados mandaram quadrilheiros, dizendo: Soltai aqueles homens.
E o carcereiro anunciou a Paulo estas palavras, dizendo: Os magistrados mandaram que vos soltasse; agora, pois, saí e ide em paz.
 
Atos 16:32-36


Com uma pequena semente podemos fazer grandes coisas, a Macedônia começou a ser transformada a partir desta pequena família.
Paulo não esperava que seus vergões seriam lavados e cuidados naquela noite, apenas era lhe mostrado a morte, mas quando pensou no próximo e fez o bem sem desejar algo em contrapartida, foi que suas feridas foram cuidadas, fazer o bem compensa. Vencemos os “terremotos” fazendo o bem e jamais fazendo o mal.
A tempestade veio, mas cumprindo Paulo e Silas sua missão veio a liberdade, as vezes estamos presos a nossa missão e o quanto não a cumprimos não somos liberados da tempestade. Muitos deixam de fazer o que o evangelho ordena e acabam sempre ficando presos na tempestade, siga o evangelho, aprenda com ele, e a mesa será posta na hora certa.
A paz sempre estará com quem faz o bem, aquele que carrega o amor no coração e decide fazer o bem, tem a paz, porém o que decide fazer o mal sempre terá um peso na alma, a lembrança de alguém chorando, de alguém passando fome, alguém que ficou roubada, destruída.

E, saindo da prisão, entraram em casa de Lídia e, vendo os irmãos, os confortaram, e depois partiram.
 
Atos 16:40


Siga sua caminhada olhando para frente, mas sabendo que se você olhar para trás verá sementes jogadas ao chão, foi assim que partiu Paulo e Silas daquele lugar, não deixaram o mal como semente, mas o bem, salvaram um homem e sua família, o bem sempre é a melhor recompensa.


É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu. Lucas 13:19


Podemos entender Jesus como essa semente, que precisa cair no solo e morrer para que algo maior ganhe vida, Jesus veio para nos levar ao reino de Deus que começa quando recebemos a semente do evangelho, e começa a crescer dentro de nós, até que então que se torna maior que nós, sim, maior que o nosso self.

O reino de Deus em nós não pode ser menor que o nosso eu, pelo contrario devemos diminuir para que ele cresça dentro de nós.

Jesus foi uma semente, sim, nos catapultou para horizontes jamais vistos e imaginados pelo homem, nos fez contemplar a vida aos olhos do Pai.

Simples como uma semente que é descartada por não ter grande aspecto de beleza e atrativos significativos, ele assim caminhou na terra como "o filho do homem".

Sentiu fome, frio, sede, ira, Ele despiu-se de sua gloria e veio como homem, uma semente, para nos mostrar que apesar de a vida humana oferecer lagrimas podemos com o evangelho vencer os cardos e abrolhos da existência.

Nessa passagem do evangelho de Lucas ele fala de verdades sobre o evangelho e o reino de Deus que tem haver com que estou aqui escrevendo.

Em outra passagem no evangelho de João Ele diz "eu sou a videira..." podemos dizer "uma arvore" porque não?

Arvore essa que quando alguma ave do ceu colorida ou não, grande, pequena, seja de qual lado e vento vem, essa sempre dá uma guarida, como a mãe que dá um colo gostoso para o filho cansado.

Jesus é assim!

Uma grande arvore, que sabe emprestar seus galhos que como pássaros façamos nosso ninho Nele, e vivamos Nele, nos movamos por Ele.

Assim e não bastando isso, nos protege dos ventos e chuvas que batem contra a existência, que vem contra águias ou míseros pardais, mas ele não faz diferença sempre acolhe aquele que lhe dá ouvidos, e decide lhe seguir, pior que as tempestades da vida também não escolhem quem atingir, mas quem está Nele pode confiar que logo o sol vem brilhar novamente, trazendo alegria e esperança.

As arvores são muito gentis na sua maioria, além de dar abrigo, proteção, ainda propiciam alimento,e só esperam que quem coma de seu fruto semeie com gratidão sua semente, não manda conta cobrando sua hospedagem e de tudo mais.

Vivemos em um mundo que se sofistica cada vez mais, porem em contra partida o evangelho continua o mesmo, Deus se fez homem para nos dizer que existe jeito!

Jeito de vencer as mazelas da alma, do espirito, da vida, os problemas podem encontrar uma solução em cristo só depende de nós buscarmos o evangelho e segui-lo.

Esta boa nova nos será Jesus, que acolhe, alimenta o espirito, protege, e que diz, "negue a si mesmo e tome a sua cruz e siga-me", é Ele o caminho para Deus, um caminho simples sem rodeios e desvaneio, simples como uma semente diferente de muitos templos e igrejas que são belos por fora e dentro só há dogmas.

Você é aquele pássaro cansado, de penas arreviradas e faminto, precisando de abrigo?

De um pouso tranquilo e revigorante?

Jesus diz para você "eu sou seu descanso! Venha viajante"


Qual o verdadeiro motivo que te faz buscar o evangelho de Jesus?

Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição;
2 Pedro 2:14


"tem aqueles que gostam de atrair e pregar não param quem sabe pensar, mas para aqueles que são amantes de sí mesmos e da avareza.
Porque são esses mesmos com própria avareza, são alimentados todos os dias por tais homens piores do que eles, que os dissuadindo os provocam com palavras de fictícias (cf. 2 Pe 2.3).

Portanto quem busca a Jesus com desejo de "só vitória e bênção" e não por ser contrito de coração e ter recebido o evangelho de Jesus, cuidado.

Você poderá ser a próxima vitima, a ovelha de fato longe do pastor-mor que é Jesus."


Visite:
prvagnercardoso.blogspot.com.br
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Romanos 1:20



Olá, que bom para mim trazer uma nova palavra para todos nós, e melhor é saber que Deus estará falando conosco, pois Ele fala conosco através de sua palavra.

E hoje Deus me trouxe algo para compartilhar aqui, uma mensagem também que fala de uma de suas criaturinhas sabias e que nos trazem grandes ensinamentos, se você costuma ler o que escrevo aqui, já pode notar que já escrevi mensagens baseadas em jumentinhas, lagarta, borboleta, saiba que a natureza revela a gloria de Deus, e assim também sua sabedoria.

Deus fez toda sua criação com sabedoria, e se a observar enxergaremos ela, e podemos crescer em conhecimento e poder melhor andar com Deus e viver.

Quero aqui falar agora de uma figurinha que sempre cola nos jardins e parece estar em todo lugar deste mundo, parques, bosques, quintais, praia, sitio, em fim, sempre iremos facilmente encontra-la por ai.

Falo das abelhas, pois ela tem uma família de até mais de 20.000 espécies, tem um certo grau de a proximidade com as formigas que a bíblia usa muito para nos ensinar coisas valiosíssimas.

Está curioso para saber o que encontro nela de interessante para que aprendemos mais com a bíblia, então vamos lá.

1° Impõe respeito

Adulta chega a 2cm mas diga lá, a madame tem respeito é ou não é?

Quem não se ourisa quando vê uma abelha por perto?

Sim, ela nos faz lembrar de coisas doces e amargas, dela sai o mel, como é bom um melzinho neh, mas ninguém quer uma ferroada de uma, ou bater em alguma e que ela volte para casa e traga toda a familia, você quer?

Pois bem, ela pode ser pequena mas impõe respeito, pelo seu temperamento vamos dizer assim.

Nós não precisamos fingir quem não somos para ter respeito, não seja um docinho só para ter respeito dos outros pois ele podem acabar ainda assim comendo todo seu mel!

Também não precisa sair ferroando todo mundo para ter respeito.

Lembro-me de pessoas que agem assim, ou doces de mais ou abusam do poder da ferroada para dizer "estou aqui!".

Como cristão não precisamos ser estúpidos para fazer as pessoas entender o que é o evangelho, sejamos quem somos na palavra, alguns viram crentões talibãs estão sempre querendo explodir o pecador, mas esquecem do que Jesus explicou com o exemplo da mulher pega em adultério, outros querem ser soltinhos de mais.

Então percebemos que basta seguirmos o evangelho, suba na pulpito como uma abelha, pouse na flor e defenda sua casa, mas continue sendo a abelha.

Não seja crente só sentado no banco ou no púlpito da igreja, mas seja um em toda a vida.

Saiba pregar o evangelho como uma carta viva dele próprio.

Não precisa você aceitar tudo que os outros pensam, nem ficar ferroando todos por não concordarem com você, siga o evangelho simplesmente isso.

Por mais pequeno que você seja neste mundo, Deus trará o respeito dos outros por você, quando também respeitarmos Ele e sua palavra.

2° Costumam fazer colmeias em arvores

Assim devemos fazer nossa casa na maior arvore que existe Jesus!

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Jo 15.5).

Se você encontrou abrigo nesta arvore deixe que o pólen de suas flores agarrados em seu coração seja desprendido em outra vida, assim gerando uma nova em Jesus.

O pólen de Jesus é o evangelho.

3° Se antenise

Na cabeça as abelhas possuem duas antenas sensoriais, assim percebem mais o mundo a sua volta, sua sensibilidade se torna maior mas não é por isso que se deixa cair no luxo de deixar de ser quem é.

Nós nascemos originalmente em Adão, com essas "antenas" mas o pecado as deixam embotadas em nós, assim perdemos essa sincronização com Deus.

Muitos não percebem mais a presença de Deus em nosso meio, sua necessidade de andar com Ele, não entendem para quê foram criados.

Pode ser que você sinta um vazio em seu interior, ou muitos espaços vazios, saiba que Deus pode preenche-los, você pode ter tudo na vida mas ela pode ter perdido o significado para você, mas o evangelho te ajuda recuperar o significado perdido de sua vida por causa do pecado.

Se ligue a Deus, torne a busca-lo, escute seu coração na sua ânsia de ouvir Deus e deixe o evangelho mudar sua vida.

E se você é crente e se tornou um fanático, te digo "se antenise"!

4° Você tem neurônios para que?

Eles foram feitos por Deus e não pelo diabo, devemos usa-los também para vivermos em Deus, há pessoas que se converteram e ficaram idiotizadas, decupe-me por escrever assim, mas é a verdade.

Sua fé deve ser inteligente, não tapada e burra e a serviço de homens, mas de Deus.

Se alguém te mandar pular de um prédio em nome de Deus você vai?

Pois bem, pense conforme o evangelho, use Jesus como chave de interpretação da bíblia e você não será mais enganado por ninguém, falo isso pois saiba, as abelhas usam em media 950 mil neurônios, você possui muito mais do que elas, e olha que elas são inteligentes, mas nós podemos ser mais.

5° Em que ângulo você vê a vida

A abelha possui 5 olhos, isso lhe dá uma visão polarizada.

Te pergunto com que ângulo você tem visto a vida?

De que ponto você percebe o amor, perdão, esperança, fé, compaixão, pois de diferentes ângulos podemos encarar tais coisas, e isso é determinante em como vamos viver aqui na terra.

Se você ver do ponto de Jesus é um, do pecado é outro, e o evangelho só trás o ponto de vista de Deus que acredito ser o correto, o melhor, é desse ponto que Jesus viveu sua vida, e se querermos andar com Ele, devemos compartilhar de sua visão, andar conforme sua vontade que está escrita nas escrituras sagradas.

6° Ferrão

Há abelhas que possuem ferrão com veneno, e só picam se forem ameaçadas.

Veja, se ando no evangelho devo entender que devo defende-lo não como minha ideologia de vida, mas porquê sei que é a verdade, mas isso não quer dizer que é a verdade de outra pessoa, então devo ter cuidado na hora de falar com outras pessoas, pois da maneira que falarmos podemos ser vistos de uma forma que não gostaríamos.

Há pessoas que acham que o evangelho é só amor, mas não, Jesus combateu o pecado, foi reto em falar contra sacerdotes pecadores e que agiam errados, e até chamou Herodes de raposa, a verdade é a verdade.

Se o evangelho é a verdade devemos prega-lo, mas isso não quer dizer que não devo respeitar o livre arbítrio das pessoas, se alguém não quer ouvir não seja chato, respeite, saiba depender do Espírito Santo pois é Ele que convence não você.

7° A abelha só senta no lixo para pegar o que é bom.

Elas sentam no lixo e pegam o que presta e passam batidas e procuram uma flor, saiba fazer isso em sua vida.

Nosso passado, historia, pode conter alguns erros e coisas desagradáveis mas não viva em torno disso somente, saiba sair do lixo e posar em um lírio do deserto.

O passado nos trás acertos e erros, aprenda com ambos e siga em frente, procure as rosas, não fique preso em seu passado, se hoje você anda no evangelho não se culpe mais pelo que de errado fez, se você se arrependeu Jesus já lhe perdoou, aprenda a se perdoar, você não é melhor do que Ele.

Então saia do lixo e procure as flores, a vida tem muitas coisas boas para te oferecer ainda, deixe Jesus de conduzir.

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Romanos 1:20


Deus te abençoe!


9 E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele.(At 7.9)

Este versiculo, esta fala é de Estevão um discípulo que foi mártir, alguém que pregava o evangelho com ousadia e poder, mas os religiosos não acreditaram em suas palavras, e rejeitaram a Cristo a quem pregava, e assim o odiaram e por fim o levaram até a morte com pedradas.

Antes que aqueles homens o matassem ele pregou para eles, tentou com o evangelho mostrar a graça de Cristo, porém eles não queriam ouvir e entender, a religião deixa o coração duro, fechado e os olhos da fé cegos.

Estevão em sua fala mais exatamente no verso nove, começa a falar de José, e ele sabiamente conta o que Deus fez na vida deste homem.

Agora quero neste verso da fala de Estevão falar algumas coisas que vem a meu coração, acredito que o que Deus colocou aqui irá com propósito também falar a seu coração.

Assim lhe convido a ler e meditar comigo neste trecho de Atos dos apostulos, pois a palavra trará luz a cada um de nós.

Estevão quando começa a falar de José já começa falando da inveja de seus irmãos e também como foi traído por eles e vendido como escravo para uma terra longínqua que é o Egito. 

Seus irmão tinham em seus ombros a promessa de Deus feita a Abraão, Isaque e Jacó, mas o que se vê aqui é seus corações não cheios de esperança e fé no futuro prospero garantido por Deus, mas um sentimento mesquinho que só pessoas sem amor e fé podem nutrir com facilidade. 

E ainda movidos por este sentimento fizeram algo desumano, venderam o próprio irmão para se livrar dele e de seus sonhos dados por Deus.

Os sonhos de José mexiam com seus corações, pois quando alguém não vive no centro da vontade de Deus não consegue entender o agir Dele, mesmo sendo na sua vida ou na de outra pessoa, o amor pode dar lugar a tantos outros sentimentos destrutivos, porque onde o pecado está a morte pode superabundar.

Quando temos o amor de Deus em nossos corações nos alegramos em ver nossos amigos e irmãos vencerem e se tornarem bem aventurados, pois é assim que o amor de Deus vê.

Mas quando o pecado domina uma alma ela dá lugar a inveja e é capaz de fazer um mal até para quem é de seu proprio sangue, então concluímos como é importante termos dentro de nós o amor de Deus, que não vem em forma de unção como já ví muitos pregarem mas é derramado pelo E. Santo em nossos corações, quando recebemos o evangelho e aceitamos Jesus (cf. Rm 5.5).

José foi parar em uma terra estranha para ele, longe de seu pai e mãe e de toda sua família, deveria se sentir inseguro, triste e perdido, mas aqui no verso nove diz que Adonai estava com ele.

Veja isso, você pode ser abandonado por seus irmãos, por quem você jamais pensou ser abandonado, mas quando você em seu coração guarda a palavra de Deus, Adonai está com você!

O evangelho é o concerto anunciado por Jesus, as boas novas.

Deus não está mais longe de nós mas querendo morar dentro de nós pelo seu Espírito, vindo após nascermos de novo ao aceitar seu filho Jesus através do evangelho. 

Deus estava com José não pense porque José era alguém especial de mais para Deus, e sim porque ele José andava com Deus pela fé.

Você não pense que é inferior a José, pois se naquele tempo ele pode viver de baixo da mão de Deus imagina você hoje vivendo na Graça de Jesus, muito mais você tem para Deus estar com você, o problema é se não dermos ouvidos ao evangelho.

Ouvimos pessoas falar: "se você ir a igreja sua vida vai mudar, Deus vai estar com você", que mentira!

Deus vai estar comigo quando eu estiver vivendo conforme o evangelho, quando eu sem nenhuma religiosidade deixar o evangelho mudar minha alma e espirito.

Muitos vão para dentro de uma denominação com essa ideia de lá encontrar Deus, mas Deus está ao nosso lado, o que pode faltar é a minha consciência não estar no evangelho, o amor de Cristo não estar superabundando minha vida, eu não estar firmado em fé no evangelho.
 
1° Deus quer poder estar com você mas você é que decide, Ele está a porta, deixe-o entrar.

2° Quando Deus está conosco há liberdade.
 
Depois de Deus a palavra aqui dizer que estava com José, diz que Ele o libertou de dificuldades, a liberdade verdadeira só conhecemos quando nossa alma passa pelo lavar do evangelho e do Espírito.

Deus é Deus de liberdade, muitos tem tudo menos liberdade, pois dinheiro, fama e gloria não á conquistam e nem lhe atraem, isso vem com mudança na mente e na alma, que descobrimos quando aprendemos com o evangelho quem é Jesus, como Deus quer que vivamos, quem somos para Ele, e o que Ele nos torna quando Ele vem habitar em nós.

E impossível Deus habitar alguém e não produzir liberdade, há tantos encarcerados neste mundo pela religião, pelo medo de perder, de ser, de não ter e ser, a tantas formas de uma pessoas estar presa, mas há uma só que liberta sua consciência, que muda sua forma de ver, que te tra dos grilhões da morte da alma e do Espírito, só se trilharmos o caminho e vida que Cristo propôs  é que saberemos de fato o que é viver em total liberdade.

3° Tribulações


10 E livrou-o de todas as suas tribulações, e lhe deu graça e sabedoria ante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa.(At 7.10).

A vida como diz em Eclesiastes: "tras aflisões tanto para justos como para injustos"

Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Eclesiastes 9:2

Jesus também falou que a vida tem seus "cardos e abrolhos" resumindo.

Mas veja tudo coopera para o bem de quem ama a Deus, tudo que José passou, Deus trasformou em um final agradável e de bênção para ele e para seus irmãos, como para todos em geral.

Temos um Deus que sabe o que fazer nas horas mais difíceis que vem para nós, então devemos crer no que Jesus falou, que temos um Pai, e Ele sabe o que necessitamos, se pedirmos Ele nos dará o bem. (Mt 7)

Não pense que receberá algo de Deus sem fé, e a fé ela deve ser mostrada nas horas mais dificeis e dolorosas, nossa confiança em Jesus deve ser forte em todos os momentos da vida, na companhia da família, na cisterna, na caravana com os escravos, na casa do patrão como escravo, na prisão e também quando no trono do governador estivermos. 

4° Deu graça 

Não contamos com o favor de um politico, de um rei ou de qualquer outro ser humano, mas sim de Deus, este nunca deixará de ser misericordioso e bom, sua justiça permanece para sempre. 

Quando nos jogarem no poço, ele vê, quando nos venderem ele verá, quando se aproveitarem de nós e nos tornarem escravos ele vê, quando mentirem contra nós ele vê, quando na prisão chorarmos e pedirmos socorro ele vê. 

Não pense que a sua dor é por toda vida, Jesus já venceu e levou toda suas dores, receba a graça que há nele, e nas horas que ninguém mais contar com sua vida, ele te levantará, fará surgir o sol de justiça sobre sua cabeça, e quem te contar entre os mortos terá que ver você entre os príncipes. 

5° A sabedoria

Salomão em provérbios, adverte seu filho sempre buscar sabedoria, mas aquela que vem com o andar com Deus. 

O Senhor sabe nos mostrar o melhor caminho, nos discerne o sim ou o não, e quando tivermos que encarar o maior desafio da nossa vida, saberemos o que fazer, pois Ele nos dará pela palavra e com seu Espírito o saber. 

Se muitos perdesem tempo com o evangelho como perdem com a TV e internet, seriam mais prudentes, amorosos, pacientes e teriam capacidade de discernir a mão esquerda da direita. 

Não vá para o local de culto para ter, mas para ser, ser mais de Deus, um discipulo do evangelho, não da placa, da gravata, da religião, do apostulo, do bispo, mas ser parecido com Jesus.

Ser sábio é dizer que nada sabe, e que todo dia Deus terá que nos ensinar mais.